Batata gratinada: 3 receitas para a batata ficar perfeita e crocante

Batata gratinada: 3 receitas para a batata ficar perfeita e crocante

Batata é aquele alimento maravilhoso, difícil achar quem não goste dela. É ademais multiuso pois a batata tem 1001 utilidades: na beleza, na saúde – pois é medicinal – e até na jardinagem.

Na culinária a batata é uma espécie de coringa. existem infinitas maneiras de usá-la em receitas. E não jogue a casca fora! A casca de batata além de poder ser usada como alimento, é também medicinal.

Batata gratinada, um prato especial

No outono e no inverno essa receita cai muito bem. Esse prato é especial, de fato, sua origem é francesa.

A receita original francesa se chama gratin de pomme de terre e é uma iguaria usada em todo o mundo que cada um, com seu dedinho original, pode modificá-la como preferir.

Aqui vão algumas dicas, sugestões em 3 receitas práticas para entrar no clima francês.

Bom, vamos combinar em primeiro lugar que a receita tem origem em um país frio e por isso, não é exatamente uma receita light mas podemos fazer as batatas gratinadas apenas com azeite, o que não deixa de ser batata gratinada.

Batata gratinada ao forno – receita original

Ingredientes

  • 5 ou 6 batatas lavadas e descascadas
  • 1 dente de alho
  • molho bechamel
  • queijo parmesão ralado
  • pimenta-do-reino ou salsinha picada a gosto

Receita de bechamel

  • 1 litro de leite
  • 2 colheres de sopa cheias de manteiga
  • 2 colheres de sopa cheias de farinha de trigo
  • sal e noz-moscada a gosto.

Modo de fazer o molho bechamel

Em fogo baixo, derreta a manteiga e salpique aos poucos a farinha de trigo sobre a manteiga, mexa até que se forme um creminho levemente dourado.

A seguir coloque o leite também aos poucos e vai mexendo vigorosamente até o molho engrossar com o cuidado de não empelotar. Por isso coloque bem aos poucos o leite.

Coloque uma pitada de sal enquanto engrossa o molho.

Mexa até dar a consistência cremosa. Acrescente noz-moscada e está pronto.

Modo de fazer

Pré aqueça o forno em 200°C.

Leve as batatas cortadas em rodelas de 1cm para pré-cozinharem em água fervendo levemente salgada (por uns 10 minutos pois não devem cozinhar muito, devem apenas ficar translúcidas e firmes pois irão ao forno e continuarão cozinhando ali).

Passe o dente de alho cortado no fundo da forma que irá ao forno. Isso dará um sabor leve de alho à receita, mas nada impede que quem goste muito de alho possa espalhar um pouco de alho finamente cortado por entre as batatas.

Depois “unte” o fundo da forma com um pouco de bechamel e vá arrumando as batatas alternando camadas de batata, queijo ralado e bechamel.

Capriche no queijo ralado da última camada com o bechamel e leve ao forno para gratinar, ou seja, para ficar dourado e crocante por cima.

A foto abaixo fui eu quem fiz, eu coloco pimenta-do-reino mas é opcional, quem quiser pode colocar salsinha finamente cortada.

O segredo

Um segredinho para dar essa queimadinha crocante por cima, é aumentar a temperatura do forno no final do preparo. Uns minutinhos apenas, dependendo da potência do forno. Cuidado para não queimar!

foto

Dicas

Nesta receita, não coloque tanto molho bechamel visto que as batatas estão pré-cozidas. Elas não precisam “nadar” no molho que servirá apenas para gratinar as batatas.

O pré-cozimento das batatas serve para economizar o tempo delas no forno. Mas uma outra forma seria deixar que as batatas cozinhassem no próprio bechamel, mas levaria bastante tempo para isso (uma hora mais ou menos) e a dica seria colocar no início do cozimento uma folha de alumínio e retirará-la depois para gratinar.

Também tem gente que coloca rodelas de cebola ou alho-poró junto às batatas. Fica bom mas depende do gosto.

Batata gratinada vegana

Veganos também podem se aventurar na receita acima usando leite vegetal e creme vegetal.

  • 4 xícaras (chá) de leite de soja
  • 2 colher de creme vegetal
  • 2 colheres de farinha de trigo

Leve ao fogo uma panela com 3 xícaras e meia de leite de soja com 2 colheres de sopa de creme vegetal por uns 5 minutos.

Assim que ferver, junte a farinha de trigo dissolvida em meia xícara de leite de soja mexendo sem parar até começar a engrossar e desgrudar do fundo da panela.

Use este molho no lugar da bechamel tradicional para gratinar as batatas.

Batata gratinada ao forno com azeite

foto

foto: giallozafferano

Sem leite, creme vegetal e sem manteiga tudo fica mais light e a receita de batata gratinada no azeite é também muito mais simples de fazer.

Descasque, lave e corte as batatas em pequenos cubos ou em quatro se forem pequenas.

Coloque-as no refratário salpicando um pouco de sal grosso, sal fino, agulhas de alecrim e uns 2 ou 3 dentes de alho inteiros.

Regue um fio abundante de azeite por cima, mexa tudo muito bem e leve ao forno pré-aquecido a 180°C.

Quando as batatas estiverem cozidas (leva uns 40 minutos mais ou menos, depende do tamanho que elas foram cortadas e também da sua qualidade) aumente o forno para gratinarem e darem aquela dourada crocante por cima.

Talvez te interesse ler também:

10 RECEITAS DE BATATA RECHEADA AO FORNO

RECEITAS COM BERINJELA: SAUDÁVEIS, RÁPIDAS E FÁCEIS

LASANHAS VEGETARIANAS: 5 RECEITAS DELICIOSAS

Fonte foto capa: madame.lefigaro

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *