Ambiente

#‎10yearschallenge: olha o que fizemos com a Terra em apenas 10 anos

10yearschallenge
  • por Daia Florios

Tá rolando o desafio dos 10 anos, ou melhor, o #‎10yearschallenge, a modinha que viralizou e tá dando muito o que falar. Tem de tudo: de coisas divertidas às lembranças do nosso descuido social e ambiental. Vamos lembrar as coisas mais marcantes desse período ainda que, em termos ambientais, 10 anos não tenha tanta significância perante à força da natureza (ainda bem!). Mas vale a pena levantar alguns pontos realmente bemmmmm tristes, que nos servem de alerta sobre o rumo que nossa sociedade de consuma está tomando.

O ouro e o diamante do garimpo ilegal destroem a Amazônia

garimpo-ilegal-amazonia
  • por Gisella Meneguelli

Uma pesquisa inédita acaba de dar a dimensão do problema do garimpo ilegal na Amazônia. Os dados, que foram coletados dos seis países pertencentes à região, identifica os pontos de mineração que ameaçam a maior floresta tropical do planeta.

Pescadores do Rio Doce (vítimas de Mariana) são multados pelo Ibama

Lama litoral Espirito Santo
  • por Gisella Meneguelli

Dizia Tom Jobim que o Brasil não é para amadores. Algumas notícias nos confirmam isso diariamente, como a dos pescadores e donos de barcos que têm recebido multas ambientais por navegarem no Rio Doce, cuja pesca está proibida por causa da contaminação ambiental provocada pela tragédia ocorrida em Mariana em novembro de 2015.

Derramamento de petróleo no Perú: o pior desastre ambiental do país

Derramamento de petróleo no Perú
  • por Redação

Um severo derramamento de petróleo na Amazônia peruana devido à sabotagem de alguns povos indígenas. Segundo Petroperu, a estatal petroleira do Peru, 8 mil barris de petróleo foram derramados. É o mais grave desastre ambiental da história do país.

Escurecer o sol com produtos químicos para combater o aquecimento global. A solução absurda vem da Harvard e da Yale

Escurecer o sol
  • por Redação

A temperatura da Terra aumenta sobretudo por causa da emissão de gases como o dióxido de carbono e o metano, que são gerados por atividades humanas. E, em vez de intervirmos na causa do problema, surge agora uma hipótese que parece realmente absurda: obscurecer o sol com outras substâncias químicas via aerossóis. A proposta questionável vem das universidades de Harvard e Yale.