O cágado que virou árvore. Como isso aconteceu?


Uma foto que viralizou recentemente foi tirada por pesquisadores que acompanham e estudam as tartarugas mordedoras, uma espécie de Chelydridae que vive em água doce.

O registro que foi feito nos pântanos de Maryland, nos EUA, mostra um cágado que, após semanas submerso num pântano, apareceu com um complemento inusitado em seu casco após o lago ao lado do local onde estava, ter secado.

O cágado que virou árvore

O animal passou mais de 2 semanas enterrado no pântano e foi “premiado” com um conjunto de materiais orgânicos do local onde estava, que acabou sendo fixado em seu casco, dando a impressão fazer parte do próprio animal ou sugerindo se tratar de uma árvore que caminhava.

Por que esse fenômeno ocorreu?

Normalmente, esse tipo de animal se enterra em um local específico e hiberna por um tempo. Alguns se mantêm com a cabeça para fora e outros se enterram completamente, mudando seu metabolismo para não necessitarem de oxigênio, sendo esse um processo que não pode se alongar no tempo, pois apresenta riscos de morte.

Essa espécie procura se esconder antes da chegada do inverno e se camuflam todo ano nesse período.

Se mantêm inertes até o tempo mudar e o interessante é que os cientistas descobriram que esses animais marcam o território onde hibernam, retornando literalmente para o mesmo local, com precisão de centímetros quanto à localização.

A natureza é sempre surpreendente!

Talvez te interesse ler também:

Tartaruga: animal símbolo da longevidade. Lendas e Significados

Vaca grávida foge de abatedouro e dá à luz em um santuário

Morsa encontrada dormindo em um submarino a centenas de quilômetros de seu habitat natural

Tamanduá-mirim é flagrado no 1º viaduto vegetado em rodovias federais do Brasil

Onça-parda é encontrada dentro de casa, no interior de São Paulo

Hipopótamos de Pablo Escobar, em vez do abate, anticoncepcionais para conter reprodução desenfreada




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...