Cremes de clareamento de pele contêm mercúrio: metal pesado tóxico para o corpo


Cremes, protetores, esmaltes, e outros produtos farmacêuticos, principalmente os cosméticos, podem conter substâncias que fazem mal ao nosso corpo.

Quase metade dos cremes de clareamento de pele (ou chamados cremes de ‘branqueamento’) contém mercúrio, uma substância tóxica.

Substância ilegal

Uma revisão científica analisou mais de 100 produtos populares de clareamento de pele, vendidos em sites como Amazon e eBay. Os pesquisadores descobriram que quase metade desses cosméticos continha mercúrio acima dos limites legais.

O mercúrio é um metal pesado, altamente tóxico para os seres humanos, e pode causar sintomas graves.

O relatório foi publicado pelo European Environmental Bureau.

Produtos para clareamento de pele

Os produtos para clareamento de pele ou branqueamento de pele (Skin-lightening products – SLPs na sigla em inglês) estão disponíveis em farmácias e mercados.

O mercúrio em cosméticos, especialmente em cremes para clarear a pele, é amplamente utilizado devido à sua capacidade de suprimir a produção de melanina, que dá cor à pele, e para clarear a hiperpigmentação, como manchas escuras, melasmas e sardas.

No entanto, o mercúrio é altamente tóxico para a saúde humana.

Amazon, eBay e Aliexpress

O Zero Mercury Working Group (ZMWG) analisou 271 SLPs de mais de 40 plataformas online, incluindo Amazon, eBay e Aliexpress.

Eles descobriram que 129 dos produtos testados continham níveis de mercúrio superiores a 1 ppm.

1 ppm é o limite legal internacional estabelecido pela Convenção de Minamata sobre Mercúrio.

Elena Lymberidi-Settimo, gerente de políticas da Campanha Zero Mercúrio, conta ao Medical News Today que:

“Já realizamos esse tipo de amostragem três vezes, então não diria que ficamos muito surpresos com as descobertas.

No entanto, é bastante preocupante que esses cremes estejam disponíveis, repetidamente, com mercúrio muito alto, em mais plataformas ao redor do mundo, em todas as regiões e em comparação com nossa última pesquisa”.

Os perigos do mercúrio

O uso regular de SLPs contendo mercúrio reduz:

  • a resistência a infecções bacterianas e fúngicas;
  • erupções cutâneas;
  • descoloração da pele e manchas na pele;
  • danos aos olhos;
  • dificuldades respiratórias;
  • danos ao sistema nervoso;
  • e doenças renais.

Além disso, as pessoas que usam SLPs ricos em mercúrio também podem expor outras pessoas a esse metal.

Excede os limites

Para a análise, os pesquisadores criaram uma lista de 80 SLPs considerados produtos potencialmente de “alto teor de mercúrio” (contendo pelo menos 1 ppm de mercúrio) encontrados em 17 países, incluindo Estados Unidos, México e Índia.

Ao todo, os pesquisadores descobriram que 47,6 % das 271 amostras testadas continham níveis de mercúrio que excediam os limites legais.

Os cientistas e pesquisadores avisam sobre a dificuldade de fiscalização dos produtos vendidos na internet. Para eles:

“Esta investigação confirmou que a maioria das plataformas de comércio eletrônico não está suficientemente motivada para verificar a legalidade dos produtos vendidos.

Quando essas plataformas foram notificadas no passado sobre a venda de produtos ilegais com alto teor de mercúrio, uma resposta comum foi que eles voluntariamente retiraram esses produtos de venda e colocaram mais filtros para dificultar a compra. No entanto, na maioria dos casos, essas medidas pouco fizeram para deter os vendedores on-line”.

Alternativas

Mas quais alternativas são seguras para as pessoas que desejam usar cremes para clarear a pele?

Segundo o Dr. Shari Lipner, professor associado de dermatologia clínica da Weill Cornell Medicine, que não esteve envolvido no relatório:

“Hidroquinona, alcaçuz, vitamina K, ácido kójico e vitamina C são ingredientes seguros para clarear a pele”.

A Dra. Lauren Taglia, dermatologista, acrescentou que a arbutina também é um ingrediente seguro para clarear manchas escuras.

O relatório nos faz refletir como é fácil adquirir produtos na internet sem que saibamos seus potenciais riscos, e muitas vezes as pessoas usam vários produtos ao mesmo tempo e que contêm ingredientes ativos que fazem mal à saúde.

Optar por produtos mais naturais, menos químicos e menos industrializados é um caminho mas o ideal é sempre consultar um especialista.

De acordo com o International Journal of Dermatology Trusted Source, o clareamento da pele representa uma séria ameaça à saúde pública.

Procure sempre um profissional confiável para cuidar do maior órgão do corpo: a pele. Não gaste dinheiro à toa com propaganda enganosa, e menos ainda coloque sua saúde em risco.

Talvez te interesse ler também:

9 remédios naturais para remover metais pesados do organismo

Faça você mesmo produtos de beleza usando cascas de frutas

10 maus hábitos que aumentam as rugas

Pele flácida: as causas e como resolver ou melhorar seu aspecto

Alimentos ricos em colágeno para a pele esplandecer




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...