Jane Goodall: devemos mudar drasticamente nossa dieta, pelo bem dos animais e do planeta

Jane Goodall: devemos mudar drasticamente nossa dieta, pelo bem dos animais e do planeta

Jane Goodall é uma primatóloga e antropóloga britânica respeitada no mundo todo por ter dedicado 4o anos de sua vida ao estudo dos chimpanzés. Goodall também é mensageira da paz das Organização das Nações Unidas (ONU) e uma grande defensora dos direitos dos animais.

Devido à sua compreensão das relações entre os seres vivos com a natureza, ela assevera que, se a humanidade não adaptar os seus hábitos alimentares, seremos sobressaltados por novas pandemias.

A naturalista disse ao The Guardian que o surgimento da Covid-19 está relacionado, em parte, a uma agricultura intensiva que está criando uma espécie de reservatório de doenças animais que irão se espalhar e atingir as sociedades humanas.

Goodall participou, na semana passada, do evento on line “Compaixão na Agricultura Mundial”, no qual pontuou que:

“Nós trouxemos isso para nós mesmos por causa de nosso absoluto desrespeito pelos animais e pelo meio ambiente. Nosso desrespeito aos animais selvagens e nosso desrespeito aos animais de criação criaram esta situação em que a doença pode transbordar para infectar os seres humanos”.

A especialista aconselha que nos afastemos o quanto antes da agricultura industrial, que destrói os habitats naturais e ameaça o clima, além de contribuir para o surgimento de superbactérias.

A sua reflexão veio acompanhada da enorme pobreza que assola milhões de pessoas no mundo, a quem deve ser garantida a segurança alimentar, e também do modelo de consumo que leva a humanidade a acumular coisas desnecessárias.

“Chegamos a um ponto de virada em nosso relacionamento com o mundo natural. Uma das lições aprendidas com esta crise é que devemos mudar nossos caminhos. Os cientistas alertam que, para evitar crises futuras, devemos mudar drasticamente nossas dietas e passar para alimentos ricos em plantas. Pelo bem dos animais, do planeta e da saúde de nossos filhos”, alerta Goodall.

Talvez te interesse ler também:

2050: as 3 previsões catastróficas de Jane Goodall já estão se tornando realidade?

Greenpeace aponta 3 gigantes frigoríficos brasileiros ligados ao desmatamento da Amazônia

Mundo pós-pandemia: empresários no Reino Unido pedem por economia verde

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *