Ambiente

Desastre sem precedentes: o meio ambiente pode levar décadas para se recuperar, dizem especialistas

Tartaruga-marinha
  • por Gisele Maia

O óleo que vem se espalhando pelo litoral do nordeste brasileiro está deixando um rastro de destruição da vida marinha. Os especialistas preveem impactos para o turismo, para a economia e para a segurança alimentar, uma vez que o material já atingiu manguezais, áreas de reprodução para diversas espécies, como peixes, lagostas e tartarugas.

Manchas de óleo no nordeste: informações ainda são vagas mas prejuízo para o turismo é certo

Manchas de óleo
  • por Gisele Maia

A investigação é "bastante complexa", mas já há um país "no radar". O material derramado não é de origem brasileira e talvez se trate de um vazamento criminoso. Depois do encontro da cúpula do governo, realizado ontem (7), em Brasília, para tratar do caso das manchas de óleo no litoral do nordeste, as falas sobre o assunto não trouxeram maiores novidades.

Óleo no Nordeste: Sergipe decreta situação de emergência

Óleo no Nordeste
  • por Gisele Maia

Em edição extra do Diário Oficial, no último sábado (5), o presidente Jair Bolsonaro determinou o reforço nas investigações das manchas de óleo no litoral do Nordeste. Segundo o texto, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Meio Ambiente deverão apresentar, nesta segunda-feira (7), um plano de atuação das duas pastas para o caso.

O misterioso derramamento de óleo que está deixando pássaros e tartarugas em agonia no Brasil

tartaruga-petróleo
  • por Redação

Petróleo espalhado por toda a parte no litoral do nordeste. Do início de setembro até hoje, 1500 quilômetros da costa do nordeste do Brasil foram praticamente invadidos por grandes manchas de petróleo que vem contaminando praias e rochas e deixando animais marinhos presos. A primeira ocorrência registrada foi em 2 de setembro, mas até agora pouco se sabe.