Incêndios já consumiram um milhão de hectares do Pantanal


Os incêndios devastadores no Pantanal agora se estendem à Transpantaneira, principal via de acesso ao bioma em Mato Grosso.

Em 2023, as chamas já consumiram um milhão de hectares do Pantanal, triplicando os registros de 2022 durante o ano inteiro. Desde o início do ano, o fogo já consumiu impressionantes 7% do Pantanal, conforme dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da UFRJ. A situação crítica instiga ações urgentes para preservar esse ecossistema único e vital.

A propagação do fogo até a Transpantaneira aumenta as preocupações entre os proprietários de fazendas e a população que depende do turismo na região.

Para conter o avanço das chamas, equipes de bombeiros trabalham incansavelmente, implementando aceiros, que são faixas de limpeza da vegetação. Mesmo durante a noite, 256 pessoas se dedicam aos esforços para combater os incêndios, pois as altas temperaturas, que superam os 40°C, e os ventos intensos intensificam a propagação do fogo.

O mês de novembro registra um recorde alarmante de focos de incêndio no Pantanal. Apenas nos primeiros 15 dias, foram contabilizados 3 mil focos, representando um aumento de 30% em relação ao registro anterior para o mês inteiro.

Estado de emergência

Esta reportagem do SBT News informa que os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul decretaram situação de emergência devido aos incêndios florestais no Pantanal e informa ainda que não há um levantamento sobre o número de animais mortos:

O que fazer para evitar incêndios florestais?

É oportuno ressaltar a importância das medidas de prevenção dos incêndios florestais. Para prevenir tais incêndios, é crucial adotar práticas e comportamentos responsáveis. Algumas medidas que podem ser tomadas para evitar a propagação desses desastres são:

Educação Ambiental

Promover programas de educação ambiental para conscientizar a população sobre os riscos e impactos das queimadas e dos incêndios florestais. Assim como, incentivar práticas sustentáveis ​​e respeito aos ecossistemas.

Proibição de Queimadas

Imposição e fiscalização rigorosa de leis que proíbem queimadas, especialmente em áreas de alto risco.

Patrulhamento e Fiscalização

Reforçar equipes de fiscalização e patrulhamento para coibir práticas ilegais, como queimadas e desmatamento irregular.

Restrições em Períodos Secos

Implementar regulamentações mais rigorosas durante períodos de seca, incluindo a proibição de queimadas controladas e atividades que possam desencadear incêndios.

Monitoramento por Satélite

Investir em tecnologias de monitoramento por satélite para detectar precocemente focos de incêndio e permitir uma resposta rápida

Infraestrutura de Prevenção

Estabelecer e manter infraestruturas à prova de fogo, como aceiros e áreas de contenção, para evitar que incêndios se alastrem.

Engajamento Comunitário

Envolvimento ativo da comunidade na prevenção, denunciando atividades suspeitas e participando de esforços coletivos de combate a incêndios.

Campanhas de Conscientização

Desenvolver campanhas contínuas de conscientização sobre práticas seguras, alertando sobre os perigos de atividades como jogar bitucas de cigarro em áreas secas.

Capacitação de Primeiros Socorros

Treinar equipes de resposta rápida e a comunidade em técnicas de primeiros socorros para lidar com incêndios iniciais antes que se tornem incontroláveis.

Investimento em Pesquisa

Financiar pesquisas para desenvolver novas tecnologias e estratégias inovadoras de prevenção e combate a incêndios florestais.

Escolha de Estilo de Vida Sustentável

O estilo de vida sustentável, como  o veganismo, pode desempenhar um papel importante na redução das queimadas e na preservação dos ecossistemas.

A escolha de estilo de vida pode contribuir para a redução e até o fim desses incêndios perigosos porque ao adotar uma dieta vegana, que exclui produtos de origem animal, há uma redução na demanda por pastagens extensivas para a criação de animais. A pecuária estimula o desmatamento e é um dos principais impulsionadores das queimadas.

Combate aos Incêndios Florestais precisa ser Prioridade dos Governos

A prevenção eficaz exige uma abordagem integrada com a colaboração de governos, comunidades locais, organizações ambientais e do setor privado para a proteção de ecossistemas vulneráveis ​​e da biodiversidade.

Nós, como cidadãos, precisamos levar essa mensagem adiante e reiterar aos nossos governantes que a prevenção é fundamental para evitar toda essa desolação que se repete no Pantanal há anos, ceifando vidas, fauna e flora, inocentes.

Fontes:

  1. G1
  2. SBT News

Saiba sobre outros desastres ocorridos no Pantanal em:

Vídeo chocante mostra jacarés amontoados em açude seco no Pantanal

Contaminação e chuva de fuligem: desastrosas consequências para o Pantanal

Pantanal devastado pelas chamas. Animais pedem socorro. Como ajudar




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...