Como substituir o ovo nas receitas


Existem várias razões para não se usar ovos nas receitas, desde problemas de saúde à questões éticas que envolvem exploração e crueldade animal.

Em relação aos problemas de saúde decorrentes do consumo de ovos, temos doenças relacionadas ao excesso de colesterolalergias alimentares decorrentes da proteína do ovo.

É verdade que os ovos são “essenciais” em muitas receitas porque dão liga, maciez, textura e consistência… mas… como se diz por aí, nada é insubstituível. E sendo assim, nem o ovo é insubstituível, por isso vamos AGORA substitui-lo de uma vez por todas, pelo amor das galinhas!

Crueldade

No que diz respeito à crueldade animal, a indústria dos ovos é responsável pelo sofrimento de galinhas poedeiras que são criadas em condições extremamente mecânicas, como se fossem robôs sem sentimentos. Tais indústrias não consideram que esse animais sentem agonia, dor e sofrimento, por causa das condições cruéis em que são criadas para produzirem ovos.

Para se ter uma ideia, as galinhas ficam espremidas em gaiolas bem pequenas, onde sequer conseguem se movimentar, e ainda vivem sob as luzes artificiais dos galpões para serem estimuladas a botarem mais e mais ovos, sem parar, sofrendo em consequência disso, muito estresse e dor.

Toda essa aberração contra a natureza dessas aves, faz com que elas desenvolvam o canibalismo, além de se automutilarem. Para evitar que elas façam isso, os bicos delas são cortados ou queimados com ferro quente.

Além dessas precárias condições físicas, são administradas várias substâncias químicas, como hormônios, para incrementar a produção destas galinhas.

Para finalizar, após todo o sofrimento de 18 meses de exploração e tortura, as galinhas poedeiras são abatidas por perderem a capacidade de produzirem ovos.

Esses são um dos motivos que levam milhares de pessoas a adotarem o Veganismo como forma de vida, para não compactuarem de sofrimento, dor e crueldade, impostas a animais  inocentes.

Veja a seguir quais são as soluções para substituir o ovo nas tuas receitas.

Sal negro

O sal negro é oriundo do Himalaia e é de natureza vulcânica, por isso é rico em enxofre. Graças à essa propriedade, esse tipo de sal confere às receitas sabor e cheiro parecidos com o ovo.

Por isso, pode ser usado para dar sabor aos omeletes e “ovos mexidos” feitos sem o uso de ovo.

Tofu

O tofu confere maciez  e densidade às receitas. Para utilizá-lo como ovo, é só amassá-lo.
A proporção é 1/4 copo de purê de tofu para cada ovo.

Este ingrediente é mais funcional em receitas de omeletes, tartes, pães e muffins.

Outro uso do tofu no lugar do ovo é no preparo de “ovos mexidos”. Para essa finalidade, é só amassar o tofu, colocar temperos a gosto, açafrão para dar cor e uma pitada sal negro para conferir sabor de ovo, misturar bem e levar à frigideira com um pouco de óleo para dar uma mexida.

 Chia

Para usar a chia no lugar do ovo, basta misturar 1 colher de sopa de chia para 3 colheres de sopa de água e deixar de molho por 15 minutos, até  virar uma “gosminha”.

Essa proporção vale para cada ovo.

A chia é o substitutivo ideal nas receitas em que o ovo é usado para dar liga e consistência firme em bolos, pudins, panquecas, waffles e pães.

Aquafaba

A aquafaba é a água do cozimento do grão-de-bico. Por isso, quando você cozinhar esse alimento, não descarte a água em que ele foi cozido, pois ela substituirá a clara em neve em diversas receitas.

Antes de utilizar essa água, deixe-a refrigerar na geladeira por aproximadamente 8 horas ou da noite para o dia. Esse tempo de resfriamento contribuirá para esse líquido adquirir a consistência da clara de ovo.

A aquafaba poderá ser utilizada em diversas receitas, seguindo a seguinte proporção:
1 gema de ovo = 2 colheres (sopa) de aquafaba
1 ovo inteiro = 3 colheres (sopa) de aquafaba

Para transformar a aquafaba em clara em neve é só bater a aquafaba na batedeira ou com batedor manual até emulsificar.

A aquafaba batida pode ser utilizada em receitas de merengues, suspiros, suflês, maioneses, merengues e mousses.

Purê de maçã no lugar do ovo

Para fazer o purê de maçã é só dar uma cozidinha na maçã em água e amassá-la.

Pode-se utilizar outros vegetais para fazer esse purê substitutivo do ovo, como a pera e a cenoura

Para usar esse purê que substitui o ovo em receitas, a proporção é 1/4 copo de purê para cada ovo

O purê de maçã no lugar do ovo é mais apropriado em receitas de bolos, barras de cereais, pão, e muffins.

Linhaça

Para utilizar a linhaça, pode-se valer da suas sementes ou de sua farinha. Para isso, é só misturá-la em água e esperar com que ela fique com consistência de clara de ovo (o que ocorre por volta de 15 minutos).

Para cada ovo é necessário 1 colher de sobremesa de linhaça em três colheres de água.

O ovo de linhaça é mais indicado para receitas de brownies, bolachas e pães doces.

Purê de banana

Para usar a banana no lugar do ovo, utilize uma que esteja madura e amasse-a.
Para cada ovo, utilize ½ xícara dessa fruta.

A banana confere umidade à receita, porém é preciso atentar que o sabor da banana pode se sobressair, então opte por receitas que combinem com o gosto dessa fruta, como bolos, biscoitos, pudins e panquecas.

Purê de abóbora

No caso de utilizar a abóbora como purê, é só cozinhá-la e amassá-la.

A proporção é de 1/3 de xícara  de purê de abóbora para cada ovo.

Use este purê da mesma forma que usa os outros.

Amido de milho

O uso do amido de milho em substituição à cada ovo – tanto em receitas salgadas, como doces – pode ser feito na quantidade de 2 colheres de amido de milho diluídas em 2 colheres de água.

Bicarbonato de sódio com vinagre

Em receitas nas quais o ovo é utilizado para dar leveza e maciez ao alimento, como em bolos por exemplo, o recomendável é usar a simples mistura de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com 1 colher de sopa de vinagre branco para substituir cada ovo.

Farinha de grão-de-bico

A farinha de grão-de-bico é ideal para dar liga em receitas de hambúrgueres, omeletes e bolinhos.

Para fazer uso da farinha de grão-de-bico no lugar do ovo nessas receitas, é só adicioná-la o suficiente para a massa adquirir firmeza, espessura e consistência.

Mistura de farinha de trigo e água

A mistura de cerca de 2 colheres de farinha de trigo e 1/4 de água gelada, de preferência com gás, serve para empanar alimentos no lugar dos ovos batidos.

Para fazer o empanado com essa mistura, que na Itália se chama pastella, é só passar o alimento nela, escorrer e fritar em óleo quente.

Leticina de soja

lecitina de soja tem consistência densa, por isso serve para engrossar e dar elasticidade a diversos preparos.

Cada colher de sopa de emulsão lecitina de soja substitui 1 ovo na receita.
Este produto pode ser usado no lugar do ovo em receitas de: cookies, biscoitos, pães, bolos, pudins, tortas, recheios e sorvetes.

Ágar-ágar

Ágar-ágar é uma gelatina de origem vegetal e tem a propriedade de dar consistência, elasticidade e firmeza aos pratos.

Para utilizar esse ingrediente em vez do ovo, basta misturar e bater 1 colher de sopa de pó de ágar-ágar em quatro colheres de sopa de água fervendo e levar a mistura para a geladeira.

Quando ficar consistente, bata-a novamente e em seguida pode usá-la para dar liga e firmeza nas receitas.

O ágar-ágar é bem utilizado em receitas de pudins, sorvetes, mousses e manjares.

Extrato de soja

O extrato de soja é um ótimo ingrediente para fazer maionese vegetal de um jeito simples e fácil, dispensando o uso do ovo.

Basta misturar 2 colheres de sopa bem cheias em 200ml de água e bater no liquidificador, adicionando ao mesmo tempo, óleo aos poucos até emulsificar e ficar na consistência de maionese.

Vídeos sobre como substituir o ovo

A nutricionista Adriana Boganha, neste vídeo do canal Viverdequê, mostra as várias opções de substituições do ovo em diversas receitas culinárias:

Veja mais detalhes e dicas para substitutos o ovo, nesse vídeo do canal Receitas Veganas Práticas:

Agora, com todas essas informações, dá para fazer uma infinidade de receitas sem precisar do ovo! Economizando dinheiro, poupando as galinhas de sofrerem e ainda fazendo bem para a saúde.

Talvez te interesse ler também:

Orgânicos ou caipiras: é possível comer ovos de galinhas bem tratadas?

Receitas veganas para o Natal: Ceia de amor aos animais

Veganofobia: por que os veganos são tão odiados?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...