Ambiente

Desmatamento na Amazônia aumentou ainda mais em 2016

Desmatamento
  • Escrito por Gisella Meneguelli

Os últimos estudos sobre o desmatamento na Amazônia vêm demonstrando como ele aumentou nos últimos anos. Em 2015, o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) já havia divulgado que o aumento no desmatamento da floresta amazônica foi de 24%. Em 2016, as taxas aumentaram ainda mais: 29%.

Um Anuário de Boas Práticas em Sustentabilidade GRÁTIS para você

Horizonte geográfico
  • Escrito por Redação

Vocês conhecem a HORIZONTE Geográfico? É uma revista que existe desde 1987 e nasceu da produção de palestras, exposições e documentários sobre meio ambiente, ciência e cultura. Pois é, e a Edição Especial nº 160 vem, em nome da causa ambiental, oferecer grátis o Anuário de Boas Práticas em Sustentabilidade para os seus leitores.

2016: o ano da Amazônia em chamas

fogo
  • Escrito por Gisella Meneguelli

Vamos terminar 2016 com uma notícia preocupante para o Brasil: as queimadas na Amazônia ultrapassaram as médias históricas. O descontrole das queimadas é o maior problema que aflige a floresta amazônica, afetando o clima e o meio ambiente.

Ambientalistas esperam que Trump não cumpra promessas de campanha

Donald Trump
  • Escrito por Gisella Meneguelli

Geralmente, os políticos são cobrados para que cumpram as suas promessas de campanha durante os seus governos. Mas com Donald Trump a expectativa é de que suas promessas sejam apenas discurso mesmo. Pelo menos para os ambientalistas.

2050: o ano das catástrofes. Será?

2050
  • Escrito por Gisella Meneguelli

Quem viver verá, ou melhor será não estar mais aqui para ver as catástrofes que podem assolar a Terra daqui a poucos anos? Vários estudos estipulam o ano de 2050 como um marco de ocorrência de diversas catástrofes

Brasil na COP 22: sociedade terá participação nas medidas contra o aquecimento global

  • Escrito por Redação

Está ocorrendo, em Marrakech (Marrocos), a 22ª Conferência das Partes (COP 22), órgão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). O Brasil enviou uma delegação para o evento, representada pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, que declarou esta semana que participará de todos os debates de interesse para a estratégia nacional sobre a meta de corte de emissões de gases de efeito estufa.

Mosquitos mutantes que combatem doenças: um negócio lucrativo e perigoso

mosquitos mutantes
  • Escrito por Felipe Chaves

Quem vive no Brasil sabe que todo ano há constantes campanhas governamentais para tentar controlar a proliferação de mosquitos, especialmente os que transmitem dengue e Zika vírus. Segundo a Organização Mundial da Saúde, somente em 2016 cerca de 1,5 milhão de pessoas contrairão Zika vírus no Brasil. E, para tentar combater este quadro alarmante, a empresa britânica Oxitec apontou como solução a criação de mosquitos geneticamente modificados capazes de eliminar os mosquitos selvagens que transmitem essas doenças.