O que é Antropoceno? Por que Cientistas Não o Consideram uma Nova Era?


Recentemente, um comitê de cientistas rejeitou a proposta de formalizar o Antropoceno como uma nova época geológica. Neste artigo, vamos explorar o que é o Antropoceno e por que essa decisão foi tomada.

Homem explorando a Terra

Homem espremendo o planeta Terra como se fosse uma laranja

O Conceito do Antropoceno: Uma Era Moldada pelo Homem

O termo “Antropoceno” foi oficialmente proposto pelo falecido Prêmio Nobel da Química Paul Jozef Crutzen em 2002. Refere-se a uma nova época geológica na qual a influência humana no planeta Terra é dominante. Desde o século XIX, os cientistas têm debatido as consequências das atividades humanas na Terra, incluindo alterações climáticas, perda de biodiversidade, poluição entre outras.

Nós falamos aqui algumas vezes sobre os símbolos do Antropoceno:

A Proposta e os Debates

A proposta para formalizar o início do Antropoceno como uma nova era geológica vem sendo discutida por especialistas há 15 anos. No entanto, recentemente, um comitê de cientistas votou contra sua formalização. A decisão foi baseada na falta de evidências claras sobre o impacto humano na estratigrafia da Terra.

O Impacto Controverso

A data proposta para marcar o início do Antropoceno é o ano de 1952, quando os primeiros sinais de atividade humana significativa, como o plutônio resultante de testes nucleares tornaram-se detectáveis em  em 10 centímetros de sedimentos terrestres em um lago incontaminado no Canadá. Além do material radioativo, a lama do mesmo lago também contém vestígios de fertilizantes e da queima de combustíveis fósseis, CO2 e outros gases causadores do efeito estufa e consequentemente do aquecimento global.

Apesar destes sinais, muitos cientistas acreditam que eles não são suficientes para determinar a transição de uma era geológica para outra.

Embora o Antropoceno continue a ser amplamente discutido e utilizado em diversos contextos, a formalização do termo como sendo uma nova época geológica está muito longe de ser um consenso entre os cientistas.

O impacto do homem sobre a Terra pode ser muito pequeno, e até mesmo insignificante, perto da história natural da formação do planeta, que é de 4,5 bilhões de anos, em comparação aos 300 mil ano do Homo sapiens na Terra.

Fontes:

  1. New York Times
  2. Nature
  3. Instituto de Física USP
  4. Australian Museum

Talvez te interesse ler também:

Quais são as causas NATURAIS do aquecimento global?

Especialistas alertam: parem com essa ideia de “escurecer o Sol”

Os 20 R’s da sustentabilidade: sim, a lista aumentou!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...