©Ashkan Forouzani/Unsplash

Ketchup é o mais saudável dos molhos? Como escolher o melhor?

Ketchup é o mais saudável dos molhos? Como escolher o melhor?

A tão amada trinca mostarda, ketchup e maionese: quem resiste? Muitos resistem à mostarda e à maionese mas não ao ketchup, porque considerado mais saudável do que outros molhos quando o assunto é gordura. Mas será que essa escolha está correta?

O ketchup é um molho cheio de licopeno (um poderoso antioxidante) feito a partir da pasta de tomate ou tomate sem pele e sem sementes, junto com vinagre, açúcar, sal e algumas especiarias.

Só que a maioria dos ketchups em oferta nos mercados estão cheios de açúcares e de sal.

Para padronizar o sabor e obter um prazo de validade mais longo, os fabricantes também abusam das quantidades de aditivos e conservantes que podem causar reações alérgicas (no caso dos sorbatos e benzoatos).

Em um estudo português, 13 marcas de ketchup foram comparadas. 4 mostraram valores altos de açúcar e as outras 9 valores médios. No caso do sal, 11 apresentaram valores elevados e as 2 restantes valores médios.

O que surpreendeu na pesquisa em relação aos molhos em geral, foi que os teores de gorduras e ácidos graxos contidos no ketchup são muito baixos. Molhos como a maionese e a mostarda são feitos à base de gordura e, portanto, são considerados menos saudáveis do que o ketchup.

As maioneses, por exemplo, têm menos açúcares. Porém, por terem quantidades elevadas de gorduras (em alguns casos, superando os 70%) são mais calóricas.

O ketchup é o mais saudável dos molhos?

Ou seja, ketchup não é saudável, mas é um molho preferível a outros por quase não ter gordura.

Alerta: cuidado com a higiene! Evite os frascos de refil, eles são mais fáceis de ser contaminados. As embalagens de sachês também não são recomendadas por não serem armazenadas de forma correta oferecendo risco à saúde, sem falar na quantidade de plástico!

Como escolher um ketchup saudável?

O ideal é fazer o seu molho ketchup em casa. É mais confiável, saudável e você pode dosar os ingredientes de acordo com a necessidade.

Se for comprar, a dica é ler o rótulo e escolher o que tiver menor quantidade de sal e açúcar. É possível também encontrar ketchups sem aditivos, as melhores opções são os que não contêm conservantes (os sorbatos e os benzoatos principalmente, pois podem provocar reações alérgicas).

Prefira também os que não contêm corantes e aromas artificiais.

Talvez te interesse também:

Tomate: uma pílula a base de licopeno para prevenir ataques cardíacos e derrames

9 Receitas de Maionese Vegana

Alimentos ricos em colágeno para a pele esplandecer

Carne cultivada de laboratório: carne do futuro? Como é feita?

Leite Condensado Vegano: mais de 20 Receitas Incríveis

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *