Alimentos da época: mês de março


Bem-vindo março! E como em todo começo de mês a gente faz uma pequena lista dos melhores alimentos da estação, veja a lista de março com algumas frutas e verduras do mês que marca o início do ano, quando o carnaval já passou, um vento fresco, finalmente, começa a bater, e retomamos nossa energia para seguir o ano.

Frutas

Ameixa Estrangeira

A ameixa estrangeira, por estar incluída no grupo das frutas vermelhas, tem grandes propriedades antioxidantes – as quais rejuvenescem tanto o organismo interno quanto a pele, no exterior. Além disso, a ameixa ainda é rica em vitamina C e ajuda na absorção do ferro.

Banana-maçã e banana-nanica

A banana é riquíssima em potássio, nutriente que faz com que se evitem as famosas cãibras. Apesar disso, atenção: a categoria banana prata, mais famosa, não estará em seu auge no mês de março, por isso, se for comprar banana, vão sair mais baratas, e saudáveis, as outras duas.

A constituição da fruta leva 70% de água. Apesar de não parecer, comer banana te ajuda a ficar hidratado. Ainda tem alto teor de vitaminas A e C e fibras, sendo essas últimas responsáveis pelo bom funcionamento do intestino. Fica a dica para os cozinheiros de plantão: a banana não necessariamente é consumida in natura. Ela pode acompanhar bolos, tortas, vitaminas e refeições.

Caqui, figo e goiaba

São três frutas deliciosas e que caem no gosto do brasileiro. Inclusive, o figo e a goiaba são frutas excelentes para se fazer doce. Hum… só de pensar dá água na boca, não é mesmo? Mas vamos ver o que é que tem de bom nessas três frutas?

O caqui é um santo remédio para quase tudo: tem muito cálcio, fósforo, sódio e vitaminas. Ajuda a manter os cabelos, pele e unhas saudáveis e aumenta a resistência do corpo a infecções.

O figo, por sua vez, previne diabetes, doenças degenerativas e até o câncer. Concentra um grande número de vitaminas e auxilia no metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos; além disso, quando a fruta está seca também tem muitos minerais.

A goiaba ajuda ainda na prevenção do câncer, tumores de qualquer natureza, contribuindo para aumento de imunidade e ainda regulando a pressão arterial.

Essas três frutas estarão em alta no mês de março e, por isso, o consumidor não pode deixar de fora do carrinho. Aproveite o mês de março para comer saudável. Seja verde!

Verduras

Mandioca

Aipi, aipim, castelinha, uaipi, macaxeira, a brasileirisima Manihot esculenta é um arbusto de origem remota, antes da colonização, no sudoeste da Amazônia, onde já era conhecido para cultivo alimentar.

Da mandioca se faz farinhas como o polvilho e a tapioca. O polvilho é feito com o líquido que escorre da massa da mandioca, que depois de passar pelo processo de decantação, deixa um pó fino no fundo do recipiente. A tapioca é o polvilho lavado, decantado várias vezes, para depois ser secado e passado em uma chapa quente onde se formam os grânulos

Do polvilho fazemos sequilhos, o famoso pão de queijo miniero e tantas outras receitas. É um produto fácil de se encontrar em qualquer supermercado, já a tapioca nem sempre é fácil de achar. Com a tapioca podemos fazer os famosos beijus ou mesmo a espécie de panqueca conhecida pelo mesmo nome: tapioca. É uma alternativa bem saudável para o café da manhã e que você pode fazer mesmo com a farinha de polvilho:

Coloque a farinha de polvilho em um recipiente e vá banhando aos poucos o polvilho, esfregando-o com as duas mãos. Coloque bem pouca água de cada vez, quase gotas e esfregue-o entre as mãos ou com as pontas dos dedos até que o polvilho fique uniformemente úmido. Espalhe esse pó úmido sobre a frigideira ao fogo levemente untada de manteiga ou óleo e veja a “panqueca” de tapioca se formar. Vire dos dois lados para cozinhar bem. Recheie com o que quiser, desde um pouco de manteiga, ao famoso queijo requeijão do norte ou geleias, coco e o que mais preferir para o café da manhã.

Tapioca

foto: wikipedia.org

Alho-poró

Alho-poró é uma delícia e pode ser usado em quase tudo. No omelete fica delicioso. Simplesmente corte o alho-poró em tiras fininhas e junte aos ovos batidos com um pouco de sal, uma pitada de orégano, uma colher de sopa de queijo parmesão ralado e leve ao fogo, na frigideira antiaderente, deixando cozinhar dos dois lados.

Omelete de alho-poró

foto: aboutappetite.com

Uma outra receita, que você pode ver aqui no site, ótima e fácil de se fazer é o patê com alho-poró.

E um bom mês de março a todos!

Fonte foto capa: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...