Dia Mundial Sem Carne. Abaixo o especismo. Animais são amigos


Hoje comemora-se o Dia Mundial Sem Carne. Esta data foi criada pela ong FARM com a finalidade de nos recordar sobre os direitos dos animais agrícolas.

O Dia Mundial Sem Carne surgiu nos Estados Unidos em 1985, e vem sendo patrocinado e difundido por diversos grupos e organizações que defendem os direitos dos animais e a preservação da Natureza, buscando conscientizar sobre o impacto prejudicial do consumo da carne.

Eating Better Alliance, Compaixão pela Agricultura Mundial, Amigos da Terra e outras entidades são alguns dos exemplos.

Essa data é uma forma de divulgar a importância do não consumo de carne como forma de preservar a vida animal, a natureza, o meio ambiente e a saúde humana. Por isso, a data dá ênfase aos muitos benefícios de uma alimentação vegetariana e de um estilo de vida vegano, tanto no âmbito individual, como no coletivo.

Com tantos prejuízos desencadeados pelo consumo da carne, muitas pessoas estão despertando para a necessidade de mudar seus hábitos alimentares, fazendo escolhas mais saudáveis de alimentação.

Estamos testemunhando o que está acontecendo no mundo inteiro em consequência do que o ser humano está fazendo com os animais, criando-os de forma antinatural para explorá-los e consumi-los, tirando-os de seus habitats, levando-os a ter comportamentos que não fazem parte da natureza deles. A consequência disso é a disseminação de doenças como o coronavírus.

Por mais respeito a todos os seres vivos. Abaixo o especismo. Sejamos todos sensíveis. Animais são amigos, não comida.

Talvez te interesse ler também:

O consumo de carne provoca câncer: o alerta chocante vem da OMS

Especialistas alertam: é hora dar um corte à carne vermelha

Como um imposto sobre a carne vermelha poderia salvar vidas e a saúde pública




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...