Flagra: perereca gladiadora ganha prêmio internacional de arte na ciência


Uma perereca gladiadora acaba de conquistar o mundo!

A espécie, de nome curioso, foi registrada pelo mestrando do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rubens Turin. A fotografia acabou ganhando destaque na 27ª Conferência Virtual Anual de Comportamento Animal na Universidade de Indiana (EUA).

Flagrada em 2013 pelo especialista no Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), a perereca gladiadora ganhou o prêmio Goodson de Arte na Ciência, em Indiana,  em março deste ano.

Na verdade, a perereca retratada por Turin é um macho. A graciosidade da fotografia é que o anfíbio está em um tronco cheio de líquens com as suas desbravadoras e fortes patinhas em destaque.

O habitat comum da espécie Bokermannohyla ibitiguara são as matas ciliares de riachos, justamente onde ela foi clicada. Ela tem atividade noturna e sua reprodução ocorre entre os meses de setembro e maio. Turin conta que:

“Além dessa característica de nossa imagem, a espécie Bokermannohyla ibitiguara somente ocorre no estado de Minas Gerais e apresenta um comportamento complexo, o que também pode ter contribuído como fator relevante para sua escolha como uma das vencedoras”.

Diversidade brasileira

O mestrando explica que o Brasil abriga a maior diversidade de sapos, rãs e pererecas (anfíbios anuros) do mundo, um grupo formado por mais de mil espécies no país. Grande parte do comportamento dessas espécies é ainda desconhecida e sua pesquisa busca compreender essa diversidade.

Sobre a originalidade da fotografia, Turin analisa:

“A beleza da imagem está na postura do macho e seu olhar para a câmera. Parece até que estava posando para a imagem. Além disso, o contraste das cores e do registro no período da noite contribuíram para o resultado final”.

Talvez te interesse ler também:

Sapo-cururu: agredido e ameaçado de extinção, é um grande aliado no combate à proliferação do escorpião-amarelo

A importância mundial dos sapos (que até têm um Dia Especial para Eles!)

Adoráveis sapos em miniatura: 7 novas espécies descobertas no Brasil




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...