Melhores e piores dietas: lista completa


Quais são as melhores e as piores dietas da atualidade? A US News compilou uma lista que inclui 35 dietas, com o apoio de uma equipe de especialistas em saúde e nutrição. A revista norte-americana fornece uma classificação geral e uma classificação parcial (que considera as dietas especificas para alguns problemas de saúde ou metas).

O que faz uma dieta ser melhor que a outra? Para a criação do ranking, os especialistas expressaram seus pontos de vista, levando em consideração também as dietas que possuem produtos específicos que são oferecidos ao público, como a Vigilantes do Peso. A intenção é permitir que as pessoas se orientem entre as várias dietas e os benefícios que prometem.

Para cada dieta, os especialistas consideraram a perda de peso a curto e a longo prazo, a facilidade no acompanhamento, o cumprimento das normas nutricionais vigentes, o risco para a saúde e que possam resultar em problemas como diabetes ou doenças do coração. Aqui está a classificação geral e aqui a parcial.

Melhores e piores dietas

1. Dieta DASH

A dieta DASH foi desenvolvida para combater a pressão alta. Está localizada no topo da classificação dos especialistas que lhe deram uma pontuação alta por sua integridade nutricional, segurança, capacidade de prevenir ou controlar diabetes e pelo seu papel no apoio à saúde do coração. Pontuação: 4.1 de 5.

2. Dieta TLC

A dieta TLC é mais conhecida como Therapeutic Lifestyle Changes e é um programa criado pelo National Institute of Health. É considerada adequada para promover a saúde cardiovascular e é tida como segura e muito saudável. Sua pontuação total é de 4 em 5.

3. Dieta da Clínica Mayo

A Mayo Clinic Diet é projetada para fazer da alimentação saudável, um bom hábito permanente. Obteve notas altas em termos de nutrição, segurança e para a prevenção da diabetes. A perda de peso seria moderadamente eficaz. Pontuação 3.9 de 5.

4. Dieta Mediterrânea

Parecida com a Mayo Clinic Diet, encontramos a dieta mediterrânea, que foi reconhecida por sua ênfase em frutas, legumes e pratos saudáveis. Observações foram positivas e avaliaram positivamente a dieta mediterrânea. Pontuação: 3.9 de 5.

5. Vigilantes do Peso

A conhecida dieta dos Vigilantes do Peso foi avaliada como eficaz e inteligente e superou outros planos de dieta no mercado. É considerada fácil de seguir e útil para a perda de peso. As vantagens são especialmente: a riqueza de frutas e legumes e a presença de um grupo de apoio. Pontuação: 3.9 de 5.

6. Diet Flexitarian

Um bom plano de dieta com uma abordagem adequada para toda a família. Veja como especialistas têm chamado a dieta Flexitarian, que enfatiza o consumo de frutas, legumes, grãos integrais e proteínas vegetais em prevalência às proteínas de origem animal. Especialistas consideram mais fácil de seguir e eficaz para a perda de peso em longo prazo. Pontuação: 3.8 de 5.

7. Dieta Volumetrics

A par com a dieta Flexitarian encontramos a dieta Volumetrics, que rendeu alta pontuação por ser considerada saudável e nutritiva. Especialistas acreditam que esta dieta possa trazer efeitos benéficos para o coração e para a diabetes, como um plano alimentar do qual todos podem se beneficiar. Pontuação: 3.8 de 5.

8. Dieta Jenny Craig

Especialistas a elogiam porque é fácil de seguir e consideram segura e completa do ponto de vista nutricional. Não consideram, no entanto, particularmente adequada para quem sofre de diabetes e tem problemas do coração. Além disso outro ponto negativo é que essa dieta resultaria muito cara e não acessível a todos. Pontuação: 3.7 de 5.

9. Diet Biggest Loser

Esta dieta recebeu alta pontuação para a perda de peso em curto prazo, para a segurança e eficácia para a saúde do coração. Mas alguns especialistas não a consideraram tão especial como outras dietas. Neste caso é apenas questão de exploração da fama no programa de televisão de mesmo nome – no Brasil, ganhou o nome de Além do Peso. Pontuação: 3.6 de 5.

10. Dieta Ornish

A dieta Ornish recebeu uma reação mista entre os especialistas. Por um lado é considerada nutricionalmente saudável e segura para o coração, enquanto, por outro é considerada não muito fácil de seguir e bastante restritiva. Ajudaria tanto para perder peso, quanto para reduzir a pressão arterial. Pontuação: 3.6 de 5.

11. Dieta tradicional asiática

A Traditional Asian Diet, ou seja, a dieta tradicional asiática, tem sido definida como uma escolha razoável para um modelo nutricional saudável. Especialistas deram pontuação alta para a nutrição e segurança, mas eles duvidam que esse tipo de alimentação possa contribuir para a perda de peso. Pontuação: 3.5 de 5.

12. Dieta Vegetariana

Os especialistas manifestaram opiniões positivas sobre a dieta vegetariana. Eles a definem como uma dieta sólida para a saúde e capaz de produzir uma rápida perda de peso. Também seria forte em outras áreas, especialmente no que diz respeito à saúde do coração e da integridade nutricional, que provavelmente representam os aspectos mais importantes. Pontuação: 3.5 de 5.

13. Dieta anti-inflamatória

Esta dieta seria boa do ponto de vista nutricional, mas especialistas temem que seja complicado segui-la e que lhe falte uma supervisão, ao lado de alegações infundadas, notadamente sobre os benefícios do uso de suplementos, uma vez que a população (no caso norte-americana) poderia conseguir os nutrientes deficientes simplesmente aumentando o consumo de frutas e verduras. Pontuação: 3.3 de 5.

14. Slim Fast

A dieta Slim Fast, segundo os especialistas, pode ser considerada razoável. Excedeu outras dietas concorrentes no que diz respeito à perda de peso, é muito bem estruturada e bastante fácil de seguir. Mas teve menor pontuação em relação à proteção da saúde do coração. Pontuação: 3.3 de 5.

15. Spark Solution

Alguns especialistas não estão muito convencidos dos benefícios a longo prazo desta dieta estruturada em exercícios e na redução de calorias. Outros especialistas acreditam que essa dieta pode realmente trazer, àqueles que seguem, a perda de peso. Pontuação: 3.3 de 5.

16. Flat Belly

A dieta da barriga Flat está localizada no meio da tabela porque obteve pontuações médias. Pontuações mais altas foram alcançadas em matéria de segurança e nutrição. Esta dieta promete a perda de peso rapidamente, especialmente no abdômen. Pontuação: 3.2 de 5.

17. HMR

A dieta HMR recebeu pontuação moderada na maioria dos critérios. É considerada útil para a perda de peso a curto prazo, mas também cara e não é muito prática para a maioria das pessoas. Pontuação: 3.2 de 5.

18. Nutrisystem

Esta dieta é considerada bastante fácil de seguir, segura e com pequenos defeitos nutricionais, na opinião dos especialistas. Mas considerada inadequada como uma dieta para o coração. Pontuação: 3.2 de 5.

19. Abs Diet

Especialistas consideram que esta seja uma dieta moderadamente eficaz para a perda de peso rápida. A dieta promete a perda de peso de até 12 kg de gordura da barriga em apenas duas semanas. Especialistas pretendem colocá-la em discussão. Pontuação: 3 de 5.

20. A Engine 2 Diet

Os especialistas reconheceram os benefícios para a saúde, em particular no que diz respeito ao coração e diabetes, esta dieta, mas também criticou seu programa desnecessariamente restritiva, que nem sequer particularmente inovador. Pontuação: 3 de 5.

21. South Beach

A dieta de South Beach já recebeu pareceres favoráveis em relação à perda de peso rápida, mas suas restrições podem torná-la imprópria para eliminar os quilos extras a longo prazo. Pontuação: 3 de 5.

22. Dieta Vegan

Especialistas atribuem pontuações bastante altas para a dieta vegan no que diz respeito à proteção contra à diabetes e às doenças do coração, mas de acordo com algumas declarações dos peritos entrevistados, esta dieta seria extremamente restritiva e não forneceria quantidades suficientes de alguns nutrientes. Pontuação: 3 de 5.

23. Dieta da Zona

A dieta da zona seria complicada e tediosa de se estruturar a cada refeição para alcançar as necessidades específicas em matéria de macronutrientes. Especialistas estriam bastante perplexos com esta dieta. Pontuação: 2.9 de 5.

24. Eco-Atkins Diet

Um dos especialistas disse que a dieta Eco-Atkins é mais saudável do que a dieta Atkins tradicional, mas, em sua opinião, é provável que seja mais difícil de seguir. É restritiva e precisa de um guia para seguir em detalhe. Pontuação: 2.9 de 5.

25. Dieta do Índice Glicêmico

Os especialistas lhe deram baixa pontuação com relação à perda de peso a longo prazo, os benefícios para o coração e a facilidade em segui-la. Pontuação: 2.9 de 5.

26. Macrobiótica

Os especialistas consultados deram pouco crédito à dieta macrobiótica por vários fatores. Esta requereria uma mudança radical em relação à dieta americana padrão e teria um regime muito rigoroso para seguir. Pontuação: 2.7 de 5.

27. Medifast

A dieta Medifast tem atraído escores positivos apenas no que diz respeito à perda de peso em curto prazo, enquanto que teve baixa pontuação em relação à maioria das categorias. Os objetivos desta dieta são perda de peso e controle do diabetes. Pontuação 2.7 de 5.

28. Dieta Ácido-alcalina

Esta dieta recebeu baixas pontuações em todas as categorias. Seria difícil de segui-la e não representaria uma garantia para a perda de peso ou para a prevenção de diabetes e doenças cardíacas. Pontuação: 2.6 de 5.

29. Supercharged Hormone Diet

De acordo com os especialistas consultados é uma dieta ridícula, que não promove a perda de peso a longo prazo ou a melhoria do comportamento alimentar. Recebeu pontuações medíocres em todas as categorias. Pontuação: 2.6 de 5.

30. Body Reset Diet

Especialistas se mostraram pouco animados com essa dieta que recebeu pontuações medíocres em todas as categorias. Seria uma dieta pouco saudável e não muito útil para perder peso em longo prazo. Pontuação: 2.5 de 5.

31. The Fast Diet

É a dieta do jejum em que os especialistas manifestaram várias preocupações, argumentando que isso poderia levar a escolhas alimentares “pobres” e a uma falta de controle das porções nos dias em que não se faz jejum. Pontuação: 2.5 de 5.

32. Atkins

Especialistas descobriram que a dieta Atkins, popular dieta low-carb, deixa muito a desejar. Poderia superar quase todas as dietas concorrentes no que diz respeito à perda de peso em curto prazo, mas teve baixa pontuação em relação a perda de peso no longo prazo, nutrição e saúde do coração. Pontuação: 2.3 de 5.

33. Raw Food Diet

Especialistas deram pontuações positivas para a dieta dos alimentos crus que diz respeito à perda de peso, tanto a curto como a longo prazo, mas eles avaliaram como quase impossível de seguir. Na opinião de um especialista, envolve grande esforço e trabalho duro, conhecimento e sacrifício, enquanto haveria outras dietas igualmente saudáveis que exigem menos esforço. Pontuação: 2.3 de 5.

34. Dieta Dukan

A dieta Dukan tem pontuações muito baixas, bem abaixo da média. Os especialistas entrevistados a definiram como muito restrita, com muitas regras e nenhuma evidência de que realmente funcione. Pontuação: 2 de 5.

35. Dieta do Paleolítico

Especialistas têm contestado esta dieta sob todos os pontos de vista e concluem que em relação à alimentação, seria melhor escolher outros programas alimentares. Seria difícil aplicar este sistema aos tempos modernos comendo carne “pura” e muitas plantas selvagens. Pontuação: 2 de 5.

A classificação parcial

Melhores dietas 2015

Melhores dietas

  1. DASH Diet
  2. TLC Diet

Melhores dietas para perder peso

  1. Vigilantes do Peso
  2. HMR Diet

Melhores dietas para diabetes

  1. Biggest Loser
  2. DASH Diet

Melhores dietas para o coração

  1. Ornish Diet
  2. TLC Diet

Melhores dietas comerciais

  1. Vigilantes do Peso
  2. Jenny Craig Diet

Melhores dietas para uma alimentação saudável

  1. DASH Diet
  2. TLC Diet

Dietas mais fáceis de seguir

  1. Vigilantes do Peso
  2. Jenny Craig Diet

Melhores dietas baseadas principalmente em alimentos de origem vegetal

  1. Dieta Mediterrânea
  2. Flexitarian Diet

Veja aqui todos os resultados parciais das dietas. Veja aqui o ranking completo de US News com os detalhes de cada dieta.

Talvez te interesse ler também:

DESCUBRA QUAL É A DIETA QUE MAIS EMAGRECE

Fonte foto: nummytummy.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...