©Fábio Cunha/Arquivo pessoal

Nova espécie de tartaruga de água doce é descoberta no estado do Pará

Uma nova espécie de tartaruga de água doce foi descoberta no estado do Pará. A espécie foi encontrada na cidade de Juriti pelo biólogo Fábio Andrew Cunha.

O pesquisador descobriu a nova espécie de tartaruga de água doce da Amazônia brasileira através de um estudo que durou três anos.

Mesoclemmys jurutiensis

A tartaruga Mesoclemmys jurutiensis, foi batizada em homenagem à cidade, localizada no oeste do estado do Pará.

A pesquisa foi realizado em conjunto com outros pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

O estudo ‘A New Species of Amazon Freshwater Toad-headed Turtle in the Genus Mesoclemmys (Testudines: Pleurodira: Chelidae) from Brazil‘ -(Uma nova espécie de tartaruga cabeça de sapo do gênero Mesoclemmys do Brasil)- envolveu análises das características genéticas do DNA de animais que foram capturados para o trabalho de pesquisa.

Nova espécie

De acordo com o biólogo Fábio Cunha, a espécie recém descoberta é de médio porte, completamente diferente das outras espécies de tartarugas da Amazônia.

Ela possui carapaça em tons de coloração vermelha e o plastrão amarelo queimado. Tem a cabeça triangular, completamente preta e grandes olhos próximo às narinas.

Outra característica da Mesoclemmys jurutiensis é que ela vive em poças formadas por águas da chuva dentro da floresta densa.

As pesquisas também mostraram que ela se alimenta de girinos (filhotes de sapos) e pequenos insetos aquáticos.

Com essa descoberta, o Brasil passa a ter 33 espécies de tartarugas descritas.

A NATUREZA É PERFEITA!