Lugares mágicos para se perder na América do Sul em uma rota ideal


Da imensa diversidade da Floresta Amazônica aos glaciares da Patagônia, passando pelo Atacama, um dos desertos mais áridos do mundo, o continente Sul-Americano é um mundo cheio de contrastes. Há quase tantas variações nesta região como no resto do planeta.

Torre del Paine - Patagônia © Pixabay

Torres del Paine – Patagônia © Pixabay

Se você está planejando uma viagem a este colorido continente, não deve perder pelo menos um dos destinos desta lista. Aqui estão alguns dos lugares mais bonitos e impressionantes para você explorar na América do Sul.

Amazônia, Brasil

A Amazônia é conhecida principalmente pela sua floresta, que se destaca pela extensão que ocupa, pela robustez e diversidade da vegetação, e pela beleza de flores e frutos. A maior floresta tropical do mundo, banhada pelo rio Amazonas, reúne também uma fauna única, onde se encontram botos cor-de-rosa (golfinhos do rio Amazonas), peixes, sapos venenosos, aranhas e muitas outras espécies.

O rio Amazonas estende-se por vários países sul-americanos e sua bacia hidrográfica, com 25 mil quilômetros de rios navegáveis, corresponde a cerca de um quinto da água doce líquida da Terra. A conservação da Amazônia é essencial para o planeta. A maioria dos viajantes acessa este impressionante destino natural através de Iquitos (Peru) ou Manaus (Brasil).

Colonia del Sacramento, Uruguai

O Uruguai é um dos destinos de verão por excelência da América do Sul. Punta del Este ou Atlántida são alguns dos locais mais procurados para o turismo de praia. Mas o Uruguai tem muito mais do que sol e areia, também oferece recantos encantadores e descontraídos para você fugir da agitação, como Colonia del Sacramento.

Esta pequena cidade às margens do Rio da Prata é patrimônio histórico da UNESCO. Localizada a 180 quilômetros de Montevidéu e a uma hora de barco de Buenos Aires, é um daqueles lugares de cartão postal. O bairro histórico remete à época colonial portuguesa (a cidade foi fundada em 1680), com destaque para a Calle de los Suspiros, única rua original da época de sua fundação.

Parque Nacional Torres del Paine, Chile

A mais de 2.000 metros acima da estepe patagônica, os pilares das Torres del Paine, no Chile, dominam a paisagem de um dos melhores parques nacionais da América do Sul. Antes de sua criação, em 1959, parte do que é o parque fazia pertencia a uma fazenda de ovelhas. Ainda hoje, o ambiente continua a recuperar-se de mais de um século de exploração excessiva dos seus prados, florestas e fauna.

Torres del Paine oferece algo mais que seus três picos graníticos que o denominam. Lagos azuis, trilhas que levam por florestas esmeraldas, rios turbulentos que você atravessa em pontes de madeira e, claro, glaciares radiantes. Além de uma fauna rica, com destaque para a presença de pumas, condores e rebanhos de guanaco nas estepes.

San Pedro de Atacama, Chile

Também no Chile, San Pedro do Atacama é o coração das extraordinárias paisagens desérticas do norte do país. Dizem que as grandes quantidades de cobre e quartzo da região dão energia positiva aos habitantes – e é algo que se nota quando ao visitar este oásis. A poucos quilômetros de distância está o maior lago salgado do Chile, campos de gêiseres e formações rochosas que parecem de outro planeta.

Na última década, a popularidade de San Pedro de Atacama fora da região cresceu exponencialmente, em parte graças ao Rally Dakar que normalmente passa pela área. Este novo interesse levou à criação de vários hotéis, resorts, guesthouses e outros tipos de acomodações. Mesmo assim, o lugar conseguiu manter o clima descontraído.

Santuario de las Lajas, Colombia

Em um primeiro momento, visitar a Colômbia para ver uma basílica parece um pouco estranho. Afinal, em vários locais existem edifícios religiosos de todos os tipos. Mas vale a pena visitar Nuestra Señora del Rosario de Las Lajas, mesmo que você não seja religioso. Ela está localizada perto da cidade de Ipales, no sul do país e próximo ao Equador.

Para acessar esta basílica é necessário atravessar uma longa ponte localizada a 50 metros acima do rio Guaitarra, após ter descido uma escadaria com seus 270 degraus. A primeira capela data de 1803, mas a atual basílica foi construída diretamente contra a rocha do cânion, entre 1926 e 1944. No interior, as imagens da Virgem, São Domingos e São Francisco erguem- se em murais pintados sobre a rocha. Além disso, a basílica possui um museu de arte religiosa e pré-colombiana.

Salar de Uyuni, Bolívia

O Salar de Uyuni é outra daquelas paisagens naturais misteriosas e belíssimas que você só encontra na América do Sul. É o maior lago salgado do mundo, com mais de 12.000 km2, e está localizado a mais de 3.600 metros de altitude.

Quando seco, o salar é uma extensão de um branco puro. A sensação é indescritível, pois você está cercado por um céu branco e azul. Não há nada mais. E quando um pouco de água reflete o céu, enquanto o horizonte desaparece, é como estar nas nuvens, literalmente.

Monte Fitz Roy, Argentina

A geleira Perito Moreno é o lugar mais famoso do Parque Nacional de los Glaciares, porém o Monte Fitz Roy, com mais de 3.300 metros, junto com a área de El Chaltén, são uma das joias da Patagônia Argentina.

Aos pés do Monte Fitz Roy, a cidade de El Chaltén é uma espécie de porta de entrada para o pico mais alto da Argentina e do Chile. Além de escalar o Monte Fitz Roy – uma das subidas mais complicadas e difíceis do mundo – a área é um pequeno paraíso para os amantes de caminhadas e ideal para a prática de caiaque e rafting. Na verdade, El Chaltén é considerada a capital do trekking na Argentina.

Talvez te interesse ler também:

Descubra 10 Curiosidades Fascinantes sobre a Floresta Amazônica

As Melhores Praias do Mundo para 2024, Classificadas pelo Tripadvisor

5 Destinos de Viagem Inspirados em Séries de Sucesso Atuais




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...