O que pode encarecer e faltar nas prateleiras devido à invasão da Rússia na Ucrânia


O mundo inteiro está sendo atingido pelo cenário de guerra na Ucrânia, principalmente os países mais pobres.

Os preços de matérias-primas dispararam devido às interrupções no fornecimento causadas pela invasão russa, que bloqueou o fluxo de

  • grãos;
  • metais;
  • gás;
  • petróleo.

Tanto a Rússia quanto a Ucrânia são grandes exportadores de produtos como trigo e cereais, petróleo, gás natural, carvão, ouro e outros metais preciosos.

A situação tem sido descrita como “catastrófica” por muitos países.

O que pode encarecer e faltar nas prateleiras do Brasil e do mundo por causa da guerra

Veja alguns produtos que estão sendo afetados pela guerra:

Energia: aumento de preço de gás e petróleo

A economia da Rússia depende significativamente da exportação de petróleo e gás. O país é o terceiro maior exportador de petróleo do mundo (depois da União Europeia e da Arábia Saudita) e um dos maiores exportadores de gás.

Antes da invasão da Ucrânia, a Rússia fornecia 1 em cada 10 barris de petróleo que o mundo consumia.

Agora porém, com a guerra e o anúncio dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido de proibir a importação de produtos de energia russos, o mercado internacional de petróleo enfrenta sua maior turbulência desde a década de 1970.

Alimentos mais caros

Todos os produtos agrícolas devem ficar mais caros por causa da crise dos fertilizantes, produtos fundamentais na agricultura, os quais estão sofrendo entraves na circulação. A Rússia é um dos maiores exportadores desses produtos, e o principal fornecedor para o agronegócio brasileiro. Isso por si só já encarece os alimentos.

Mas além disso, a Rússia e a Ucrânia são grandes exportadores de produtos alimentícios. Os dois países, conhecidos como o “celeiro da Europa“, representam 29% das exportações globais de trigo e 19% das de milho, segundo dados do banco JP Morgan.

A Ucrânia é o maior produtor mundial de óleo de girassol, e a Rússia ocupa o segundo lugar, segundo a S&P Global Platts. Juntos, representam 60% da produção mundial.

Se a colheita ou o processamento são prejudicados, ou se as exportações são interrompidas, as nações importadoras precisam encontrar formas de substituir esse fornecimento.

Analistas alertam que o impacto da guerra na produção de grãos pode chegar a duplicar os preços internacionais do trigo. Isso poderia afetar gravemente vários países que dependem das importações de grãos vindos da região do Mar Negro.

Pão e macarrão mais caros também no Brasil

O preço do pão, do macarrão e de outros derivados do trigo devem subir ainda mais por causa da crise Rússia – Ucrânia, segundo previsão da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi).

Isso porque, como explica a associação:

“O Brasil produz menos da metade do trigo consumido e precisa importar grandes quantidades do grão de países do MERCOSUL – sobretudo da Argentina -, do Canadá e dos Estados Unidos. A elevação do preço do grão, impacta diretamente os valores de produção para os fabricantes das categorias representadas pela ABIMAPI. Nas massas, em média, 70% do custo é de farinha. Nos biscoitos, o peso é de 30%, e nos pães e bolos industrializados, de 60%”.

Metais: aumento de preço de produtos enlatados

A Rússia é um dos maiores fornecedores do mundo de metais utilizados em todo tipo de produto, de latas de alumínio até cabos de cobre e componentes de automóveis.

O país é o quarto exportador global de alumínio e um dos cinco principais produtores mundiais de

  • aço;
  • níquel;
  • paládio;
  • e cobre.

A Ucrânia também é um fornecedor importante e possui uma importante participação na exportação de paládio e platina.

Isso significa que, devido à invasão da Ucrânia pela Rússia, poderemos ver um aumento de preços dos produtos enlatados e de cabos de cobre.

Néon: escassez de microchips

A Ucrânia é um dos principais provedores de gases raros purificados, como o criptônio e o néon (ou neônio), este último essencial para a fabricação de semicondutores.

Segundo dados da consultoria TrendForce, a Ucrânia representa quase 70 % das exportações mundiais de gás néon purificado, usado para os lasers que gravam os padrões dos semicondutores.

Qualquer alteração em seu abastecimento poderia agravar a escassez de microchips, que já foi um problema significativo em 2021.

Plástico: encarecimento de tudo

O encarecimento do produto está diretamente ligado ao preço do petróleo no mercado internacional, insumo que registra altas consecutivas desde o início do conflito armado no leste europeu.

O plástico, por exemplo, é uma matéria-prima fundamental na composição de vários produtos, então isso acaba gerando uma alta da inflação e pode haver outros produtos em menor escala que venham a ser impactados.

A tendência global é registrar uma alta no valor do material. Somente a Rússia, um dos países envolvidos na guerra, é responsável pela exportação anual de US$ 254 milhões (R$ 1.310,64 bilhão) do produto para o Brasil.

Carne mais cara também no Brasil

O que a carne do Brasil tem a ver com a guerra? Tudo! O aumento do preço está relacionado ao custo dos grãos usados na ração animal. Os principais insumos utilizados na ração animal, o milho e o trigo, tiveram uma alta de 5% e 3%, respectivamente, no mercado interno, mas a impressão do consumidor é de que o aumento tenha sido ainda maior.

A vida está ficando mais difícil para todos

Este é um conflito que está sendo pago pelos cidadãos. Alguns estão pagando com a própria vida, outros com o bolso.

Pedimos por diplomacia e paz.

Talvez te interesse ler também:

Por que a Rússia está em guerra com a Ucrânia?

Guerra cultural: Rússia pede à Itália obras de arte de volta

2040: o ano do colapso geral, diz modelo computacional do MIT

Como explicar a guerra para as crianças

As melhores frases curtas sobre a guerra

Pepe Mujica sobre a guerra: avançamos em tecnologia e regredimos em humanidade

Os ricos sobreviverão. Conheça os bunkers dos bilionários




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...