Peixes se reconhecem no espelho, inclusive em fotomontagens


Sinal de inteligência e sensibilidade: assim como os humanos, os peixes podem se reconhecer no espelho (e até mesmo em fotomontagens).

Muita gente come peixe pensando que são menos inteligentes em relação aos mamíferos, e que talvez por isso, sintam menos dor. Mas uma nova pesquisa demonstrou que algumas dessas criaturas podem se reconhecer em espelhos, assim como os humanos.

Identificar a própria imagem no espelho ou em fotos é uma aptidão para poucos. E a façanha foi recentemente descoberta em uma espécie de peixe em particular, a Labroides dimidiatus, popularmente conhecida como peixe-limpador ou bodião-limpador.

A descoberta foi feita por uma equipe de pesquisa japonesa da Universidade Metropolitana de Osaka. O estudo foi recentemente publicado na revista cientifica Proceedings of National Academy of Sciences.

Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que os peixes-limpadores são capazes de se reconhecerem no espelho, uma habilidade que os especialistas chamam de auto-reconhecimento no espelho (MSR), um tipo de teste reverenciado como um meio de testar a autoconsciência.

Porém, o que ainda não havia sido demonstrado é que essa espécie fosse capaz de reconhecer sua própria imagem também em fotos.

Eles são muito mais inteligentes e autoconscientes do que se imaginava antes.

250 / 5.000Resultados de tradução
Resultado da tradução
star_border
Um peixe limpador bluestreak olha para seu reflexo em um espelho / ©  Taiga Kobayashi

Um peixe limpador bluestreak olha para seu reflexo em um espelho / © Taiga Kobayashi

O estudo

Para verificar essa habilidade, os pesquisadores mostraram quatro fotografias a alguns bodiões-limpadores, uma deles mesmos; uma de outro bodião desconhecido; uma de sua própria cabeça no corpo de um bodião desconhecido e uma da cabeça de um bodião desconhecido em seu corpo.

Em geral, quando um bodião encontra algum desconhecido de sua espécie na área, ele o ataca como sendo um invasor em seu território.

O interessante do estudo foi notar que quando foram mostradas  as fotos contendo cabeças de peixes em um corpo diferente, os peixes não mostraram nenhuma intenção de ataque, ao contrário do que aconteceu nos experimentos com as fotos contendo as cabeças de peixes desconhecidos. Tomados em conjunto, esses resultados indicaram que os peixes-limpadores são capazes de identificar quem estava nas fotos com base na cabeça, e não no corpo.

Para descartar a possibilidade de que os peixes tivessem visto as fotos de si mesmos como irmãos conhecidos, os pesquisadores realizaram um teste adicional de avaliação de fotos, mostrando aos espécimes uma foto de si mesmos editada para que, na altura da garganta, houvesse um sinal de parasita.

Seis dos oito peixes testados reagiram como se quisessem tirar a marca de suas gargantas.

Quando mostrado uma foto deles sem o sinal, bem como quando mostrado uma foto de um peixe familiar com o sinal, os peixes não mostraram nenhuma reação.

“Neste estudo, demonstramos que os peixes-limpadores são capazes de se auto-reconhecer no espelho reconhecem as fotografias de seus próprios rostos como sendo eles mesmos”, disse o professor Masanori Kohda da Escola de Pós-Graduação em Ciências da Universidade Metropolitana de Osaka.

“Nossos resultados fornecem evidências claras dessa habilidade, sugerindo que eles podem distinguir sua própria cabeça da de outros indivíduos. Como o primeiro estudo a demonstrar isso em peixes, acreditamos que quase todos os vertebrados sociais também possam ter esse senso de identidade”.

De fato, esse não é o primeiro teste que detecta a autoconsciência em peixes:

Para quem acha que os peixes são animais menos evoluídos, fica a provocação: por que alguns animais a gente come, outros a gente tem como animais de estimação?

Talvez te interesse ler também:

O incrível vídeo do polvo que muda de cor enquanto dorme, com base no que está sonhando

Dê o nome do ex a uma barata: a polêmica campanha de um zoo

Vespa-joia: o “Alien” e predador mais temido da barata

Não mate: essa larva defende sua planta e vira uma polinizadora

Ruben: o leão mais solitário do mundo, trancado sozinho há 5 anos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...