Ketchup é o mais saudável dos molhos? Como escolher o melhor?


A tão amada trinca mostarda, ketchup e maionese: quem resiste? Muitos resistem à mostarda e à maionese mas não ao ketchup, porque considerado mais saudável do que outros molhos quando o assunto é gordura. Mas será que essa escolha está correta?

O ketchup é um molho cheio de licopeno (um poderoso antioxidante) feito a partir da pasta de tomate ou tomate sem pele e sem sementes, junto com vinagre, açúcar, sal e algumas especiarias.

Só que a maioria dos ketchups em oferta nos mercados estão cheios de açúcares e de sal.

Para padronizar o sabor e obter um prazo de validade mais longo, os fabricantes também abusam das quantidades de aditivos e conservantes que podem causar reações alérgicas (no caso dos sorbatos e benzoatos).

Em um estudo português, 13 marcas de ketchup foram comparadas. 4 mostraram valores altos de açúcar e as outras 9 valores médios. No caso do sal, 11 apresentaram valores elevados e as 2 restantes valores médios.

O que surpreendeu na pesquisa em relação aos molhos em geral, foi que os teores de gorduras e ácidos graxos contidos no ketchup são muito baixos. Molhos como a maionese e a mostarda são feitos à base de gordura e, portanto, são considerados menos saudáveis do que o ketchup.

As maioneses, por exemplo, têm menos açúcares. Porém, por terem quantidades elevadas de gorduras (em alguns casos, superando os 70%) são mais calóricas.

O ketchup é o mais saudável dos molhos?

Ou seja, ketchup não é saudável, mas é um molho preferível a outros por quase não ter gordura.

Alerta: cuidado com a higiene! Evite os frascos de refil, eles são mais fáceis de ser contaminados. As embalagens de sachês também não são recomendadas por não serem armazenadas de forma correta oferecendo risco à saúde, sem falar na quantidade de plástico!

Como escolher um ketchup saudável?

O ideal é fazer o seu molho ketchup em casa. É mais confiável, saudável e você pode dosar os ingredientes de acordo com a necessidade.

Se for comprar, a dica é ler o rótulo e escolher o que tiver menor quantidade de sal e açúcar. É possível também encontrar ketchups sem aditivos, as melhores opções são os que não contêm conservantes (os sorbatos e os benzoatos principalmente, pois podem provocar reações alérgicas).

Prefira também os que não contêm corantes e aromas artificiais.

Talvez te interesse também:

Tomate: uma pílula a base de licopeno para prevenir ataques cardíacos e derrames

9 Receitas de Maionese Vegana

Alimentos ricos em colágeno para a pele esplandecer

Carne cultivada de laboratório: carne do futuro? Como é feita?

Leite Condensado Vegano: mais de 20 Receitas Incríveis




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...