Ecopontos: 10 cidades brasileiras terão espaços para descarte de lixo eletrônico


Maceió (AL) e Manaus (AM) foram contempladas com um projeto do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que conta com um sistema de logística reversa de eletroeletrônicos domésticos.

A meta do Governo Federal é que 400 cidades brasileiras tenham centrais de destinação de resíduos eletrônicos até 2025.

As duas capitais são as primeiras da região Norte e Nordeste a contarem com a iniciativa que faz parte do programa Lixão Zero do MMA e atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Para isso acontecer, fabricantes e comerciantes têm a responsabilidade de manter a logística do sistema de coleta de produtos não mais utilizados, junto com o governo e associações de reciclagem, como prevê o DECRETO NÚMERO 10.240, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2020.

Aparelhos como geladeiras, fogões, TVs, ventiladores e celulares poderão ser descartados de forma voluntária em espaços específicos para o recebimento correto destes lixos eletrônicos.

Espera-se que 10 centrais funcionem até novembro. Os próximos grandes centros urbanos que receberão os ecopontos são Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO) e Rio de Janeiro (RJ). Brasília (DF), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC) e Vitória (ES) já aderiram ao projeto.

André França, secretário de Qualidade Ambiental do MMA, explica a situação de Manaus, que teve um ecoponto instalado no final de setembro. Para ele, o ponto ajudará a evitar a poluição da região amazônica, maior bioma do mundo, evitando o descarte incorreto de lixo nos igarapés e cursos d’água.

França conta como funciona a coleta:

“Agora, para evitar a poluição do maior bioma [de floretas úmida] do mundo, a gente entra com esse projeto. As pessoas têm a opção de entregar voluntariamente o equipamento sem vida útil diretamente nesse ponto de coleta ou agendar o melhor dia e horário para retirada na sua própria casa.”

Os ecopontos de Maceió e Manaus passaram a funcionar nos dias 28 e 29 de setembro, respectivamente.

No total, 10 cidades vão receber pontos ecológicos para a coleta de lixo eletroeletrônico.

Agende um horário para entrega voluntária em casa ou procure onde é a central de logística e leve seu equipamento que não funciona mais até o ponto de coleta!

Talvez te interesse também:

Reciclagem de eletrônicos: Na Escócia lixo eletrônico é reciclado e doado à quem precisa

Campanha instrui o que fazer com o lixo eletrônico

Obsolescência programada: a vida dos produtos eletrônicos cada vez mais curta




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...