Goji Berry: como aproveitar este alimento da melhor forma possível

Goji Berry: como aproveitar este alimento da melhor forma possível

Como consumir goji berries corretamente para a perda de peso e para a saúde. Estes frutos secos são considerados o fruto da vida e da longevidade no Oriente. São um superalimento, supernutritivo, cheio de propriedades benéficas.

As goji berries são nativas do Tibete, mas podemos encontrar as frutinhas secas de goji em lojas especializadas e talvez mais facilmente na internet. Também podemos cultivá-las em casa, em vasos ou no jardim, desde que o fruto receba bastante luz solar! Assim temos a disposição os frutos frescos! Recomenda-se secá-los, para que possam ser consumidos mesmo depois de sua maturação.

A goji berries são ricas em antioxidantes naturais, ajudam no combate aos radicais livres, ajudam a proteger a pele e os tecidos do corpo, além de fortalecerem o sistema imunológico, prevenindo doenças.

O fruto Goji, assim como outras frutas selvagens mais comuns, por exemplo, a amora, o mirtilho e a framboesa, são ricas em carotenoides e ajudam a melhorar a visão, como menciona Matt Traverso no livro “Superfoods. Food is the medicine of the future.”

Goji Berry Seco

Vamos agora descobrir quais são os valores nutricionais do frutos do goji quando secos!

É interessante antes de mais nada, saber que 100 gramas de frutos do goji secos contêm 50 mg de potássio, 14,07 gramas de proteína e 4,8 gramas de fibra, somando 321 calorias no total, e 0 de colesterol! Como todos os alimentos de origem vegetal, o goji berry não contêm colesterol.

O fruto seco possui 4% de cálcio e 17% do ferro, necessários para completar a Ingestão Diária Recomendada (IDR).

Veja aqui a tabela completa dos valores nutricionais dos frutos do goji secos

Goji Berry Fresco

Uma porção de 30 gramas de goji berry fresco, possui 110 calorias, 2 gramas de fibra alimentar, 22 gramas de carboidrato, sendo 16 gramas de açúcar. Além disso, possui 6% de vitamina A e 2% de vitamina C, em relação às doses diárias recomendadas. O teor de vitamina A fazem dos frutos do goji um alimento útil para prevenir o envelhecimento. Veja aqui e aqui as tabelas com os valores nutricionais para serem consultados.

Goji Berry para emagrecer

Os frutos do goji ajudam a diminuir o apetite, controlar o peso corporal e a reduzir a celulite.

Porém temos que levar em conta que para obter este resultado, é necessário consumir o fruto regularmente!

Uma busca rápida pela goji berry na internet te faz entender a fruta é muito procurada por sua propriedade emagrecedora e muito vendida em cápsulas. Como sempre recordamos, qualquer suplemento deve ser consumido somente depois de uma consulta com um médico de confiança.

Como consumir goji berry e em quais quantidades

Se você escolher pelas goji berrys secas, que são as mais fáceis de serem encontradas, aconselhamos deixar de molho na água, para hidratar: coloque os frutos do goji em um copo de água e espere até que eles amoleçam e inchem.

A nutricionista Catia Medeiros sugere consumir entre 15 e 45 gramas de goji berry seca por dia ou 120 ml de suco de frutos do goji. Outra opção é consumir uma porção de 30 gramas de goji berry fresco.

Já a nutricionista italiana Valentina Venazzi sugere o consumo de 1 a 3 colheres de sopa de goji berry seco por dia para adultos e de 1 a 3 colheres de chá por dia para crianças, por conta dos valores nutricionais da ingestão da fruta.

Você pode tomar frutos do goji misturando-as com outras frutas, iogurte, salada de frutas, ou mesmo na preparação de smoothies, sucos ou mesmo muesli, barras energéticas caseiras, chás, chás gelados, e até geleia de goji berry engrossada com chia!

Contraindicações para as goji berries

É necessário prestar atenção quando for consumir goji berry, caso você tome certos medicamentos, pois as substâncias presentes no frutos do goji podem influenciar ou inibir o funcionamento dos remédios. No caso de medicamentos para o controle da pressão e do açúcar no sangue, para prevenir a trombose e para manter o sangue fluido, recomenda-se não consumir o fruto!

Outras contraindicações relativas ao consumo de frutos do goji são feitas aos alérgicos às solonacee (tomates, berinjelas, batatas, pimentões); aos usuários de medicamentos anticoagulantes; aos hipertensos e aos diabéticos, durante a gravidez e aleitamento.

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Fonte foto: foodbites

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