Desastre ambiental na Galícia: milhões de pellets de plástico invadem suas praias


Uma crise ambiental assola a costa litorânea da Galícia, ao norte da Espanha, com os milhões de pellets de plástico que invadiram suas praias. Veja como tudo começou.

A costa da Galícia enfrenta uma crise ambiental com a invasão de milhões de pellets de plástico desde meados de dezembro de 2023. Essas pequenas esferas brancas, conhecidas como pellets, foram perdidas de um navio durante uma tempestade ao largo da costa de Portugal, atingindo as praias galegas.

A invasão de pellets caracteriza as chamadas ‘marés brancas’, que têm se tornado cada vez mais frequentes. No caso da Galícia, sacos contendo aproximadamente 15 quilos cada, etiquetados com o nome da empresa química polaca Bedeko Europe, foram encontrados em suas praias, especialmente na região das Rias Baixas.

Reivindicações dos Ambientalistas

Madison Hourihan, professora de surf e membro da associação ambiental local, Noia Limpa, alertou sobre a presença massiva dos pellets, afirmando que a costa foi afetada em um raio de 80 quilômetros e já foram encontrados em cerca de 20 praias.

Os sacos, provenientes de um navio que perdeu seis contêineres em dezembro perto de Viana do Castelo, Portugal, foram detectados inicialmente pela associação Noia Limpa, que alertou as autoridades. Embora cerca de 60 sacos inteiros tenham sido contabilizados nas praias, a verdadeira ameaça reside nos milhares de pellets que se misturaram com a areia, tornando a remoção um enorme desafio.

A ONG Adega instou o governo regional e o Departamento Costeiro da Galícia a ativarem urgentemente um plano de emergência. No entanto, queixam-se da falta de ação por parte das autoridades desde o início do alarme em dezembro de 2023. Apesar de ter sido ativado o Plano de Contaminação Acidental Marinha, nesta segunda-feira, 08, não foi dado o alerta para o nível 2, pois o governo central interveio, argumentando que os pellets não são tóxicos.

O que são Pellets

Pellets (às vezes chamados de nurdles) são pequenas esferas de plástico produzidas para serem utilizadas como matéria-prima na fabricação de diversos produtos de plástico. Essas esferas podem variar em tamanho, forma e cor, e são comumente usadas na produção de uma ampla gama de itens, desde embalagens plásticas até brinquedos, tubos, garrafas, entre outros produtos. Eles servem como base para a fabricação de itens maiores ou são utilizados como matéria-prima em diferentes processos industriais.

Mobilização para Remoção dos Pellets

Empresas, serviços de proteção civil, servidores da Xunta e voluntários estão mobilizando esforços para limpar as praias.

Assista ao vídeo abaixo, da emissora da Galícia, G24, que mostra a mobilização para retirada dos pellets das praias galegas:

Uma ameaça recorrente

Os pellets representam uma ameaça recorrente aos ecossistemas, sendo perigosos para peixes, pássaros, tartarugas e outros animais marinhos, que os confundem com comida.

A crise ambiental provocada pela invasão de pellets nas praias da Galícia destaca a vulnerabilidade dos ecossistemas marinhos e a falta de medidas eficazes.

Ambientalistas destacam a necessidade de regulamentar o setor de pellets de plástico, pois a perda desse material durante o transporte é uma questão recorrente globalmente.

Uma regulamentação rigorosa é indispensável para responsabilizar as empresas, prevenir futuros acidentes, preservar a biodiversidade marinha e evitar os perigos contínuos associados ao transporte inadequado de pellets de plástico.

Fontes:

  1. Euronews
  2. G24 Notícias
  3. G24.Gal

Veja mais notícias sobre meio ambiente em:

O impacto do Veganismo na preservação do meio ambiente

Os 30 alimentos que mais prejudicam o meio ambiente 

Mascar chiclete faz mal, sobretudo ao meio ambiente

O que são PFAS? Por que são perigosos à saúde e ao ambiente?

França vai proibir vapes descartáveis. Riscos à saúde e ao meio ambiente




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...