Flagra: perereca gladiadora ganha prêmio internacional de arte na ciência

Flagra: perereca gladiadora ganha prêmio internacional de arte na ciência

Uma perereca gladiadora acaba de conquistar o mundo!

A espécie, de nome curioso, foi registrada pelo mestrando do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rubens Turin. A fotografia acabou ganhando destaque na 27ª Conferência Virtual Anual de Comportamento Animal na Universidade de Indiana (EUA).

Flagrada em 2013 pelo especialista no Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), a perereca gladiadora ganhou o prêmio Goodson de Arte na Ciência, em Indiana,  em março deste ano.

Na verdade, a perereca retratada por Turin é um macho. A graciosidade da fotografia é que o anfíbio está em um tronco cheio de líquens com as suas desbravadoras e fortes patinhas em destaque.

O habitat comum da espécie Bokermannohyla ibitiguara são as matas ciliares de riachos, justamente onde ela foi clicada. Ela tem atividade noturna e sua reprodução ocorre entre os meses de setembro e maio. Turin conta que:

“Além dessa característica de nossa imagem, a espécie Bokermannohyla ibitiguara somente ocorre no estado de Minas Gerais e apresenta um comportamento complexo, o que também pode ter contribuído como fator relevante para sua escolha como uma das vencedoras”.

Diversidade brasileira

O mestrando explica que o Brasil abriga a maior diversidade de sapos, rãs e pererecas (anfíbios anuros) do mundo, um grupo formado por mais de mil espécies no país. Grande parte do comportamento dessas espécies é ainda desconhecida e sua pesquisa busca compreender essa diversidade.

Sobre a originalidade da fotografia, Turin analisa:

“A beleza da imagem está na postura do macho e seu olhar para a câmera. Parece até que estava posando para a imagem. Além disso, o contraste das cores e do registro no período da noite contribuíram para o resultado final”.

Talvez te interesse ler também:

Sapo-cururu: agredido e ameaçado de extinção, é um grande aliado no combate à proliferação do escorpião-amarelo

A importância mundial dos sapos (que até têm um Dia Especial para Eles!)

Adoráveis sapos em miniatura: 7 novas espécies descobertas no Brasil

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *