Como fazer Guirlanda de Natal em casa? Dicas passo a passo

  • atualizado: 
Guirlanda de Natal

O período do Natal chegou e um dos ornamentos mais bonitos, especiais e elegantes que podemos usar são as guirlandas. Dá para fazê-las em tantas maneiras diversas, reutilizando materiais que temos em casa ou compondo-as com doces, balas, chocolates, frutas, folhas e sementes secas e perfumadas. Com certeza este é um enfeite muito interessante e que não pode falar na casa das pessoas que adoram o Natal com seu período de festas, luzes e enfeites.

Usadas tipicamente como ornamentos domésticos, as guirlandas são vistas com mais frequência nesta época natalícia, embora sejam também usadas em eventos cerimoniais em culturas de todo o mundo. As guirlandas têm muitas histórias, significados e simbolismos. São tradicionalmente feitas de plantas resistentes e perenes, simbolizando força, pois este tipo de planta resiste a todo o inverno mantendo-se sempre verde. Também são feitas de folhas de louro, uma outra planta cheia de simbolismo. A coroa de louros simboliza vitória. As guirlandas são colocadas na porta da casa, simbolizando boas-vindas à quem vier. 

Agora que conhecemos alguns de seus significados, vejamos algumas ideias para fazer a tua Guirlanda de Natal em casa. 

1. GUIRLANDA COM ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO

Este é um material que com certeza todo mundo tem casa. Olha que linda a guirlanda que a Jully Couti ensina no vídeo abaixo. Os laços podem ser feitos com as fitas que você tiver em casa mesmo. Reutilize tudo o que puder.

2. GUIRLANDA COM VÁRIOS MATERIAS RECICLADOS

Artesanando mostra como fazer uma guirlanda com o que tiver em casa partindo do papelão que você pode reutilizar de uma caixa; os tecidos podem ser aqueles que tiverem sobrado de um corte para costura. Ele dá várias outras dicas interessantes. Dá uma olhada:

3. GUIRLANDA PERFUMADA

Uma ótima ideia é esta de fazer uma guirlanda que perfume o ambiente, e por isso mesmo espalha bom-humor e sensação de bem-estar. A dica do Canal Harmoniza é fazer uma guirlanda de alecrim. Muito boa ideia. Confira:

4. GUIRLANDA DE DOCES

O Canal Revista Artesanato ensina a fazer uma guirlanda de bombons que é muito interessante pois, ao final, ela poderá ser degustada no Natal. Claro que você pode escolher o bombom da tua preferência, ou usar balas e outros doces mas a ideia da composição é esta aqui. Veja o passo a passo para realizá-la:

5. GUIRLANDA REAPROVEITANDO AS BOLINHAS DA ÁRVORE

Esta dica também é muito boa, porque sempre sobra dos Natais passados alguns materiais para a decoração da árvore, bolas, ramos, enfeites em geral. O Canal Vila Bacana ensina o passo a passo para reaproveitar as bolinhas de Natal. Fica realmente muito elegante! Veja só:

Agora que você viu estas dicas, você também pode usar a tua imaginação para compor uma guirlanda nova, de criação 100% tua, reutilizando tudo aquilo que tiver em casa. O importante é não gastar dinheiro com materiais que provavelmente depois serão jogados no lixo, poluindo e nada mais.

E um Feliz Natal a todos :)