Árvores armazenam muito mais carbono do que se pensava antes


As árvores são as grandes combatentes do aquecimento global. E quanto mais velhas, mais fortes elas são.

Um estudo recentemente publicado na revista científica Ecological Solutions and Evidence mostrou que as árvores são capazes de armazenar muito mais carbono do que se pensava antes.

A equipe de pesquisa mapeou mil árvores da Wytham Woods, uma floresta de clima temperado contendo mais de 400 hectares de interesse científico, localizado a noroeste de Oxford, em Oxfordshire, Reino Unido.

O mapeamento foi feito em um determinado número de árvores, de forma a calcular precisamente o quanto de carbono as árvores de floresta de clima temperado poderiam armazenar, e qual o custo ambiental a se pagar pela perda dessas árvores.

O método usado para fazer esses cálculos também é inovador: o estudo usou técnicas de escaneamento 3D para medir o volume de cada árvore e, com base nisso, medir a quantidade de carbono que o tronco e os galhos de cada exemplar podem capturar.  Antes, para fazer tais cálculos, era preciso cortar a árvore.

Os cálculos revelaram que subestimávamos o potencial de captura de carbono das árvores de floresta temperada.

Combatentes do aquecimento global

Para cada quilômetro quadrado de floresta derrubada, “perdemos potencialmente quase o dobro da capacidade de captação de carbono do que pensávamos. Isso tem sérias implicações para nossa compreensão dos benefícios da proteção das árvores para a mudança climática”, diz Mathias Disney, professor da University College London e membro da equipe de pesquisa.

Além de importantes ecossistemas, as florestas saudáveis ​​retiram da atmosfera o dióxido de carbono, CO2, um dos gases de efeito estufa causadores do aquecimento global.

E quanto mais velhas as árvores, melhor. De acordo com o estudo, é muito difícil substituir a estrutura complexa das árvores anciãs por árvores novas.

 “O valor de grandes árvores maduras é quase incalculável, então você deve evitar perdê-las a qualquer custo, não importa quantas árvores planeje plantar”, explica o professor Mathias.

Aos políticos europeus que se preocupam tanto com nossas florestas tropicais, um aviso: eles também têm florestas importantes para se ocuparem. Olha o desmatamento deles aí:

Fonte: Ohga!

Talvez te interesse ler também:

ONG clona as árvores mais antigas do mundo para enfrentar mudança climática

Quando plantar árvores pode fazer mais mal do que bem

Jacarandá: a árvore da Sabedoria. Como plantar e cuidar

Escócia vai plantar 1 milhão de árvores para salvar salmões

A importância da sombra das árvores: em vez de ar-condicionado, devemos plantar mais




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...