Shein é o maior golpe da Fast Fashion: é impossível não comprar!


O e-commerce tem proporcionado mudança nos hábitos de consumo de muitas pessoas, que acabam sendo seduzidas por belas imagens que captam seus desejos, não raro, através de estratégias criadas pela Inteligência Artificial.

E isso é o que está ocorrendo com um site de vendas de Fast Fashion chamado Shein, que se notabilizou por oferecer modelos de roupas fantásticos por preços reduzidos.

Mas nem tudo que reluz é ouro e esse é um golpe considerado o maior nesse mercado de comércio de moda.

Como o site atrai?

Como conta a colunista de moda Ines Fressynet para a Euronews, em primeiro lugar, mecanismos de buscas identificam perfis e interesses de consumidores e, com o uso da Inteligência Artificial pelas empresas, chega-se aos perfis com maiores probabilidades de realizar uma compra.

A partir dai o cuidado com a seleção das imagens e os preços atrativos completam a receita para estimular o consumo, que muitas vezes nem era uma necessidade direta do consumidor.

Shein é uma plataforma internacional, especializada em vendas de roupas femininas, mas que inclui ofertas de itens masculinos e infantis.

Um golpe e tanto: é impossível não comprar

Com tantas condições atrativas é quase impossível resistir a realizar compras no site e ai começa o problema.

Com uma atuação em grande parte baseada em influenciadores digitais, visando expansão de vendas, é uma empresa sem qualquer transparência.

Não se consegue identificar um canal de comunicação telefônico, um endereço, ou mesmo um SAC. Isso significa que, caso haja algum problema, ficará sem solução.

E as entregas, relatadas por inúmeros clientes, quando e se chegam a eles, não correspondem à suposta qualidade oferecida no site.

Investigações sobre a origem dos produtos indicam exploração de mão-de-obra na China, o que já seria o suficiente para desaconselhar a empresa. Mas além disso, é parte da Fast Fashion, isto é, rápido consumo e grande descarte, gerando mais e mais lixo, poluição e pressão sobre o meio ambiente.

Leia aqui a análise completa feita por Ines Fressynet.

Mesmo sendo justamente criticada e denunciada, a Shein segue firme e forte em seu propósito de vender mais por menos. Isso porque as pessoas caem no golpe. A carne do consumo é fraca!

Pense mil vezes antes de cair nessa e em outras tentações de consumo. Seu bolso e o planeta agradecem.

Talvez te interesse ler também:

Em vez de Black Friday, siga o movimento Green Friday!

Lixão têxtil a céu aberto no Chile é a nova paisagem do deserto do Atacama

Cenas lastimáveis do lixão gerado pelo luxo barato da fast fashion

Moda: a indústria que ocupa o 2° lugar no ranking das mais poluentes

Os 10 mandamentos do consumo consciente para você entender esse conceito




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...