A ciência desvenda como a arte beneficia nossas emoções


A expressão artística é uma atividade universal que cativa pessoas em todo o mundo, frequentemente desempenhando um papel central nas manifestações artísticas, como nas artes visuais, na música e na performance artística. No entanto, os mecanismos subjacentes que provocam essas emoções por meio da arte ainda permanecem em grande parte desconhecidos. Com o objetivo de desvendar esses mecanismos, um estudo lança luz sobre como a contemplação da arte visual influencia nossas emoções.

Emoções e sentimentos ativados pela arte

O estudo envolveu 1.186 participantes de várias partes do mundo, os quais expressaram as emoções que experimentaram ao interagir com mais de 300 obras de arte.

Os participantes desse estudo foram convidados a analisar diferentes tipos de obras de arte e a descrever as emoções que essas criações evocaram em seus próprios corpos.

A pesquisa foi realizada através de inquéritos online e também incluiu uma análise do movimento ocular em um ambiente laboratorial.

No estudo, o movimento dos olhos dos participantes foi registrado pelos pesquisadores durante a análise das obras de arte. Além disso, os participantes expressaram que tipos de emoções foram desencadeadas por cada peça artística.

O professor Lauri Nummenmaa, do Turku PET Center da Universidade de Turku, Finlândia, destacou:

“Ver a arte evocou muitos tipos diferentes de sentimentos e emoções nas pessoas. Embora muitas das peças tratassem de temas tristes ou assustadores, as emoções que as pessoas vivenciaram foram principalmente positivas. As sensações corporais evocadas pela arte também contribuíram para as emoções, quanto mais forte foi a reação do corpo à obra de arte, mais fortes foram as emoções experimentadas pelo sujeito.”

As experiências emocionais evocadas pela contemplação das obras de arte visual foram agrupadas em cinco categorias principais:

  1. dimensões estéticas
  2. emoções positivas
  3. emoções negativas
  4. sentimentos tocantes
  5. sentimentos de surpresa e esforço

Os autores do estudo publicado na revista Cognition & Emotion, também revelaram que o rosto humano e a figura humana eram os elementos mais cativantes nas obras de arte. Riitta Hari, da Universidade Aalto e membro da equipe de pesquisa, explica:

“Nas obras, as figuras humanas eram o tema mais interessante e mais olhado. As pessoas têm tendência a simpatizar com as emoções umas das outras e este provavelmente também é o caso quando vemos figuras humanas na arte. As emoções humanas apresentadas nas peças de arte podem ser absorvidas pelo espectador, de forma despercebida, através do chamado espelhamento”

O Dr. Nummenmaa destacou também que essas descobertas podem ser aplicadas de maneira benéfica em terapias de saúde mental:

“É por isso que as emoções e sensações corporais evocadas pela arte podem ser utilizadas, por exemplo, na reabilitação e nos cuidados de saúde mental.”

A arte pode melhorar o humor

Como visto, a arte tem o poder de impactar as emoções. No entanto, uma outra pesquisa ainda mais recente, evidenciou que ver arte pode melhorar nosso humor e bem-estarTal pesquisa investigou os efeitos positivos da apreciação da arte online, como uma fonte de prazer e bem-estar.

Uma equipe internacional de pesquisadores da Universidade de Viena, do Instituto Max Planck de Psicolinguística em Nijmegen e do Instituto Max Planck de Estética Empírica (MPIEA) em Frankfurt am Main, decidiu mergulhar nessa investigação.

Para tal objetivo, foi promovida uma experiência interativa com a exposição de arte “Monet Water Lily” no Google Arts and Culture, na qual 240 participantes foram convidados a preencher um questionário, detalhando seu estado de ânimo, o prazer experimentado ao contemplar as imagens e a relevância percebida na experiência.

Curiosamente, os resultados apontaram melhorias significativas tanto no humor quanto na ansiedade após poucos minutos de visualização.

“Mergulhar na apreciação de arte online é uma fonte inexplorada de enriquecimento do bem-estar, capaz de ser consumida como pequenas doses de sentido e prazer”, disse MacKenzie Trupp, o primeiro autor, afiliado à Universidade de Viena.

O estudo também descobriu que alguns participantes foram mais receptivos à arte do que outros e puderam se beneficiar mais. Essa vantagem pôde ser prevista usando uma métrica chamada “capacidade de resposta estética”.

“A capacidade de resposta estética descreve como as pessoas reagem a diversos estímulos estéticos, como arte e natureza. Os resultados mostraram que indivíduos com altos níveis de receptividade à arte e capacidade de resposta estética se beneficiam mais da visualização de arte online devido a terem experiências artísticas mais prazerosas e significativas”, explicou Edward A., desenvolvedor do Aesthetic Responsiveness Assessment (Avaliação de capacidade de resposta estética).

As conclusões deste estudo são particularmente interessantes para pessoas que não podem visitar museus pessoalmente, como aquelas com problemas de saúde.

Além disso, os resultados sugerem que as exposições de arte interativas e experiências online semelhantes devem ser concebidas tendo em conta as diferenças individuais na capacidade de resposta estética.

Esse estudo expande assim a visão sobre os benefícios e limitações da arte nos meios digitais e aponta o caminho para aumentar o potencial de bem-estar da arte online.

E você? Já percebeu os benefícios das artes visuais em sua vida?

Fontes:

  1. Good News Network
  2. Neuroscience. News. Com
  3. University of Turku
  4. Taylor & Francis Online
  5. ScienceDaily

Para mais conteúdos sobre Arte, veja:

Esquecidos e descartados viram obras de arte nas mãos de Hudesa Kaganow

ONG usa a arte para integrar crianças refugiadas à cultura brasileira

Esculturas feitas de árvores mortas: arte de rua

A arte de empilhar pedras: Como fazer e benefícios

Eduardo Kobra e seu mural olímpico da paz e da amizade entre os povos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...