Feneco (Vulpes zerda): Um dos Animais Mais Exóticos do Mundo


Feneco (Vulpes zerda), também conhecido como raposa-do-deserto, é um canídeo charmoso e único, nativo das regiões áridas do Norte da África e Oriente Médio. Sua pelagem dourada, orelhas avantajadas e comportamento intrigante o tornam um animal fascinante, tanto para leigos quanto para especialistas. Ele é um dos animais mais exóticos do mundo e habita zonas desérticas, sendo capaz de sobreviver às condições de calor e seca mais extremas. Vamos explorar detalhes sobre essa encantadora criatura: sua origem, características únicas, comportamento e outras informações.

Feneco (Vulpes Zelda) © All Creatures Pod

Feneco (Vulpes Zelda) © All Creatures Pod

Distribuição

A distribuição do Feneco abrange todo o norte da África, incluindo o deserto do Saara, estendendo-se até a Península Arábica.

Outros Nomes

  • raposa-do-Saara
  • raposa-de-orelha-grande
  • raposa feneco

Habitat

Essas raposas desérticas habitam regiões da África e da Arábia, especialmente no Deserto do Saara e na península do Sinai. Constroem suas tocas em dunas fixas ou espaços abertos, cavando a areia e criando túneis incrivelmente longos. Algumas tocas chegam a ter 10 metros de profundidade e mais de 120 metros quadrados de superfície. Essas grutas frequentemente se interconectam, formando redes que permitem a passagem entre tocas pertencentes a diferentes membros do grupo.

Características Marcantes

O Feneco é uma espécie de canídeo de tamanho reduzido. É um animal de porte pequeno, com um corpo esbelto que mede entre 30 e 40 cm de comprimento e pesa cerca de 1,5 kg. Sua pelagem macia e densa varia da cor bege, areia ou dourada, com tons mais claros na parte inferior do corpo e nas patas. A pelagem do Feneco permite que ele se camufle no ambiente formado por dunas de areia.

As características mais marcantes do Feneco são seus olhos escuros e suas orelhas extremamente grandes, que podem alcançar até 15 cm de altura. Essas orelhas ajudam a regular a temperatura corporal e atuam como um sistema de resfriamento, dissipando o calor corporal em climas áridos, além de permitirem uma audição muito desenvolvida.

Como é o Feneco

Veja como é o feneco neste vídeo do Tik Tok, Hamza:

@ha.moth.4 #FENNECFOX *:・゚✧*:・゚✧ the length of a fennec fox’s ears is -approximately- equal to half its body length. #vulpeszerda #vulpes #canidaes #animalia #animals #zoology #biology #science #enthusiast ♬ orijinal ses – hamza *:・’ 𖦹

Comportamento e Hábitos

Esse canídeo é um animal noturno, que se torna mais ativo durante o crepúsculo e a noite. Durante o dia, ele se abriga em tocas profundas cavadas na areia.

Os fenecos são animais sociais que vivem em grupos familiares de até 10 indivíduos, liderados por um casal dominante.

Alimentação

Sua dieta inclui pequenos vertebrados, insetos, frutas e plantas. Possui acentuado instinto de caça e pode detectar presas a longas distâncias devido à audição aguçada.

Reprodução

Durante o período de acasalamento, o Feneco macho compete pela atenção da fêmea, exibindo comportamentos territoriais e rituais de corte.

São animais monogâmicos, o que significa que formam pares exclusivos durante a temporada de reprodução. Os machos cortejam as fêmeas através de vocalizações, exibições de comportamento e compartilhamento de recursos alimentares. Uma vez que um par se forma, eles podem se envolver em rituais de acasalamento.

Após o acasalamento bem-sucedido, a fêmea entra em um período de gestação que dura cerca de 50 a 52 dias. Durante este tempo, ela prepara uma toca confortável e segura para dar à luz. A fêmea dá à luz de 2 a 5 filhotes. Os filhotes são amamentados por cerca de 2 meses, sendo cuidados e protegidos pelos pais e outros membros do grupo. Eles atingem a maturidade sexual por volta de 1 ano de idade.

Status de Conservação e Ameaças

O Feneco é classificado como “Pouco Preocupante” pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza). Apesar de não ser considerado ameaçado globalmente, sua espécie enfrenta pressão devido à perda de habitat e à caça furtiva para o comércio ilegal de animais de estimação. Sendo assim, é importante proteger o seu habitat e combater o comércio ilegal para garantir a preservação dela. espécie.

Curiosidades

Algumas curiosidades que envolvem o Feneco são:

  • Suas podem girar até 180 graus, captando sons de diferentes direções.
  • O Feneco tem a habilidade de ouvir sons de presas se movendo sob a areia.
  • Sua pele é resistente ao calor, ajudando-os a sobreviver em temperaturas extremas.
  • É um animal adaptado ao deserto, com patas peludas para evitar queimaduras na areia quente
  • É o menor canídeo do mundo.
  • Ele é um animal muito ágil e pode correr a velocidades de até 40 km/h.
  • É capaz de viver sem água por longos períodos, obtendo a maior parte de sua hidratação de sua dieta.

Feneco, uma Maravilha do Deserto

O Feneco é uma maravilha do deserto, um animal fascinante e único, adaptado à vida em regiões extremamente áridas, sobrevivendo de forma notável em um ambiente adverso e desafiador. Sua beleza e comportamento cativante o tornam uma espécie única que merece nossa admiração e proteção.

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. National Geographic
  3. Animalia.Bio
  4. All Creatures
  5. Animal Corner
  6. iNaturalist
  7. IUCN
  8. Belezas e Curiosidades da Natureza
  9. Hamza

Veja outros Animais Incríveis em:

Lagarto-de-Gola (Chlamydosaurus kingii): Dinossauro em miniatura

Iguanas cor-de-rosa existem e estão à beira da extinção

Quoll Oriental (Dasyurus viverrinus): Marsupial da Tasmânia em risco de extinção




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...