Cupuaçu: propriedades e benefícios da superfruta rica em oxidantes


O cupuaçu é uma fruta natural da América do Sul e cresce, basicamente, junto com o cacau, nas florestas tropicais da Colômbia, Peru e Brasil. Seus frutos são marrons, com forma alongada e a polpa é branca e amadurecem durante o período chuvoso tropical, de janeiro a abril. É uma fruta de sabor e aroma muito suave e agradável – algumas pessoas o relacionam ao sabor do cacau com aroma frutado de mamão e bananas, mas para nós, brasileiros, é mesmo o sabor do nosso cupuaçu, não há dúvidas.

Na alimentação dos povos da bacia amazônica, o cupuaçu é normalmente usado como sobremesa, consumido cru em batidos, sumos e saladas. A manteiga de cupuaçu, com características similares à da manteiga de cacau, é usada também como um ingrediente para a preparação de produtos cosméticos.

Propriedades e benefícios

O cupuaçu é fonte de vitaminas com especial referência à vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C. Os povos amazônicos usam suas sementes para fins terapêuticos, em tratamentos do para o sistema digestivo.

Leia também: QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?

É uma fruta rica em flavonóides, poderosos antioxidantes que ajudam o corpo a se manter jovem, que neutralizam a ação dos radicais livres e protegem a pele e todas as células do corpo do envelhecimento.

É também uma fonte de minerais valiosos, tais como o ferro, o cálcio, potássio, fósforo e selênio. O cálcio é essencial não só para a saúde dos ossos e dentes, mas também para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Este fruto também protege a saúde do sistema gastrointestinal. É uma fonte de ácidos graxos essenciais que ajudam a manter a pele macia e fazer seu cabelo brilhante.

As vitaminas encontradas nesta fruta, juntamente com os ácidos graxos essenciais, fazem uma combinação perfeita para proteger o organismo contra as doenças cardiovasculares, as mudanças de humor e problemas de memória.

Muitas vezes o cupuaçu é consumido como único alimento nutritivo no pequeno almoço. O cupuaçu fortalece todo o corpo e contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Cupuaçu

Foto: Just Food Now

É realmente uma superfruta.

Uma sua outra qualidade muito interessante é a de poder ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue e, portanto, a prevenir doenças cardiovasculares.

Também é utilizado como analgésico nos trabalhos de parto das mulheres nativas.

O cupuaçu é considerado pelas populações amazônicas uma medicação natural de excelência, bem como uma importante fonte de alimento, energético e nutricional, para as tribos indígenas da floresta tropical sul-americana.

Leia também:

INHAME: UM ALIMENTO MEDICINAL, CHEIO DE PROPRIEDADES E USOS

AÇAÍ: TODOS OS BENEFÍCIOS DESSA PAIXÃO NACIONAL

IDEAL PARA VEGANOS: CONHEÇA UM DOS MAIS COMPLETOS ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL

MARACUJÁ: BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS E REMÉDIO NATURAL

Fonte foto capa: Cloudfront




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...