30% de cobertura de árvores nas cidades reduziria calor extremo e mortes


O calor insuportável das cidades não apenas causa mal-estar como mata. Mais de 4% das mortes ocorridas no verão nas cidades europeias é atribuível às assim chamadas ilhas urbanas de calor. O remédio existe, pois um novo estudo estima que um terço das mortes atribuíveis às ilhas de calor, poderiam ser evitadas se as árvores cobrissem 30% do espaço urbano.

O que é uma ilha de calor urbana?

Trata-se de um fenômeno causado pela concentração de calor nas cidades. A alta temperatura fica ilhada em um lugar sem conseguir se dispersar. O fenômeno ocorre não apenas pela diminuição das áreas verdes nas cidades, mas também pela utilização de materiais que absorvem muito calor e ficam quentes por muito mais tempo: cimento e asfalto (que é feito de cimento).

Um novo estudo espanhol, realizado pelo Barcelona Institute for Global Health (ISGlobal) utilizando os dados de 93 cidades europeias, analisou como o efeito da mudança climática poderia ser mitigado por uma maior cobertura de árvores.

O estudo concluiu que mais de 4% das mortes nas cidades durante os meses de verão são devidas ao calor, e um terço dessas mortes poderia ser evitada com uma cobertura arbórea de 30%.

O calor mata, favorece o surgimento de doenças cardiorrespiratórias, insolações, desidratação e internações hospitalares.

O estudo revelou também que durante o período de análise, as cidades estavam em média 1,5°C mais quentes do que as áreas vizinhas. E que 6.700 mortes prematuras poderiam ser atribuídas a temperaturas urbanas mais altas.

Embora o estudo seja europeu, as ilhas de calor também ocorrem no Brasil e no mundo. É um fenômeno facilmente perceptível. Basta sair de um bairro mais arborizado para o centro, e notar a diferença na pele (suada).

Plantar árvores é a solução?

Sim, mas com ressalvas. Na verdade, plantar mais árvores no contexto urbano não é uma tarefa simples.  É preciso planejamento, não pode ser qualquer árvore e nem em qualquer lugar. Elas precisam estar bem distribuídas, não podem atrapalhar fiações elétricas nem romper calçadas e, de preferência, é bom que sejam árvores nativas.

No entanto, outras intervenções urbanas poderiam ser consideradas, como o desenvolvimento de telhados verdes e outras alternativas para reduzir a temperatura.

Vem aí o calorzão:

“as previsões baseadas nas emissões atuais revelam que doenças e mortes relacionadas ao calor se tornarão um fardo maior para nossos serviços de saúde no futuro”, disse Tamara Iungman, principal autora do estudo.

Os beneficios de uma infraestrutura verde urbana

Os benefícios de uma cidade mais verde não se limita à redução da temperatura. Mais árvores significa:

  • menor risco de doenças cardiovasculares e câncer
  • redução da poluição sonora e atmosférica
  • promoção de atividades físicas
  • melhora a saúde mental e a qualidade de vida
  • melhora a memória e a atenção
  • aumenta a satisfação com a vida
  • reduz o efeito das ilhas urbanas de calor

Vem aí o verão junto com o nosso sentimento de como as árvores fazem falta! Cidades mais verdes é o nosso sonho.

O estudo Cooling cities through urban green infrastructure: a health impact assessment of European cities foi publicado na revista cientifica The Lancet.

Fonte: ISGlobal.org

Talvez te interesse ler também:

Mais de 1 bilhão de pessoas sofrerão com o calor extremo, diz pesquisa

As cidades devem pensar em árvores como a uma infraestrutura de saúde pública

Chuvas e calor trazem animais peçonhentos. Veja os cuidados a tomar

10 árvores ideais para calçadas: lindas e coloridas! FOTOS

Árvores armazenam muito mais carbono do que se pensava antes

França proclama a Declaração dos Direitos das Árvores




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...