Reciclagem de eletrônicos: na Escócia lixo eletrônico é reciclado e doado à quem precisa


De Glasgow, Escócia, Reino Unido, vem uma ótima iniciativa para combater o lixo eletrônico e ainda ajudar quem precisa.

A iniciativa que se chama Recycle your Electricals, tem a meta  de recolher milhões de itens eletrônicos no Reino Unido, evitando o acúmulo desse lixo poluente no meio ambiente, até porque ele é reciclável e reutilizável.

Reciclagem, doação e revenda

A campanha que ocorre através de parcerias, vem conseguindo os recursos necessários para  consertar os aparelhos recolhidos, e encaminhá-los àqueles que precisam.

A entidade responsável por liderar essa iniciativa é a Material Focus, com o apoio da rede Remade Network e o respaldo do Conselho Municipal de Glasgow.

A campanha repara ou recicla, doa ou revende os equipamentos eletrônicos recolhidos.

A Remade Network, através do seu serviço Tech Drop, recolhe itens como desktops, baterias, plugues e cabos e, através de um serviço de distribuição feito pelo intermédio de 50 entidades filantrópicas, os aparelhos renovados são distribuídos.

Por exemplo, já foram doados 1000 desktops para famílias que não possuíam esse tipo de dispositivo de acesso à Internet.

Além disso, graças à essa iniciativa, evitou-se a emissão de 250 toneladas de CO2 e o desperdício de milhões de itens eletrônicos.

Scott Butler, Diretor Executivo da Material Focus, vê essa campanha como decisiva para evitar o desperdício dos equipamentos eletrônicos.

“Este projeto é vital para garantir que façamos bom uso de nossos equipamentos elétricos antigos.

Quer sejam reutilizados ou reciclados, esses itens contêm materiais valiosos que, de outra forma, se perderiam para sempre.

Nossa pesquisa mostrou que no Reino Unido estamos acumulando mais de 527 milhões de pequenos itens elétricos, uma média de 20 por residência”, declarou.

Fabricantes dos eletrônicos

Para a viabilização de todo esse projeto, a Remade Network e a Material Focus recebem verba da Câmara Municipal de Glasgow.

Também faz parte da campanha, o envolvimento dos fabricantes por meio do Regulamento Waste Electronic and Electrical Equipment-WEEE (Resíduos de Equipamentos Eletrônicos e Elétricos), que define as regras e os parâmetros para que eles garantam e contribuam com a facilitação do recolhimento, conserto ou reciclagem desses itens.

Em conformidade com a WEEE os produtores e varejistas de produtos elétricos e eletrônicos devem garantir que os processos e sistemas de coleta estejam em vigor para que os aparelhos antigos sejam reutilizados e reciclados, em vez de serem jogados fora.

A Material Focus estabeleceu mais de 2.500 pontos, onde as pessoas podem levar seu aparelho eletrônico antigo, e 127.000 pessoas já fizeram isso.

Vídeo da campanha

Veja a divulgação desse projeto neste vídeo do canal Recycle Your Electricals, através do personagem símbolo dessa campanha, o gato rosa, chamado HypnoCat, que tem superpoderes hipnóticos e a missão de conduzir o Reino Unido a reciclar seus aparelhos elétricos.

Observação: para ver a tradução escrita, clique no botão de configuração e ative a tradução automática para português.

 

Preservação do meio ambiente

Como visto, este tipo de iniciativa promove muitas vantagens e benefícios, porque além da doação para quem precisa, a reciclagem de aparelhos elétricos e eletrônicos contribui para poupar os metais e minerais raros extraídos da natureza, e também preserva o meio ambiente do descarte irregular e perigoso desses itens.

Fica essa ideia para que mais países, órgãos governamentais, entidades e empresas, também abracem este tipo de campanha.

Veja mais iniciativas em prol do reaproveitamento e contra os desperdício de materiais, nos links abaixo.

Talvez te interesse ler também:

França adota “cafés conserto”: chega de consumismo!

Reciclagem: como foram feitas as medalhas das Olimpíadas de Tóquio?

ReTuna: o Primeiro Shopping Center do Mundo dedicado somente à Reutilização e à Reciclagem

Estudos buscam melhorar a reciclagem do lixo eletrônico




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...