Pirâmide do Consumo Consciente: a Hierarquia das Prioridades


A pirâmide do consumo consciente é uma representação gráfica que sugere uma hierarquia de prioridades a serem consideradas ao fazer escolhas de consumo mais conscientes e sustentáveis. Ela é baseada na ideia de que devemos reduzir, reutilizar, reciclar e só então, como último recurso, recorrer à compra de novos produtos.

A pirâmide do consumo consciente geralmente é representada com diferentes níveis, como uma pirâmide tradicional. No topo da pirâmide estão as estratégias que têm o maior impacto positivo no meio ambiente e na sociedade, enquanto na base estão as opções que têm o menor impacto.

Aqui está uma representação típica da pirâmide do consumo consciente, do topo para a base, ou seja, da maior para a menor prioridade.

Use o que já tem

Antes de fazer qualquer compra, é importante repensar se realmente precisamos do produto. Muitas coisas compramos por impulso, coisas que pouco tempo depois viram lixo. Comprar menos para evitar desperdícios significa questionar se realmente precisamos de um item novo ou se podemos satisfazer nossas necessidades com o que já temos.

Pegue emprestado ou alugue

Em vez de comprar um produto que será usado poucas vezes, pegue emprestado ou alugue. Hoje em dia isso é mais fácil com aplicativos ou grupos nas redes sociais.

Troque

Se pedir emprestado não lhe parecer justo, ofereça uma troca. Também nesses casos existem grupos nas redes sociais que fazem a boa e velha permuta.

Garimpe seminovos

Não é de hoje que existe o comércio de seminovos. Muito útil nos casos de produtos caros. Alguns produtos são até novos, só que perdem o valor de novo ao sair da loja e custam menos. Vale a pena garimpar!

Faça você mesmo

Sempre que der ou puder faça você mesmo o produto, principalmente reutilizando materiais que iriam para o lixo.

Compre

Comprar está no topo da pirâmide pois é a última das prioridades, a se chegar apenas quando todas as outras opções não tiverem sido viáveis. Aí sim, podemos optar por comprar produtos, e de preferência que tenham sido produzidos de forma sustentável, com menor impacto ambiental e social.

A ideia central da pirâmide do consumo consciente é incentivar a reflexão sobre nossos hábitos de consumo e promover escolhas que sejam mais responsáveis e sustentáveis.

Você já tinha ouvido falar? Gostou da ideia?

Talvez te interesse ler também:

Os 10 mandamentos do consumo consciente

Significado de greenhushing, greenshifting, greenlighting e outros termos

O que é delivery sustentável? Não se deixar enganar!

Fair Trade. O que significa Comércio Justo? Guia ao Consumidor

Aplicativos vendem alimentos perto de vencer a validade, com preços bem mais baixos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...