Domar cavalos de uma forma não violenta fazendo yoga?


Os animais de estimação são muitas vezes uma companhia até mesmo pra fazer exercícios. Quem nunca viu o vídeo, ou a foto, do cachorrinho fazendo yoga com seu dono? Mas até então, yoga com cavalo ninguém tinha visto, e por isso o vídeo abaixo virou viral adicionando o título Horse Yoga.

Na verdade, o vídeo mostra uma técnica que vem dos índios dos pampas argentinos praticada em uma escola chamada Doma India em San Luis, Argentina. A técnica serve para domar cavalos selvagens, acalmar cavalos nervosos ou que sofreram um trauma, sem lhes causar medo e dor, ganhando sua confiança e lealdade.

A escola, fundada por Oscar Scarpati Schmid e seu filho Cristóbal, está situada em uma fazenda onde pai e filho domesticam cavalos em toda a América do Sul, graças à ligação que conseguem criar com estes animais na esteira dos antigos “homens que sussurravam aos cavalos“, que inclui também exercícios e técnicas corporais projetadas para ganhar a confiança desses animais. Daí o “apelido” yoga que deram à técnica que faz sucesso na web.

foto

foto

Como afirmado por Cristobal Scarpati na CNN.: “A filosofia da nossa escola é a filosofia que meu pai aprendeu com um velho índio chamado Don Cristobal Luna que lhe ensinou como fazer esses exercícios praticados pelos índios aborígenes”, verdadeiros conhecedores de cavalos e de sua natureza, pelo respeito e admiração que têm por este animal.

O cavalo é domado de acordo com a sua natureza, sem punições, sem puxar, abrir ou fechar a boca, etc. Além disso, o “domador” não precisa ser forte nem ter um físico atlético, mas ser “apenas” capaz de entrar em sintonia com o cavalo.

Pode não ser yoga e a intenção é conhecer ao cavalo e não a si próprio, mas que deve ser uma delícia, deve! Cavalos são animais maravilhosos 🙂

Leia também: Que tal criar uma galinha em casa?

Talvez te interesse ler também:

Tudo sobre cavalos: características, curiosidades, raças e muito mais

O Cavalo e suas Simbologias Espiritual e Mística

Vitória: camelos e cavalos são proibidos como meio de transporte no Egito




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...