Índice
A culpa não é tua! Mas do poder público! É um crime contra a nação!
Nesta Semana da Água, celebramos a importância desse recurso vital para a vida na Terra. No entanto, a realidade brasileira é marcada por um paradoxo: enquanto milhões de pessoas ainda não têm acesso à água potável, um volume significativo é desperdiçado diariamente.

Um estudo recente do Instituto Trata Brasil revela que 40,1% da água tratada no Brasil é desperdiçada nos sistemas de distribuição. Isso significa que, diariamente, 7,8 mil piscinas olímpicas de água potável são jogadas fora, o equivalente a mais de sete vezes o volume do Sistema Cantareira.
Esse cenário alarmante tem graves consequências:
Enquanto se fala sobre “fechar a torneira para escovar os dentes”, colocando a culpa sempre no cidadão, é fundamental que o poder público assuma a responsabilidade pela preservação da água e combata o desperdício. A água é desperdiçada no caminho que faz da estação de tratamento até as casas, por falta de manutenção dos sistemas de transporte (encanamento, etc).
Embora a responsabilidade maior seja do poder público, cada cidadão pode fazer a sua parte para reduzir o desperdício de água:
A preservação da água é um compromisso de todos. Através da cobrança por políticas públicas eficazes e da adoção de práticas conscientes, podemos garantir a segurança hídrica para as presentes e futuras gerações.
Juntos, podemos fazer a diferença!
Fonte: Instituto Trata Brasil: https://www.tratabrasil.org.br/
Talvez te interesse ler também:
Pegada Hídrica: O Impacto Invisível da Água em Nossas Vidas
A importância da água e o que você pode fazer para preservá-la
Piscinas e jardins dos ricos estão acabando com a água dos pobres
Categorias: Ambiente
Você precisa fazer login para enviar um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER