Como fazer envelopes lindos e criativos reutilizando papel‏

Como fazer envelopes

Com o advento da tecnologia e da inclusão digital, a prática da escrita tem sido deixada um pouco de lado, infelizmente. A escrita é um dos hábitos mais saudáveis na manutenção de atividades cerebrais, e combiná-la ainda com a arte de cartas e dos envelopes pode gerar grandes resultados. Veremos como fazer envelopes criativos reutilizando papel de revistas, jornais e etc. para os mais variados objetivos, de convites de uma festa ou mesmo para mostrar seu apreço por quem o recebe.

Quando usar envelopes lindos e criativos

A vida é plena de eventos e atividades que requerem dedicação especial. Além de nossas atividades diárias, volta e meia aparece algum evento incomum (mesmo que esperado) ou atividade que solicitará um pouco mais de nossa atenção, como aniversários, formaturas, jantares com amigos, reuniões fraternais e assim por diante.

É basicamente nestas situações que o hábito da boa convivência e do prestígio deve ser colocado em prática. Neste caso, a utilização de envelopes será muito mais do que bem-vinda, será um gesto apreciado e lembrado por muito tempo, se não para sempre.

Como fazer envelopes

Fazer envelopes lindos e criativos é muito fácil. Para ajudar nesta empreitada, daremos algumas ideias para que você possa começar esta bela arte, depois é só exercitar a própria criatividade que você tem.

Primeiramente, para que você possa fazer seus próprios envelopes, você precisará de um molde. Você utilizará este molde para pode fazer os seus envelopes com facilidade e na medida correta, mantendo assim lindos envelopes de forma uniforme.

Recomendamos a utilização de papel cartão para fazer o molde ou mesmo um pedaço de papelão, pode ser de caixa de sapatos que sempre temos guardada em casa. Você pode também utilizar um envelope que você já tenha pronto como molde, para isso basta abri-lo gentilmente e o molde já estará pronto. Veja na primeira linha o molde com envelope pronto e a segunda o molde que pode ser feito com papel cartão ou caixa de sapato:

Como fazer envelopes com papel cartao ou caixa de sapato

http://pixel.brit.co/wp-content/

A partir de um destes moldes, você poderá fazer os mais variados tipos de envelope. Você pode, por exemplo, utilizar uma revista que todos já tenham lido. Veja a seguir como um envelope feito de página de revista pode ficar lindo e visualmente agradável. Basta destacar a página desejada e cortá-la com o molde e em seguida colar as extremidades:

Como fazer envelopes 2

http://3.bp.blogspot.com/

Como fazer envelopes 3

http://farm3.static.flickr.com/

É possível também fazer envelopes artesanais muito bonitos para crianças ou festas, como a páscoa ou natal. E aqui cabem duas dicas, você pode tanto fazer os envelopes para convidar as crianças para a festinha do seu filho, filha (ou sobrinhos, sobrinhas, afiliados e etc.) ou mesmo para incentivá-las e iniciá-las nesta prática saudável de exercício cerebral. Não há criança que não fique maravilhada com artesanato, todas gostam.

Com as crianças, pode-se utilizar todo tipo de papel para os envelopes, de preferência ensinando o conceito de reutilização (usando revistas velhas, jornais, histórias em quadrinhos). Em seguida, pode-se enfeitar os envelopes de acordo com a temática, sendo com flores, natureza ou mesmo animaizinhos:

Como fazer envelopes 4

http://static.squarespace.com/static/

Já pensou então para uma situação um pouco mais séria, ou mesmo romântica? Os envelopes artesanais, ou seja, aqueles feitos por você, podem ser utilizados para garantir muita elegância para um jantar romântico a dois, para servir de lembrança do dia dos namorados, ou mesmo para mandar um recado para pessoa amada. Aliás, até para um bom amigo ou amiga pode-se mandar uma carta com um lindo envelope.

Nestas situações você pode reutilizar papéis que sigam uma cor mais padrão, ou mesmo papéis de presente que se tenha em casa. Caso deseje, é possível também comprar o papel da cor escolhida para criar seu próprio envelope. Veja como é fácil e ficará lindo seguindo o seu molde:

Como fazer envelopes 5

Como fazer envelopes 6

Como fazer envelopes 7

http://ohsobeautifulpaper.com/wp-content/

Obviamente o conteúdo de cada envelope irá variar de acordo com cada situação. Se uma festa, possivelmente uma mensagem com o nome do convidado. Se um evento com várias pessoas, o nome de quem aquele lugar ou assento pertence, se uma festa infantil, uma mensagem alegre.

A criatividade é um dom que nós todos temos, basta exercitá-la.

Leia também:

seta

ESCREVER À MÃO FAZ BEM AO CORPO E À MENTE

setaMÉTODO MONTESSORI: 10 PRINCÍPIOS PARA EDUCAR CRIANÇAS FELIZES

setaESCREVER À MÃO NOS DEIXA MAIS INTELIGENTES