Quoll Oriental (Dasyurus viverrinus): Marsupial da Tasmânia em Risco de Extinção


Dasyurus viverrinus, também conhecido como quoll oriental, é uma espécie de marsupial carnívoro da família Dasyuridae. Endêmico da Australásia, foi extinto no continente australiano em 1963, ficando restrito à Tasmânia. É uma das seis espécies restantes do gênero Dasyurus. Conheça a origem, nomes comuns, características, comportamento, hábitos, reprodução, curiosidades e os esforços de preservação desse marsupial da Tasmânia.

Quoll Oriental (Dasyurus viverrinus) © Charles J. Sharp /Wikipedia

Quoll Oriental (Dasyurus viverrinus) © Charles J. Sharp /Wikipedia

Origem e Habitat

Antigamente, vivia na Austrália Meridional, Nova Gales do Sul e Victoria. Atualmente, vive  somente na Tasmânia, em savanas, florestas temperadas e florestas tropicais dessa região.

Nomes Comuns

Além de ser conhecido como quoll oriental, também tem outros nomes comuns:

  • Quoll-de-cauda-manchada
  • Gato-tigre-marsupial
  • Gato-de-monte-marsupial

Características

O quoll oriental é um animal de porte médio, com um corpo alongado e peludo. Os machos adultos medem entre 35 e 45 cm de comprimento, com uma cauda de 21 a 30 cm, e pesam entre 700 g e 1,5 kg. As fêmeas são ligeiramente menores, com um peso médio de 1 kg.

Sula pelagem é coberta por manchas brancas irregulares e varia de um tom castanho claro ou acinzentado a negro, com a barriga esbranquiçada. Possui corpo esbelto, focinho pontudo e cauda espessa, sem manchas, sendo preênsil, o que auxilia o animal a se equilibrar nas árvores.

Comportamento e Hábitos

O quoll oriental é um animal solitário e noturno. Durante o dia, se abriga em tocas, ocos de árvores ou fendas nas rochas. À noite, sai em busca de alimento, utilizando seus sentidos aguçados de olfato e audição para rastrear presas.

Esse marsupial é um predador voraz, alimentando-se de uma variedade de animais, incluindo pequenos mamíferos, aves, répteis, anfíbios e insetos. Além disso, consome carniça.

Reprodução

As fêmeas entram em cio apenas uma vez por ano, durante a estação reprodutiva. Durante esse período, os machos competem ferozmente pela atenção das fêmeas.

Os machos possuem uma glândula localizada na base de sua cauda, que secreta uma substância química irresistível para a fêmea durante o cio. Para atrair a fêmea, o macho esfrega sua cauda na grama, nas árvores e em outros locais, espalhando seu cheiro no ambiente e apresentando sua cauda perfumada à fêmea.

As fêmeas de quoll oriental atingem a maturidade sexual entre 8 e 12 meses de idade. O período de gestação é de cerca de 21 dias, e a ninhada geralmente consiste de 4 a 6 filhotes.

Os filhotes nascem desprovidos de pelos e sem enxergar. Começam a abrir os olhos e a enxergar geralmente após algumas semanas de vida, aproximadamente entre 6 a 9 semanas. Permanecem na bolsa marsupial da mãe por cerca de 100 dias, onde se alimentam do leite materno.

Após desmamarem, os filhotes permanecem com a mãe por mais alguns meses, aprendendo a caçar e a sobreviver na natureza.

Curiosidades Sobre o Quoll Oriental

  • É um dos marsupiais carnívoros mais rápidos da Austrália. Ele pode correr até 40 km/h.
  • Este animal é um excelente escalador e nadador.
  • Ele possui um olfato muito aguçado, capaz de detectar presas a uma distância de até 100 metros.

Ameaças à sua Preservação

As principais ameaças à sua sobrevivência incluem:

  • Perda de habitat: O desmatamento e a fragmentação das florestas são as principais causas da perda de habitat do quoll oriental.
  • Predação por animais introduzidos: Raposas, gatos e cães selvagens representam uma grande ameaça para as populações de quoll oriental.
  • Doenças: Doenças como a cinomose podem ser fatais para o quoll oriental.

O Dasyurus viverrinus está classificado como Em Perigo pela IUCN (International Union for Conservation of Nature) e é também é protegido pela EPBC Act (Environment Protection and Biodiversity Conservation Act 1999. A conservação desses marsupiais é crucial para manter o equilíbrio do ecossistema e garantir sua sobrevivência.

Fofíssimo: Veja Como é o Quoll Oriental (Vídeo)

Veja um quoll oriental neste vídeo da entidade de proteção às espécies ameaçadas da Austrália, Aussie Ark:

Medidas de Conservação

Existem diversos programas de conservação em andamento para proteger o quoll oriental. Esses programas incluem:

  • Proteção de habitat: Criação de reservas naturais e corredores ecológicos para proteger o habitat do quoll oriental.
  • Controle de predadores: Remoção de raposas, gatos e cães selvagens das áreas onde o quoll oriental está presente.
  • Programas de reprodução em cativeiro: Criação de populações de quoll oriental em cativeiro para reintrodução na natureza.

O quoll oriental é um animal único e importante para a biodiversidade da Tasmânia. É fundamental que os esforços de conservação continuem para garantir a sua sobrevivência a longo prazo.

Apoie a Preservação do Quoll Oriental

A preservação do quoll oriental é crucial para garantir a sobrevivência dessa espécie fascinante. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode ajudar:

Conscientização e Educação

Aprenda mais sobre o quoll oriental e compartilhe informações com outras pessoas. Quanto mais pessoas souberem sobre essa espécie, maior será o apoio à sua conservação.

Apoie Organizações de Conservação

Contribua para organizações que trabalham na proteção do quoll oriental Essas organizações realizam pesquisas, programas de reprodução em cativeiro e esforços de conscientização.

Preserve o Habitat Natural

O habitat do quoll oriental está ameaçado pela perda de florestas e mudanças climáticas. Apoie iniciativas de conservação que visam proteger áreas naturais e restaurar habitats.

Evite o Uso de Produtos Químicos

Evite o uso de pesticidas e herbicidas em seu jardim ou propriedade. Esses produtos químicos podem afetar negativamente a vida selvagem, incluindo o quoll oriental.

Participe de Programas de Voluntariado

Junte-se a projetos de voluntariado que envolvam monitoramento de espécies, plantio de árvores ou limpeza de áreas naturais.

Promova a Coexistência Pacífica com Animais Selvagens

Se você vive em uma área onde o quoll oriental está presente, tome medidas para promover uma coexistência pacífica com essa espécie.

Lembre-se de que cada pequena ação conta e pode fazer a diferença na preservação do quoll oriental e de outras espécies ameaçadas.

Fontes:

  1. Wikipédia
  2. Grupo de Proteção Ambiental do Brasil-GPA
  3. IUCN
  4. Aussie Conservation 
  5. Animalia
  6. Aussie Ark

Conheça outros Animais em Risco de Extinção em:

Iguanas cor-de-rosa existem e estão à beira da extinção

Após 22 anos de extinção na natureza, Ararinhas-azuis serão reintroduzidas no sertão da Bahia

Dragão-de-Komodo na lista vermelha da extinção por causa do aquecimento global




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...