Finalmente! União Europeia aprova carregador universal para todos os dispositivos móveis


Já pensou que sonho ter apenas um carregador para tudo? Pois na União Europeia, a partir de 2024, o USB-C se tornará a porta de carregamento comum para todos os dispositivos móveis (celulares, tablets, câmeras digitais, fones de ouvido, alto-falantes portáteis, etc).

O anúncio foi feito pela Comissão do Mercado Interno do Parlamento Europeu. A ideia é reduzir o lixo eletrônico e gerar economia para o bolso do consumidor que poderá usar seus cabos antigos.

O que muda?

Na UE, a partir do outono de 2024, todos os dispositivos eletrônicos móveis recarregáveis ​​via cabo com fio deverão ser equipados com uma porta USB-C, independentemente do fabricante.

A velocidade de carregamento precisará ser harmonizada, permitindo que os usuários carreguem seus dispositivos na mesma velocidade com qualquer carregador compatível.

As empresas que se adaptam, inclusive a Apple. A regra do carregador USB-C universal aplica-se a todos e não é feita contra ninguém. Como sabemos, a Apple é a empresa mais “exclusivona” do mercado digital, então levantou-se a dúvida se ela não cumpriria o acordo:

“Começaremos a aplicar as regras em 24 meses, vamos dar dois anos às empresas de tecnologia, é mais do que suficiente, mas as incentivamos a se adaptarem mais cedo”, disse o Comissário Europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton.

Menos lixo, mais economia

Cada vez que a gente compra um dispositivo novo, vem com ele o seu carregador “pessoal”. A possibilidade de os consumidores escolherem se querem ou não comprar seus dispositivos com ou sem carregador, levará à “maior reutilização de carregadores e ajudará os consumidores a economizar até € 250 milhões por ano na compra de carregadores sem carregamento necessário“, sublinha o Parlamento Europeu, estimando que “os carregadores descartados e não utilizados representam cerca de 11 mil toneladas de lixo eletrônico por ano”.

Obsolescência programada

A Comissão Europeia também pretende apresentar em breve uma proposta contra a obsolescência programada de dispositivos eletrônicos.

“Estamos trabalhando em ecodesign para evitar a obsolescência planejada de smartphones e tablets. Algumas empresas gostariam que trocássemos nosso smartphone a cada três anos, nós as entendemos, mas não é o ponto de vista do consumidor nem o nosso, em termos cuidar agora do ambiente”, sublinhou o Comissário Breton.

Combate ao consumo

Esse é o tipo de notícia que gostamos de dar. Quando trocamos carro a diesel por carro elétrico, carne de vaca por carne de laboratório, é verdade que pode haver melhorias, mas a probabilidade de trocar 6 por meia dúzia é maior.

O verdadeiro combate à crise climática é o combate ao consumo. É usar menos carro privado e mais transporte público, comer menos carne e mais feijão, comprar menos, muito menos do que compramos hoje. Até porque, compramos coisas inúteis que duram pouco, geram lixo desnecessário, tudo na ilusão de ser feliz.

Agora é esperar que essa regra se espalhe pelo mundo inteiro.

Gostou? Compartilhe!

Talvez te interesse ler também:

Lixo eletrônico no mundo pesa mais que Muralha da China

Ecopontos: 10 cidades brasileiras terão espaços para descarte de lixo eletrônico

Os 10 mandamentos do consumo consciente para você entender esse conceito

Pneus de carro poluem quase 2.000 vezes mais que escapamentos

Cobalto: o lado sombrio dos carros elétricos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...