Vida eterna: Caixão vivo se decompõe em até 45 dias


O caixão biodegradável da Loop Biotech é uma alternativa inovadora e sustentável para os tradicionais caixões de madeira. Esse produto, conhecido como Loop Living Cocoon, é feito de materiais naturais e oferece uma maneira consciente de enfrentar a etapa final da vida.

O Loop Living Cocoon é uma invenção holandesa, feito de micélio (filamentos vegetativos dos fungos) e cânhamo (uma fibra têxtil), esses materiais são naturais, renováveis e biodegradáveis, enriquecendo a natureza ao degradar-se em até 45 dias.

Como é feito o Loop Living Cocoon

  • Esse caixão vivo é cultivado em um molde em apenas 7 dias nas instalações de cultivo da Loop Biotech em Delft, na Holanda, utilizando espécies de cogumelos locais e fibras de cânhamo recicladas, o que o torna 100% natural e ecológico. Isso é significativamente mais rápido do que a madeira tradicional, que leva décadas para crescer.
  • Ao contrário dos caixões de madeira que demoram anos para se decompor no solo, o Loop Living Cocoon se degrada em um período entre 30 e 45 dias. Ele “retorna à terra”, liberando nutrientes benéficos para solo e plantas.
Vida eterna: Caixão vivo se decompõe em até 45 dias

Fonte foto: Loop Biotech

A empresa Loop Biotech também oferece uma urna biodegradável para cremação que pode ser enterrada com um broto no topo. Quando a urna se decompor, uma árvore crescerá no local.

Vida eterna: Caixão vivo se decompõe em até 45 dias

Fonte foto: Loop Biotech

A Loop Biotech produz cerca de 500 caixões e urnas por mês e exporta-os para toda a Europa.

Benefícios Ambientais

O micélio tem um poder único de decompor material orgânico, contribuindo para a saúde do ecossistema. Além disso, o uso do cânhamo como fibra têxtil é uma escolha sustentável.

Esse caixão ecológico é uma alternativa para aqueles que desejam garantir que todas as fases da vida sejam sustentáveis.

Vídeo: Caixão Ecológico

Essa não é a primeira iniciativa do tipo. Confira outras similares:

Fontes: 

  1. Loop Biotech
  2. Público
  3. Sechat
  4. Olhar Digital
  5. Eco Up



Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...