Goji Berry: como aproveitar este alimento da melhor forma possível


Como consumir goji berries corretamente para a perda de peso e para a saúde? Estes frutos secos são considerados o fruto da vida e da longevidade no Oriente. São um superalimento, supernutritivo, cheio de propriedades benéficas.

As goji berries são nativas do Tibete, mas podemos encontrar as frutinhas secas de goji em lojas especializadas e talvez mais facilmente na internet. Também podemos cultivá-las em casa, em vasos ou no jardim, desde que o fruto receba bastante luz solar! Assim, teremos à disposição os frutos frescos! Recomenda-se secá-los para que possam ser consumidos mesmo depois de sua maturação.

Benefícios da Goji Berry

As goji berries são ricas em antioxidantes naturais, ajudam no combate aos radicais livres, ajudam a proteger a pele e os tecidos do corpo, além de fortalecerem o sistema imunológico, prevenindo doenças.

O fruto Goji, assim como outras frutas selvagens mais comuns, por exemplo, a amora, o mirtilo e a framboesa, são ricas em carotenoides e ajudam a melhorar a visão, como menciona Matt Traverso no livro “Superfoods. Food is the medicine of the future.”

Goji Berry Seco

Vamos agora descobrir quais são os valores nutricionais do frutos do goji quando secos!

É interessante antes de mais nada, saber que 100 gramas de frutos do goji secos contêm:

  • 50 mg de potássio,
  • 14,07 gramas de proteína
  • 4,8 gramas de fibra
  • somando 321 calorias no total
  • e zero colesterol como todos os alimentos de origem vegetal
  • O fruto seco possui 4% de cálcio e 17% do ferro, necessários para completar a Ingestão Diária Recomendada (IDR).

Veja aqui a tabela completa dos valores nutricionais dos frutos do goji secos

Goji Berry Fresco

Uma porção de 30 gramas de goji berry fresco, possui

  • 110 calorias
  • 2 gramas de fibra alimentar
  • 22 gramas de carboidrato, sendo 16 gramas de açúcar.
  • Além disso, possui 6% de vitamina A e
  • 2% de vitamina C, em relação às doses diárias recomendadas.

O teor de vitamina A fazem dos frutos do goji um alimento útil para prevenir o envelhecimento precoce. Veja aqui e aqui as tabelas com os valores nutricionais para serem consultados.

Goji Berry para emagrecer

Os frutos do goji ajudam a diminuir o apetite, controlar o peso corporal e a reduzir a celulite.

Porém, temos que levar em conta que para obter este resultado, é necessário consumir o fruto regularmente!

Uma busca rápida pela goji berry na internet nos faz entender que a fruta é muito procurada por sua propriedade emagrecedora e muito vendida em cápsulas. Como sempre recordamos, qualquer suplemento deve ser consumido somente depois de uma consulta com um médico de confiança.

Como consumir Goji Berry e em quais quantidades

Se você escolher pelas goji berries secas, que são as mais fáceis de serem encontradas, aconselhamos deixá-las de molho na água para hidratar: coloque os frutos em um copo de água e espere até que eles amoleçam e inchem.

A nutricionista Catia Medeiros sugere consumir entre 15 e 45 gramas de goji berry seca por dia ou 120 ml de suco de frutos do goji. Outra opção é consumir uma porção de 30 gramas de goji berry fresco.

Já a nutricionista italiana Valentina Venazzi sugere o consumo de 1 a 3 colheres de sopa de goji berry seco por dia para adultos e de 1 a 3 colheres de chá por dia para crianças, por conta dos valores nutricionais da ingestão da fruta.

Você pode tomar frutos do goji misturados com outras frutas, iogurte ou mesmo na preparação de smoothies, sucos ou mesmo muesli, barras energéticas caseiras, chás, chás gelados e até geleia de goji berry com sementes de chia!

Contraindicações para as Goji Berries

É necessário prestar atenção quando for consumir goji berry, caso você tome certos medicamentos, pois as substâncias presentes no frutos do goji podem influenciar ou inibir o funcionamento dos remédios. No caso de medicamentos para o controle da pressão e do açúcar no sangue, para prevenir a trombose e para manter o sangue fluido, recomenda-se não consumir o fruto!

Outras contraindicações relativas ao consumo de frutos do goji são feitas aos alérgicos às solanáceas (tomates, berinjelas, batatas, pimentões); aos usuários de medicamentos anticoagulantes; aos hipertensos e aos diabéticos, durante a gravidez e aleitamento.

Talvez te interesse ler também:

GRAVIOLA: USOS, BENEFÍCIOS E CONTRAINDICAÇÕES

SEMENTES DE ABÓBORA: PROPRIEDADES E USOS

SEMENTE DE CHIA: PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS E USOS

AS 6 SEMENTES DA SAÚDE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...