Ambiente

Nâo à inclusão das florestas brasileiras na compensação de carbono

florestas brasileiras
  • por Alice Branco

Florestas para compensação de carbono - offsets - não interessa ao nosso pais. Segundo as ONGs que assinam este documento, as offsets são uma “falsa equivalência” entre o carbono acumulado em florestas e aquele que é gasto ao se consumirem os combustíveis fósseis e podem prejudicar, em muito, o ambiente terrestre permitindo, por outro lado, o aumento do ritmo das emissões de CO2.

17 de Julho → Dia de Proteção às Florestas e de seu protetor, o Curupira

Dia de Proteção às Florestas
  • por Alice Branco

Aqui na nossa terra o 17 de Julho é dia de conscientização - dia de Proteção às Florestas e também, dia do Curupira, personagem do folclore brasileiro, o protetor das matas. A gente escolhe um dia, o 17, para ações de conscientização da necessidade, urgente, de se proteger as matas, florestas que são a nossa vida. E o Curupira está aí para nos lembrar, e cobrar.

Iceberg gigantesco se destaca e viaja à deriva

Iceberg
  • por Redação

Aconteceu aquilo que era temido há algum tempo. Um iceberg gigantesco se rompeu e se destacou da sua plataforma, a Larsen C na Antártica. Uma montanha de gelo, cuja superfície tem 5.800 quilômetros quadrados

Nossas Águas Brasileiras e as Multinacionais que as Saqueiam

falta d'água
  • por Alice Branco

Nossos recursos naturais sempre foram objeto de saques pelos colonizadores - antigos e modernos - em uma lista imensa onde entram o pau-brasil, açúcar, ouro, diamantes, algodão, café, ferro, borracha, nióbio, sal, mogno, petróleo e agora, a água boa que nosso território tem em abundância.

Água do Ártico a 300 Reais a Garrafa? É! Estão Vendendo por Aí

agua gourmet
  • por Alice Branco

Tem moda para tudo, é incrível. Agora é essa - vender água derretida de geleiras do Círculo Polar Ártico. Dizem que esta é uma “água gourmet” - com certeza, se depender do preço absurdo de cada garrafa de 750 ml.