No RJ tatuar e fazer piercing em animais é crime! Que seja no Brasil inteiro!


A lei que proíbe tatuagem e piercing em animais foi aprovada pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro – Alerj. Por enquanto ela está vigente apenas no estado do Rio, mas o Congresso Nacional está discutindo a possibilidade de expansão a nível nacional.

A nova lei é de autoria dos deputados Carlos Minc (PSB) e Delegado Carlos Augusto do (PSD) e será incorporada ao Código de Defesa Animal. Segundo eles, quem for pego fazendo tatuagens e piercings em animais, poderá pegar até três anos de prisão.

A ideia de criar essa lei surgiu após a divulgação de diversas imagens de cães e gatos cheios de tatuagens e piercings, circulando pela internet. Ambientalistas denunciaram os maus-tratos, os quais foram considerados pelo deputado Minc como “crueldade animal”.

Veterinários e tatuadores defendem a nova lei

Em entrevista para o G1, a veterinária Flávia Care disse que tatuar animais faz com que a pele deles seja agredida, podendo desenvolver doenças alérgicas, como por exemplo uma dermatite.

Flávia complementa que, além de ter que usar medicamentos para tratar essas lesões, em alguns casos a pele do animal pode necrosar.

O tatuador Junior Kurt também falou ao G1, afirmando que a tatuagem em animais causa sofrimento e dor a eles e é um procedimento que satisfaz apenas o ego e a vaidade do dono.

Ferro e fogo

A tatuagem em animais surgiu da necessidade de marcar rebanhos, substituindo a marcação a ferro e fogo.

No entanto, isso foi abolido e agora essa marcação é feita com brincos e chips eletrônicos. De qualquer forma, a marcação é uma invasão ao corpo do animal que não tem como se defender.

No caso das tatuagens em animais domésticos, não há justificativa a não ser por puro capricho das pessoas.

A veterinária Flávia sugere que os animais fiquem livres dessa prática e tenham sua imagem tatuada em seu próprio dono, como forma de demonstrar carinho e amor verdadeiro.

Talvez te interesse ler também:

Tatuagens Veganas – Beleza e Arte sem Crueldade Animal

Tatuagem – estudo recente revela: tudo que tem na tinta, cai na corrente sanguínea.

Tatuagem: as consequências possíveis




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...