ReTuna: o Primeiro Shopping Center do Mundo dedicado somente à Reutilização e à Reciclagem


Um Shopping Center onde tudo já foi usado, mas pode voltar a ter uma nova vida. A Suécia realmente acredita na filosofia da reutilização e da reciclagem. Prova disso é ReTuna, um grande centro comercial que vende apenas produtos reciclados e é o primeiro deste tipo no mundo.

Em nossas cidades, os shopping centers são cada vez mais numerosos. Lugares ocupados, às vezes caóticos, onde estamos ocupados procurando roupas, sapatos, acessórios sem pensar nos danos que o impulso consumidor causa ao meio ambiente.

A cidade de Eskilstuna se esforça para ser um modelo de referência ecológica. Do seu trabalho de desenvolvimento sustentável, surgiu a ideia de abrir um shopping center com lojas reais, mas com uma gama de produtos reutilizados.

Na ReTuna Återbruksgalleria, apenas produtos reciclados podem ser encontrados. O local abriga 14 lojas, um restaurante, uma área de exposição e tem um programa educacional para que os suecos interessados ​​possam aprender a reciclar ainda mais.

retuna2

A ReTuna Återbruksgalleria é o primeiro centro comercial de reciclagem do mundo e promete revolucionar as compras de forma inteligente para o meio ambiente. Aqui os objetos antigos retornam a uma nova vida através do reparo e do upcycling. Além disso, tudo o que é vendido é reciclado ou reutilizado ou produzido de forma sustentável.

O shopping center abriu suas portas em agosto de 2015 e está localizado perto do centro de reciclagem Retuna Återvinningscentral. É administrado pela empresa municipal Eskilstuna Energi och Miljö (EEM).

retuna3

Os visitantes podem levar ao depósito do shopping center, o chamado “Returen”, o que eles não usam mais, desde brinquedos a móveis, roupas, objetos decorativos e dispositivos eletrônicos. No depósito, o pessoal faz uma primeira coleção do que é utilizável e do que não é. Os artigos são então distribuídos para as lojas do shopping. A equipe de cada loja faz uma segunda seleção, na qual se escolhe o que é preciso reparar, converter, perfeccionar e finalmente vender. Desta forma, os materiais ganham uma nova vida.

E a ideia está funcionando: em 2016, a ReTuna Återbruksgalleria vendeu 8,1 milhões de coroas suecas de produtos reciclados, no valor de 830 mil euros.

retuna4

“A ReTuna é mais do que apenas um mercado, também quer ser um momento educativo, organizar eventos, workshops, conferências, dias temáticos e mais, todos focados na sustentabilidade, também há salas de conferências e o Café Returama que oferece almoços e jantares orgânicos” lê-se no site oficial do shopping.

Além disso, o ReTuna gerou mais de 50 novos postos de trabalho.

Precisa de um shopping desse em cada cidade, não é mesmo?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...