Os peixes sabem que são peixes, se reconhecem no espelho!


Inteligentes como nós, os peixes muito provavelmente são conscientes de si mesmos, se olham no espelho e se arrumam se precisar. É o que revela um novo estudo.

É comum que as pessoas se sintam atraídas quando veem um espelho e deem uma paradinha para verificar se está tudo certo. Pois bem, parece que não são só os seres humanos que fazem isso. Os peixes também dão mostras de que sabem que são eles ao olhar a própria imagem refletida. Essa habilidade, chamada pelos cientistas de autorreconhecimento do espelho, foi testada em uma espécie de peixe.

O experimento foi publicado na Plos Biology, recentemente. Os pesquisadores fizeram pequenas manchas marrons em bodiões-limpadores (Labroides dimidiatus) e verificaram que eles reconheceram que tinha algo errado e tentaram limpar as manchas em 94% das vezes.

Consciência

Os estudos parecem apontar que pode existir uma consciência nessas espécies, porém os resultados, apesar de interessantes, ainda são iniciais.

Além desse experimento, os estudiosos colocaram os peixes em tanques, um ao lado do outro, separados por um vidro transparente, para verificar se os bodiões tentavam limpar as manchas dos outros da espécie. Isso não ocorreu, o que aumenta a comprovação de que os peixes realmente estavam se reconhecendo.

“Esse resultado sugere que um estímulo visual ecologicamente relevante em outro peixe não é suficiente para induzir o comportamento em sujeitos marcados”, explicou o professor da Escola de Pós-Graduação em Ciências da Universidade de Osaka (Japão), Masanori Kohda, que coordenou a pesquisa.

Teste do Espelho – MSR

O teste do espelho (mirror self-recognition – MSR – na sigla em inglês), é um teste de autoconhecimento desenvolvido por Gordon Gallup Jr. que busca determinar se um animal possui a capacidade de se auto-reconhecer visualmente.

O teste de certa forma determina a inteligencia do animal.

Leia mais:

É interessante saber, e importante comprovar cientificamente, aquilo que os amantes dos animais já sabem. Peixes são seres sensíveis e inteligentes. NÃO SÃO comida.

Talvez te interesse ler também:

Parem com essa tortura: aquários enlouquecem e matam os peixes

A profunda simbologia dos peixes e seus diversos significados 

Peixes estão comendo microplástico não é de hoje (é desde 1950 e cada vez mais)

Depois dessa, salmão nunca mais. Por que você não deve comer esse peixe

Peixes sufocados e espancados: o lado negro da piscicultura intensiva




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...