Os efeitos do desmatamento: imagens chocantes que retratam a realidade


Quando uma floresta é derrubada, os animais que vivem nela são derrubados também. As florestas não são “apenas” árvores. Elas constituem todo um ecossistema do qual muitas vidas dependem.

When the wood go, wildlife goes. Ou seja, quanto mais se retira do habitat onde vivem os animais, através do desmatamento, mais os próprios animais são forçados a se retirarem.

O conceito é impecável, mas parece que ainda não foi totalmente compreendido por muita gente.

As florestas, se preservadas e geridas de forma sustentável, poderiam contribuir não só para a conservação da biodiversidade, mas também para o crescimento econômico, para a redução da pobreza, para a garantia da segurança alimentar e para resistência à mudança climática.

Foi pensando nisso que o diretor de arte Ganesh Prasad Acharya, juntamente com a copywriter Kaushik Roy Katty, criou uma forte campanha para o Sanctuary Asia, uma das primeiras revistas ambientais na Índia, mostrando como a vida das florestas tropicais está intimamente ligada com a de seus animais.

Imagens horríveis e brutais, mas que devem ser mostradas para que as vítimas do desmatamento sejam reconhecidas, pois, muitas vezes passam por invisíveis em florestas do mundo inteiro.

Fonte de vida

As florestas tropicais possuem até 80% da biodiversidade do mundo, por isso a rápida destruição destes habitats na América do Sul e na Ásia, é um problema global que não pode ser subestimado.

A nossa floresta amazônica, cujo território compreende 9 nações, representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. A maior parte desse territorio está contida no Brasil (60%). Por isso, qualquer aumento nas taxas de desmatamento em nosso país deve ser motivo de alarde sim!

Não temos tempo para pensar e muito menos para discutir: as autoridades têm que colocar em ação uma agenda para o DESMATAMENTO ZERO EM ATÉ 2030, prazo já considerado tarde para muitos ambientalistas.

Nenhuma árvore a menos. Nenhuma vida selvagem a menos.

Que estas imagens deem conta de mostrar a realidade do sofrimento que o desmatamento causa.

A campanha é de alguns anos atrás, mas sempre atual. Recordemos!

Efeitos do desmatamento

foto

foto

Fonte imagens: adsoftheworld.com

Talvez te interesse ler também:

Flagra: perereca gladiadora ganha prêmio internacional de arte na ciência

No RJ tatuar e fazer piercing em animais é crime! Que seja no Brasil inteiro!

Humanos podem se tornar animais peçonhentos, diz estudo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...