Dieta para emagrecer? A vegetariana, diz estudo


Continuam a se acumular as evidências científicas sobre os efeitos benéficos de uma dieta vegetariana. De acordo com um novo estudo publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, a dieta vegetariana é ótima para perder peso.

Os pesquisadores analisaram 15 estudos feitos sobre as dietas vegetarianas ou veganas, e descobriram que estas levaram a uma perda de peso de mais de 3 quilos, independentemente da contagem de calorias ou de exercícios físicos. Entre os estudos, 11 diziam respeito a uma dieta vegana, exclusivamente, ao passo que os restantes se basearam em dietas vegetarianas.

Em estudos observacionais, de fato, os vegetarianos geralmente, pesam menos que os onívoros. No entanto, as mudanças no peso que ocorrem quando as dietas vegetarianas são prescritas, não foram bem quantificadas.

“Nós fizemos uma estimativa do efeito sobre o peso corporal, quando as dietas vegetarianas são prescritas”, dizem os pesquisadores que analisaram as alterações no peso corporal em grupos de controle que receberam tratamentos para emagrecer, com a prescrição destas dietas, e nos grupos que não receberam esta recomendação, usando um modelo de efeitos aleatórios para estimar a diferença média de peso. “Não houve diferença significativa na perda de peso entre os estudos que analisaram os ovo-lacto-vegetarianos, daqueles em dietas veganas”, acrescentam.

Mas cuidado: as palavras “vegan” e “vegetariano” apenas definem o que as pessoas que seguem esta dieta, não comem, enquanto por trás do conceito de ‘dieta baseada em vegetais’ se esconde a definição do que realmente é consumido. Por que dizer não aos produtos de origem animal, não significa necessariamente comer alimentos saudáveis, advertem os pesquisadores.

Não é apenas uma questão de moderação, explica a equipe, mas de escolhas saudáveis.

A prescrição de dietas à base de vegetais, portanto, reduz o peso corporal médio, ou seja, ajuda a emagrecer e sugere o seu potencial valor para a prevenção e o tratamento das doenças relacionadas ao peso.

E nós acrescentamos o .

Leia também: Melhores e piores dietas: lista completa




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...