Pantanal destruído pelo fogo pelo 3° ano consecutivo: triste recorde


Uma onda de queimadas atinge pelo terceiro ano consecutivo o Pantanal.

Devido a secas e forte geada, o Pantanal está sendo destruído pelo fogo com a mesma intensidade de 2020, quando foi registrado o maior desastre ambiental na região, informa a Folha de S. Paulo.

Desde o último sábado, mais de 261.800 hectares foram destruídos pelo fogo, o equivalente a dois municípios do Rio de Janeiro, segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia (Lasa), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O coordenador do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama em Mato Grosso do Sul, Márcio Yule, explica que este ano a seca está mais severa no Pantanal do que no passado, condição que parece ter agravado os focos de incêndio.

A Terra Indígena (TI) Kadiweu, que já mobilizou 50 brigadistas do Prevfogo, teve 18% do seu território devastado pelo fogo.

Uma frente fria que deve chegar à região nesta quinta-feira é a esperança para que o fogo que atinge o Pantanal se abrande.

Talvez te interesse ler também:

Vídeo chocante mostra jacarés amontoados em açude seco no Pantanal

Contaminação e chuva de fuligem: desastrosas consequências para o Pantanal

Pantanal devastado pelas chamas. Animais pedem SOCORRO. Como ajudar




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...