Pálpebras caídas: 10 remédios naturais e exercícios para fazer em casa


Os olhos são capazes de fazer toda a diferença no visual, por isso é importante cuidar bem deles, e também prestar atenção quando algo não vai bem.

Por exemplo, já ouviu falar de pálpebras caídas? Esse é um problema que atinge muita gente, e ocorre em decorrência da flacidez da pele em volta dos olhos. Pode ser consequência do envelhecimento natural, uma condição congênita ou mesmo ocorrer em decorrência de doenças como diabetes, AVC, síndrome de Horner, tumores e outros problemas musculares e/ou relacionadas ao sistema nervoso.

Mas às vezes, uma ou ambas as pálpebras caídas podem não ser apenas uma condição natural de perda da elasticidade da pele causada pelo envelhecimento natural, e configurar uma condicão conhecida como ptose, que pode exigir cirurgias para correção.

É fundamental consultar um médico para avaliar a situação.

Mas nos casos comuns, exercícios faciais e produtos naturais podem ajudar a minimizar a flacidez visual.

Conheça abaixo 10 opções de correção natural das pálpebras caídas.

Clara de ovo

Separe a clara de um ovo, passe uma pequena quantidade nas pálpebras e deixe agir por 15 minutos. Nesse período, mantenha os olhos fechados. Depois, lave com água fria. Esse procedimento pode ser feito 3 vezes por semana. A receita é do Canal da Elda Wichmann.

A clara de ovo é rica em colágeno e em albumina (uma proteína), portanto, ajuda a levantar a pálpebra dando elasticidade à pele, e força à musculatura que a sustenta.

Pepino

mascara pepino

bem conhecido nos procedimentos naturais de cuidado com os olhos, o pepino é um ótimo aliado no tratamento de pálpebras caídas, tendo em vista que ele possui efeito antioxidante, calmante, anti-inflamatório, hidratante e até clareador.

O pepino contém ácido ascórbico e cafeico, os quais reduzem as pálpebras caídas. Eles diminuem a inflamação e naturalmente reforçam a pele.

Para fazer essa receita, basta aplicar rodelas de pepino gelado nos olhos e deixar agir por 20 minutos. Depois, lave o rosto com água fria.

Camomila

Assim como o pepino, a camomila também contém propriedades anti-inflamatórias, por isso é ótima para pálpebras caídas, ajuda a fortalecer a pele e pode ser muito útil no tratamento estético dos olhos.

Para reduzir as pálpebras inchadas e flácidas, basta aplicar bolsas geladas de camomila nos olhos e deixar agir por 20 minutos.

Faça um chá de camomila, deixe esfriar para depois colocar na geladeira. Aplique gelado com um algodão ou pano limpo sobre a (s) pálpebra (s).

Alternativamente, use os saquinhos de chá (inclusive reutilizando).

Primeiro, coloque os saquinhos de chá em água quente. Deixe em infusão por 10 minutos e beba o chá (para não desperdiçar). Depois, resfrie os saquinhos na geladeira por 15 a 30 minutos. Depois de frios, coloque os saquinhos de chá sobre os olhos por 30 minutos.

Retire os saquinhos de chá e deite com os olhos fechados por mais 25 minutos. As propriedades anti-inflamatórias do chá reduzem o inchaço e fortalecem a pele ao redor dos olhos.

Faça esse procedimento frequentemente.

Água gelada

A água gelada também pode ser usada para minimizar a flacidez da pele dos olhos. Para isso lave o rosto com água gelada, sempre que possível.

Uva

uva

Nesse caso, o tratamento pode vir de dentro para fora. A uva é um alimento que ajuda no combate ao envelhecimento e deve ser consumida por quem quer se manter sempre jovem.

As uvas são ricas em resveratrol, um elemento natural que retarda o envelhecimento celular. Comer mais uvas ajuda a pele a se manter jovem, previne linhas finas e diminui as pálpebras caídas.

Coma uva! Uma tigela por dia se puder!

Você também pode experimentar aplicar suco 100% uva diretamente sobre a pele, embora isso possa parecer estranho. Experimente colocar o suco da uva sobre as pálpebras, deixando descansar por 20 minutos.

Batata

Experimente aplicar rodelas de batata congelada em volta dos olhos e deixar agir por cerca de 20 minutos. A batata reduz a inflamação e a retenção de líquidos, melhorando o aspecto do olhar.

Creme caseiro

Faça uma pasta com cinco rodelas de pepino sem casca, duas colheres de aveia, quatro colheres de iogurte natural e quatro colheres de gel de babosa. Bata os ingredientes no liquidificador e aplique nas pálpebras, deixando agir por 20 minutos, e enxaguando, em seguida.

Massagem para levantar o olhar

Alguns movimentos simples podem ajudar a prevenir ou mesmo tratar pálpebras caídas, dando um aspecto saudável aos olhos. O video do canal Patrícia Elias traz dicas de como tratar e evitar pálpebras caídas.

Se feitos todos os dias, o resultado é permanente. Confira:

Exercícios para levantar as pálpebras

Existem inúmeras massagens que podem auxiliar no levantamento das pálpebras. A Dra. Tatiana Gebrael ensina como fazer esses movimentos e lembra da importância de fazer esses exercícios em conjunto com o tratamento recomendado pelo oftalmologista de confiança.

Ginástica para levantar a pálpebra

O tratamento natural para melhorar o aspecto do olhar também pode ajudar a minimizar bolsas e olheiras. São estes os exercícios que Adriana Teixeira ensina, no Canal Beleza de A a Z. Esta ginástica facial pode fazer muita diferença, se feita com frequência:

Talvez te interesse ler também:

PÁLPEBRAS INCHADAS: COMO TRATAR COM REMÉDIOS NATURAIS

MÁSCARAS FACIAIS

ESFOLIANTE CASEIRO

ARGILA BRANCA

USOS DA BORRA DE CAFÉ PARA A MANUTENÇÃO DA SUA BELEZA

FAÇA VOCÊ MESMO UM BANHO DE BRILHO NATURAL E CASEIRO




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...