Consumidores buscam cada vez mais estilo de vida sustentável, diz pesquisa


Pesquisa encomendada pela empresa Alibaba Group revela que consumidores buscam cada vez mais adotar estilo de vida sustentável, mas nem sempre isso é fácil.

A empresa Alibaba Group divulgou seu mais recente relatório ESG (Environmental, social, and corporate governance), trazendo valiosos insights sobre as atitudes dos consumidores em relação à sustentabilidade e o papel das empresas em incentivar escolhas conscientes.

O que diz a pesquisa

Segundo esta pesquisa, uma parcela significativa de consumidores (73%) busca adotar estilo de vida mais sustentável, com destaque para mercados emergentes na Ásia (87%). No entanto, o estudo aponta obstáculos como inconveniências e custos elevados como principais desafios para uma adoção generalizada.

A pesquisa “Tendências de Sustentabilidade 2023” entrevistou mais de 14.000 consumidores em 14 mercados na Ásia, Europa e Oriente Médio.

A pesquisa revela que consumidores em mercados emergentes asiáticos estão especialmente inclinados a aprender sobre compras online sustentáveis, com cerca de 76% demonstrando interesse em informações sobre consumo sustentável. Esse desejo é particularmente alto nas Filipinas (93%), Indonésia (91%) e Emirados Árabes Unidos (90%).

A disposição dos consumidores em adotar práticas de sustentabilidade varia entre regiões, sendo que os mercados asiáticos emergentes (88%) têm maior inclinação a aprender sobre como comprar online de forma sustentável em comparação aos mercados desenvolvidos da Ásia (66%) e da Europa (66%). A escolha de embalagens e reciclagem de produtos também varia de acordo com a região.

As barreiras para um consumo sustentável

O relatório destaca que a acessibilidade continua a ser um fator-chave influenciando as escolhas dos consumidores. A falta de informações sobre produtos (48%) e preços elevados (45%) são as principais barreiras para a adoção de um estilo de vida sustentável. Mais da metade dos consumidores (53%) daria prioridade à sustentabilidade se fosse acessível e conveniente, especialmente na Ásia (61%).

Um terço (33%) considera a vida sustentável inacessível, com destaque para a Tailândia (84%), Emirados Árabes Unidos (41%) e Espanha (37%).

Ademais, 61% dos consumidores enfatizam a importância de preços acessíveis. Reduzir o uso de plásticos descartáveis ​​(55%) e oferecer produtos e serviços sustentáveis (47%) como formas das empresas promoverem a sustentabilidade.

Contudo, as empresas precisam conquistar a confiança dos consumidores em relação a suas alegações de sustentabilidade, pois 38% deles afirmam ter pouca confiança nessas declarações, com níveis mais elevados de ceticismo na Tailândia (56%), França (48%) e Cingapura (47%), onde eles veem os produtos com slogan de “sustentáveis” como táticas de marketing para vender mais e elevar os preços,

Apesar do interesse crescente, apenas 15% dos consumidores expressam total confiança nessas alegações, o que motiva as empresas a focarem na construção de confiança, especialmente na Europa.

Como visto, os resultados desta pesquisa indicam que a acessibilidade e a motivação são os principais impulsionadores para promover mudanças em prol da sustentabilidade.

Por que o consumo sustentável é importante?

As tendências de consumo sustentável são importantes porque refletem a preocupação com o meio ambiente e a busca por soluções mais responsáveis e sustentáveis.

Cada vez mais, as pessoas estão conscientes dos impactos das suas escolhas de consumo, e buscam alternativas mais sustentáveis e responsáveis.

Oxalá, cada vez mais pessoas despertem para a necessidade de escolhas de consumo mais éticas, ecológicas e sustentáveis, para preservação ambiental e um futuro sustentável, justo e respeitoso com todos os seres.

Fontes:

  1. VeganBusiness
  2. Alibaba
  3. Lições Markenting

Para mais conteúdos sobre consumo consciente, veja:

Papel: Alternativas ao consumo, por um mundo mais sustentável

Pirâmide do Consumo Consciente: A Hierarquia das Prioridades

O que é delivery sustentável? Não se deixar enganar!

Moda sustentável: A tendência que muda o estilo e o mundo

5 obras para ajudar a entender a importância do consumo consciente




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...