4 de Outubro é um DIA ESPECIAL: Dia de São Francisco de Assis, Dia do Cachorro, Dia dos Animais e Dia da Natureza

  • atualizado: 
 São Francisco de Assis

No dia 4 de Outubro temos várias datas comemorativas importantes que nos lembram da importância de vivermos em harmonia com a Natureza, respeitando os Animais e, assim, expressando Amor à toda manifestação de Vida em nosso planeta, como deu testemunho São Francisco de Assis, que neste dia é homenageado, nos remetendo ao valor essencial de nossa Humanidade que é o Respeito à vida!

04 de Outubro é Dia de São Francisco de Assis

Giovanni di Pietro di Bernardone, conhecido como São Francisco de Assis, nascido em Assis, Itália, no dia 5 de julho de 1182 e falecido em 3 de outubro de 1226, mas sepultado em 4 de Outubro, foi um frade católico em seu país de origem. 

Era um jovem inquieto, que resolveu trocar a vida mundana por uma vida voltada para a espiritualidade e a simplicidade.

Abdicou da riqueza e privilégios que tinha, como jovem filho de família abastada, e passou a viver para ajudar os necessitados. Fundou a ordem dos Frades Franciscanos, que desencadeou a renovação do Catolicismo de seu tempo.

Ele promoveu a pregação itinerante, ao contrário dos religiosos da época que permaneciam nos mosteiros.

Francisco de Assis tinha uma intensa compaixão por todos os seres e vivia, de forma profunda, exaltando os ensinamentos e a humanidade de Jesus Cristo.

Na prática de sua espiritualidade e fé cristã, São Francisco de Assis enxergava o belo e o bom nas criaturas e na Criação, em um tempo que o mundo era visto como pecaminoso e mau.

Viveu uma existência dedicada aos desafortunados e carentes, e amou todas as criaturas, de todas as espécies, tratando-as como irmãos.

Essa visão humanista de Francisco de Assis e sua relação com a natureza e os seres, contribuiu para desencadear mudanças em vários aspectos da sociedade de sua época e que, mais tarde, viria a se somar às transformações provocadas pelo Movimento Renascentista, que teve suas origem na Itália.

Origem do Dia de São Francisco de Assis

sao francisco

É a data do sepultamento de Francisco de Assis em 4 de Outubro de 1226, na Igreja de São Jorge na cidade de Assis. O Papa Gregório IX, após dois anos de sua morte, o canonizou como Santo da Igreja Católica.

Por seu amor à Natureza e aos Animais, São Francisco de Assis ficou conhecido e é tido como Padroeiro da Ecologia e Protetor dos Animais.

Como ficou conhecida a Oração de São Francisco de Assis  

A Oração da Paz ou de "São Francisco de Assis", é datada de 1912, divulgada em um boletim sobre espiritualidade em Paris, na França e tem autoria anônima.

Em 1916, em Roma, na Itália, esta oração foi impressa em uma folha cujo verso tinha a estampa de São Francisco. Desta associação, e também pelo fato de a mensagem da oração sintetizar os ensinamentos de São Francisco de Assis, ela passou a ser divulgada como de autoria dele.

Oração de "São Francisco de Assis"

"Senhor,

Fazei de mim um instrumento de vossa Paz!
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre,

fazei que eu procure mais:
Consolar, que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
É morrendo, que se vive para a vida eterna!"

04 de Outubro Também é Dia do Cachorro

sao francisco capa 

Em 04/10 também se comemora o Dia do Cachorro, e esta data como vimos anteriormente, é o Dia de São Francisco de Assis.

Por causa desta relação e associação ao Dia de São Francisco de Assis, os apaixonados por cachorros, utilizam esta data para promoverem atividades em celebração e respeito à eles.

Protetores, instituições e ONG’s, aproveitam este dia de comemoração para fazerem campanhas de adoção responsável e solidária para os cachorros em situação de abandono, além de realizarem consultas gratuitas e cirurgias de castração para cães da população carente, com o objetivo de diminuir a quantidade de cachorros de rua.

Àqueles que têm vontade de ajudar nossos amigos caninos, fiquem atentos às atividades agendadas por ocasião desta data! 

04 de Outubro: Dia dos Animais

leoa leao

O Dia dos Animais é comemorado, mundialmente, em 4 de outubro.

Em 1931, em Florença, na Itália, ocorreu uma importante convenção de ecologistas para tratar da importância e preservação da vida animal em todas as suas formas. À partir de então, nesta data, se intensificaram celebrações e eventos especiais, no mundo inteiro, destinados para este fim.

O 4 de Outubro foi escolhido como o Dia Mundial dos Animais, porque é o dia comemorativo de São Francisco de Assis, um amante da natureza e padroeiro dos animais e do meio ambiente.

Esta data ressalta a importância que os animais têm em nossas Vidas, destacando a necessidade do respeito e da responsabilidade que cada ser humano precisa ter para com todas espécies de animais.

O Dia dos Animais, por estar associado ao Padroeiro dos Animais, São Francisco de Assis, é comemorado pela Igreja Católica.

Igrejas do mundo inteiro se valem desta data para abençoar os animais.

Em várias paróquias são realizadas missas, com a participação dos animais, acompanhados por seus tutores.

Muitas escolas promovem eventos e projetos para conscientização da importância de proteger, respeitar e valorizar todos os seres que habitam o nosso planeta. 

04 de Outubro: Dia da Natureza

arvores brasil biodiversidade

O Dia da Natureza é celebrado em 4 de outubro, mundialmente.

Esta data é destinada a lembrar da necessidade de nós fazermos uso de métodos sustentáveis e práticas conscientes de utilização dos recursos do meio ambiente.

O que constitui os recursos da natureza é o que não é produzido pelo ser humano como: a terra, a água, as árvores, a atmosfera, os animais, etc.

O Dia da Natureza é celebrado em Escolas, pelas Secretarias do Meio Ambiente, por Ativistas e Ecologistas que promovem campanhas, realizam projetos, com os objetivos de estimular a população a agir com mais responsabilidade e consciência em relação a Natureza e seus Recursos Naturais. 

Práticas sustentáveis para contribuirmos com a Preservação e o Respeito à Natureza:

  • Compre o mínimo indispensável e prefira sempre produtos feitos de materiais reciclados ou reaproveitados;
  • Plante uma árvore, faça uma horta, um pomar ou jardim em casa;
  • Reaproveite materiais, sempre quando possível;
  • Separe o lixo para ser reciclado;
  • Ajude a limpar e conserve a limpeza de praias e vias públicas (ruas, parques e praças)
  • Não desperdice alimento, água e energia elétrica.
  • Informe-se sobre os impactos prejudiciais que o consumo da carne provoca para os animais, para a Natureza e para a nossa saúde e opte por uma alimentação consciente.

E, para resumir a essência desta data, lembremos do que já dizia o líder revolucionário da Independência da Índia - Mahatma Gandhi:

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa necessidade.
Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome".

Bom gente, vimos que o Dia 4 de outubro é um dia MUITO especial, e que temos 4 motivos para celebrar a nossa existência, a nossa Vida, respeitando e valorizando a natureza e os animais como São Francisco nos ensinou com seu exemplo de vida e humanidade!

Um feliz dia para todos vocês!

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!