Ambiente

Kabwe, a cidade mais tóxica do mundo, onde o chumbo envenena milhões de crianças

Kabwe
  • por Redação

Quase um século de atividades em extração e fundição de minério envenenou toda uma geração de crianças em Kabwe, Zâmbia, na província de Copperbelt, uma região mineira por excelência. O chumbo dali afetou a vida de milhares de crianças, causando danos ao cérebro, a órgãos vitais e até causando a morte. Somente agora, nos últimos anos o problema vem começando a ser abordado, mas ainda não de forma incisiva.

MPs ampliam agronegócio na Amazônia destruindo Unidades de Conservação

Amazônia
  • por Alice Branco

O que “a situação” não conseguia aprovar com plenário cheio (pela ação bloqueadora dos deputados defensores da Amazônia, contra os ruralistas) foi conseguido em  24 de maio, quando Brasília pegava fogo (com o movimento popular nas ruas em protesto contra as medidas que destroem a nossa aposentadoria). Estou falando da MP da destruição das áreas indígenas e Unidades de Conservação do Estado do Pará: MP 759 - novas regras para regularizar terras da União (leia-se “grilagem para agronegócio”).

Água sem contaminantes nem pesticidas: a nova técnica do MIT pode vir a mudar o mundo

Água sem contaminantes
  • por Redação

Água sem contaminantes nem pesticidas. A técnica de purificação proposta pelo MIT em colaboração com a Universidade Técnica de Darmstadt (Alemanha), publicada na Energy and Enviromental Science, promete eliminar os resíduos químicos, os produtos farmacêuticos e os pesticidas da água. O processo poderia ser de grande ajuda, especialmente para os países em desenvolvimento, onde a água é frequentemente cheia de contaminantes.

O Nível do Mar vem Aumentando 3 x mais rápido desde 1990

Nível do Mar
  • por Redação

O aumento do nível, global, do mar está acelerando de modo significativo. Ao longo das últimas duas décadas, ele teria se triplicado. Isto é o que revela um novo estudo internacional realizado pela Universidade de Siegen, Alemanha, que também teve a participação de cientistas da Espanha, França, Noruega e Holanda.

Coca Cola, Pepsi e Danone estão acabando com toda a água do México

água do México
  • por Redação

A Coca Cola, a Pepsi e a Danone estão secando o México. As empresas multinacionais, na verdade, desfrutam de concessões especiais para a exploração dos aquíferos, mas estas não são adequadamente controladas, as empresas pagam taxas insignificantes, embora detenham 82% do mercado em termos de vendas totais. Um desastre não somente ambiental, mas também humano.

Ilhas Henderson, um PARAÍSO perdido, inundado por PLÁSTICO

Ilha Henderson
  • por Redação

Imagine um dos lugares mais bonitos (e remotos) do mundo, a ponto de ser declarado como Patrimônio da Unesco. Estamos falando da Ilha Henderson, um lugar de rara beleza situado na parte sul do Pacífico e onde reside a maior densidade de detritos plásticos produzidos pelo homem: nada menos que 18 toneladas!

MPs de Temer Derrubam Matas e Favorecem Garimpo, Grilagem e Madeira Ilegal

desmatamento
  • por Alice Branco

As MPs - Medidas Provisórias do atual governo (Temer, 2017) alteram, para menos, os limites territoriais de cinco Unidades de Conservação (UCs) no sudoeste do Pará, na região da rodovia BR-163, justamente onde já ocorrem os maiores índices de desmatamento na Amazônia.

Nenhuma Árvore a Menos - Petição Urgente

petição nenhuma árvore a menos
  • por Alice Branco

As MPs do desmatamento, grilagem e destruição da Amazônia estão passando, em alta velocidade, pelas aprovações do Congresso Brasileiro - já foram votadas na Câmara de Deputados e, até o final de maio serão também votadas no Senado. A Sociedade Civil organizada no #RESISTA chama você a atuar, mediante seu voto de pressão, na defesa da floresta amazônica e das Unidades de Conservação em risco, no Pará.

A lama do acidente no Vale do Rio Doce é tóxica ou não?

  • por Alice Branco

foto

Diz o especialista - a lama não é tóxica porque esses - arsênio, mercúrio, chumbo e outros - elementos são comuns ao solo! E que aparecem em níveis muito altos nas análises, por estarem em lama diluída!