Dia do Hambúrguer: comemore com amor e saúde


Você sabia que existe uma data comemorativa para o hambúrguer? Pois 28 de maio é Dia Mundial do Hambúrguer, um alimento muito amado em todo o mundo. Saiba tudo sobre a data e comemore com saúde.

Um alimento completo

Podemos dizer que o hambúrguer é um alimento completo – e até saudável, apesar de ser ícone do fast food – pois contém:

  • carboidrato (o pão),
  • a proteína (geralmente a carne, o ovo e o queijo, mas nós escolhemos hambúrguer vegetariano ou vegano porque não somos coniventes com o sofrimento animal)
  • e possui fibras, minerais e vitaminas (se colocar alface, tomate, pepino, rúcula)

Hambúrguer pode ser saudável, claro, dependendo dos ingredientes que for feito. Por exemplo:

  • O pão pode ser feito com ingredientes integrais (melhor ainda se for pão caseiro)
  • O hambúrguer pode ser feito com proteínas vegetais orgânicas e saudáveis
  • Pode conter saladas, sementes e outros ingredientes adicionais para incrementar o seu valor nutritivo, dispensando salsas calóricas e pobres em nutrientes como maionese e catchup industrializados.

De onde vem o hambúrguer?

O nome já diz tudo: Hamburgo é uma cidade alemã.

Muitos associam o famoso lanche aos Estados Unidos, país onde se popularizou mas, conta a história que sua origem seja alemã, que tenha sido levado à América pelos imigrantes da região de Hamburgo.

Contudo, há uma versão menos conhecida que conta que sua origem tenha ocorrido na Mongólia, por volta do século XIII por meio do imperador Gengis Khan que, viajando e conquistando o mundo com suas tropas, transportava pedaços de carne que acabavam se achatando e eram consumidos em forma de discos.

Dalí a prática de comer carne em forma de disco se popularizou e se espalhou pela Ásia e Europa mas, foi em Hamburgo que um açougueiro melhorou a ideia, moendo a carne e temperando-a como se faz hoje. Depois, foi colocar o disco no meio do pão e pronto, sucesso total.

Mas tem um detalhe nesse história antiga. Se antes comer carne era considerado “normal”, hoje são muitos os motivos para deixar de comer carne: primeiro pelo sofrimento animal, pois sabemos que são seres sencientes. Segundo porque faz mal à saúde, e terceiro porque existem alternativas. Não precisamos de carne para viver, muito pelo contrário contrário.

Então, dia 28 de maio para nós será o Dia do Hambúrguer Vegano.

Origem da data

Não se sabe ao certo porque o dia 28 de maio foi escolhido para comemorar a existência do hambúrguer, mas acredita-se que tenha sido nessa data, ou nesse período, que o hambúrguer como o conhecemos hoje tenha sido criado pela primeira vez, em 1904 em uma feira em Saint Louis, capital do Missouri, nos Estados Unidos.

Comemore com amor e saúde

Tudo bem que há motivos para comemorar, afinal, hambúrguer, além de ser um alimento completo, é gostoso, fácil e rápido de fazer. Mas que tal comemorar com amor, respeito aos animais e saúde?

Nossa proposta é comemorar dia 28 de maio como o Dia Mundial do Hambúrguer Vegano.

Confira as receitas nos links abaixo e boa comemoração!

Receitas de hambúrguer vegano

Talvez te interesse ler também:

Embrapa desenvolve hambúrgueres feitos com descarte de caju

Carne cultivada pode fazer mais mal que bem à saúde e ambiente

16 receitas de espetinho vegetariano para o churrasco

Por que você NÃO deve comer carne de vaca

Carne de laboratório: como e do que é feita? Você comeria?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...