Animais marinhos em risco de extinção em massa. A culpa é da pesca intensiva


A pesca intensiva e a intervenção humana estão aumentando o risco de extinção dos animais marinhos, especialmente as espécies de maior tamanho.

Especialistas dizem que o fenômeno da extinção de animais marinhos teria consequências muito maiores do que a ocorrida há milhões de anos por causas naturais. Agora a culpa seria totalmente das atividades humanas com especial referência à pesca excessiva, para não mencionar os efeitos colaterais das mudanças climáticas e do aquecimento global com a acidificação dos oceanos.

Pesquisadores da Universidade de Stanford acabam de publicar um novo estudo que levanta o alarme sobre o risco de extinção de animais marinhos. Este estudo foi publicado na revista Science.

O que está acontecendo?

Os pesquisadores levaram em conta a situação dos vertebrados e moluscos marinhos nos últimos 500 anos. A presença e o número das diferentes espécies de hoje, foram comparadas com o que aconteceu nas últimas cinco grandes extinções precedentes, ocorridas somente por causas naturais.

Os especialistas estudaram os fósseis e eles perceberam que o que está acontecendo hoje é sem precedentes na história do nosso planeta.

A explicação dos pesquisadores é muito simples. Hoje nós seres humanos temos as ferramentas e as tecnologias que nos permitem a pesca excessiva, o que não aconteceu em eras passadas. Hoje a humanidade pode pescar no leito do mar e alcançar grandes animais marinhos que não foram antes ameaçados pelas atividades humanas.

A sushi mania está acabando com os ecossistemas marinhos

Agora o problema é que as grandes espécies marinhas que correm o risco de desaparecerem por causa do homem, e estas desempenham um papel muito importante nos ecossistemas. A perda de grandes animais marinhos, de acordo com Jonathan Payne, autor do estudo, poderia ter graves repercussões sobre os oceanos e os seus ecossistemas.

O nosso planeta já está perdendo os recifes de coral e os grandes caracóis do mar. Sem os corais, as estrelas marinhas, que deles se nutrem, não podem se multiplicar. Atum e bacalhau já estão em alto risco de extinção devido à pesca excessiva.

É, portanto, chegado o momento de realmente regulamentar as atividades pesqueiras com o escopo de proteger os animais marinhos, o planeta, seus ecossistemas preciosos e, também, a nós mesmos.

Estamos nos aproximando da Sexta Fase de Extinção em Massa? Assista ao vídeo abaixo:

Talvez te interesse ler também:

POR QUE NÃO DEVEMOS COMER SALMÃO?

10 ESPÉCIES DE PEIXES SÃO RESPONSÁVEIS POR 24% DA PESCA MUNDIAL

POR UM CONSUMO CONSCIENTE DE PEIXE

OCEANOS EM COLAPSO: EM ATÉ 2050 NÃO EXISTIRÁ MAIS PEIXE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...