10 melhores cidades do mundo para a cultura atualmente


Um novo ranking da empresa de mídia britânica Time Out, publicado no final do ano passado, classificou cidades mundiais com base na forma como os moradores locais avaliam o cenário cultural em termos de melhores lugares e experiências, e também sobre a oferta cultural com base na sua qualidade e acessibilidade.

Buenos Aires © Pixabay

Buenos Aires © Pixabay

Foram entrevistadas mais de 21.000 pessoas em todo o mundo, para responder sobre a cultura nas suas cidades. Seja por causa do desconto na entrada em museus para os habitantes locais ou festivais gratuitos ao ar livre, estes podem ser considerados destinos de viagem onde a arte e a cultura não pretendem esvaziar o bolso dos visitantes.

Então, da cidade do México a Melbourne, estas são as 10 melhores cidades para arte e cultura no momento.

Cidade do México, México

A Cidade do México conquistou o primeiro lugar na pesquisa da Time Out sobre as Melhores Cidades do Mundo para a Cultura. Seus moradores deram notas excepcionais tanto pela qualidade quanto pela acessibilidade de seu cenário cultural. Eles elogiaram a grande variedade de museus locais, incluindo o grande Palacio de Bellas Artes e o icônico Museu Frida Kahlo. Muitas destas instituições culturais oferecem entrada gratuita ou acesso livre aos domingos, poupando as carteiras dos habitantes locais.

Praga, República Tcheca

A beleza da arquitetura de Praga, com impressionantes torres góticas, pontes em arco que serpenteiam sobre o rio Vltava e mais de uma dúzia de castelos, faz desta cidade um verdadeiro museu ao ar livre – não é de admirar que simplesmente “caminhar por aí” tenha sido uma das respostas mais comuns entre os habitantes locais, quando questionados sobre o que eles adoravam na cultura da sua cidade. De todas as cidades pesquisadas, Praga obteve a pontuação mais alta em termos de acessibilidade – afinal, não custa muito caro passear por aí!

Cape Town, África do Sul

O multiculturalismo da Cidade do Cabo emprestou à cidade uma oferta invejável quando se trata de arte e cultura. Do animado desfile anual de rua Kaapse Klopse ao cabaré e comédia nas mega instituições Baxter Theatre e Artscape, cada canto da extensa cidade litorânea da África do Sul tem algo a oferecer aos que buscam cultura. ‘Vibrante’ e ‘diverso’ foram dois dos termos mais usados pelos habitantes locais para descrever o cenário cultural da Cidade do Cabo na pesquisa da Time Out. Além disso, a cidade obteve a classificação geral mais elevada pela qualidade das suas ofertas culturais.

Buenos Aires, Argentina

Considerada a capital mundial das livrarias, o berço do tango e um centro para todos os ramos das artes (visuais, literárias, performáticas, etc.), a cultura pulsa nas veias de Buenos Aires – assim concordam os habitantes locais. O teatro é um passatempo sério na cidade, com a ópera Teatro Colón no topo da lista dos locais favoritos dos moradores. O tango noturno, as bibliotecas e o bairro de San Telmo, repleto de arte de rua, também receberam várias menções. Absorver toda essa cultura também não custa muito, já que Buenos Aires possui o segundo cenário cultural mais acessível de todas as cidades pesquisadas.

Atenas, Grécia

Atenas tem sido um centro global para as artes desde tempos mais antigos. Hoje em dia, a capital grega é conhecida tanto pela sua cultura underground como pelas ruínas antigas – e explorar o cenário cultural de Atenas significa conhecer ambos os lados desta cidade criativa e histórica. A cultura é melhor apreciada ao ar livre em Atenas, com os habitantes locais elogiando os festivais de verão e as sessões de cinema ao ar livre da cidade. A Acrópole e o Museu da Acrópole foram os locais culturais que os moradores nomearam como favoritos, provando o quanto a cidade continua dominada pela sua própria história.

Edimburgo, Escócia

Em agosto, o maior festival de artes do planeta toma conta de quase todas as ruas, pubs e teatros de Edimburgo, a capital escocesa. Embora o Festival Fringe de Edimburgo tenha recebido uma boa quota na pesquisa da Time Out, os habitantes locais também elogiaram os museus e galerias de classe mundial da cidade: nomeadamente o Museu Nacional da Escócia e as Galerias Nacionais da Escócia.

Viena, Áustria

Quando nomes como Mozart, Beethoven e Schubert chamam a cidade de lar, você pode apostar que o cenário cultural é excepcional. Viena ficou em terceiro lugar pela qualidade do seu cenário cultural na pesquisa da Time Out, com os habitantes locais delirando sobre ópera, arte e Donauinselfest – o maior festival de música ao ar livre gratuito do planeta. Os moradores de Viena também nomearam o Albertina e o Albertina Modern como os melhores museus da cidade, repletos de obras-primas de gigantes da arte, incluindo Picasso, Chagall, Monet, Kirchner e Klimt (obviamente!). Se há uma cidade com licença para citar nomes, é Viena!

Madri, Espanha

Madri, capital da Espanha, é também uma das maiores capitais artísticas da Europa. Nela está o gigantesco e neoclássico Museo del Prado, eleito pela maioria dos habitantes locais como o melhor museu da cidade, que reúne uma vasta e espetacular coleção de arte espanhola e europeia. Continue com o Thyssen e o santuário da arte do século XX, o Reina Sofía, e você terá experimentado o Triângulo Dourado da Arte de Madri. O Teatro Real foi o segundo local mais comentado na pesquisa e é um dos lugares mais conceituados da Europa para ópera e artes cênicas.

Florença, Itália

Embora pequena, Florença supera seu tamanho no cenário cultural global. Não se trata apenas de tesouros renascentistas inestimáveis – os Botticellis e Caravaggios amontoados nas Galerias Uffizi, o vasto e majestoso Duomo de Brunelleschi e as recém-reveladas câmaras “secretas” sob a Capela Medici, que abrigam esboços inéditos dos últimos anos de Michelangelo. Florença também se destaca no cenário da arte contemporânea, como exemplo, a mostra de moda masculina de ponta Pitti Uomo que acontece duas vezes por ano. No dia a dia, a cultura florentina consiste em passear pelos mercados vintage e saborear um aperitivo no berço do negroni.

Melbourne, Austrália

Das vielas cobertas de grafites ao centro artístico da Fed Square, a cultura está viva e bem em Melbourne. A cidade é o lar de uma comunidade próspera de criativos e artistas, o que – como você pode imaginar – faz de Melbourne um lugar muito divertido para se visitar. Acredite nos habitantes locais: eles elogiaram a sua cidade pela vibração, variedade e sentido de comunidade, destacando festivais anuais como o Moomba, bem como instituições culturais como o NGV, o museu de arte mais visitado e mais antigo da Austrália.

Talvez te interesse ler também:

Lugares mágicos para se perder na América do Sul em uma rota ideal

5 Destinos de Viagem Inspirados em Séries de Sucesso Atuais

Os melhores eventos e festivais que estão por vir nos Estados Unidos em 2024




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...