Dragão-de-Komodo na lista vermelha da extinção por causa do aquecimento global


Várias espécies vêm sendo ameaçadas por causa dos efeitos do aquecimento global. Uma que acaba de entrar para a lista vermelha das espécies em perigo de extinção é o dragão-de-Komodo (Varanus komodoensis).

A espécie, que já era rara, encontra-se ameaçada porque seu hábitat foi reduzido em 30% nos últimos 45 anos devido a altas temperaturas e elevação do nível do mar na Indonésia, país de onde são endêmicos.

O dragão-de-Komodo são os maiores lagartos do planeta, podendo medir até 3 metros e pesar cerca de 90 quilos.

Leia mais:

A União para a Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês) fez há poucos dias o anúncio do risco de extinção da espécie, que já passou por vários ciclos de mudanças climáticas ao longo de 5 milhões de anos, segundo informou o site Bioguia.

O membro do Grupo Monitor de Especialistas em Lagartos da Comissão de Sobrevivência de Espécies da IUCN, Tim Jessop, explicou ao site The Indian Express que os dragões de Komodo permanecem razoavelmente seguros em áreas protegidas, como o famoso Parque Nacional de Komodo. No entanto, a Ilha Flores, no leste da Indonésia, região com menos proteção, é onde o hábitat da espécie vem sendo mais afetado.

O Parque Nacional de Komodo, administrado pelo governo indonésio desde 1980 e, agora, um patrimônio mundial, é o refúgio mais importante para a espécie, protegendo-a das mudanças climáticas globais.

Um animal assim especial precisa ser preservado.

Talvez te interesse ler também:

Sem saber, brasileiros estão comendo tubarão: uma espécie em extinção

Gato-bravo: gato selvagem extinto na Holanda reaparece depois de séculos

Cientistas pedem: parem de tratar incidentes com tubarões como ataques

Os pangolins são os mamíferos mais traficados do mundo, mas um homem quer acabar com isso




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...