Tudo que você queria saber sobre o trigo-sarraceno


O trigo-sarraceno (Fagopyrum esculentum) também conhecido como trigo mourisco, é uma planta herbácea da família das Polygonaceae. Não é um cereal do ponto de vista botânico, uma vez que não é parte da família Graminacee. O trigo sarraceno, juntamente com a quinoa, às vezes vem a ser definido como um pseudo-cereal.

Na culinária, o trigo-sarraceno pode ser usado como são usados os cereais normais. Não precisa de molho para o cozimento. Usa-se 2 medidas de água para 1 do trigo e demora uns 20 minutos para cozinhar. Lave antes de usar.

O trigo-sarraceno pode ser comprado em lojas de produtos naturais, em lojas ou bancas em feiras de produtos a granel ou mesmo na internet se encontra.

Propriedades

O trigo-sarraceno é uma boa fonte de minerais, tais como ferro, zinco e selênio. As suas sementes contêm 18% de proteína com valor de bioabsorção superior a 90%. Possuem aminoácidos essenciais, entre os quais encontramos especialmente a lisina, a treonina e o triptofano. É também uma fonte de antioxidantes tais quais a rutina e os taninos.

A rutina, ou vitamina P, é um bioflavonoide que fortalece as paredes dos capilares, reduz o risco de hemorragias e é considerada benéfica para as pessoas com pressão arterial alta ou insuficiência venosa crônica, pois ajuda a melhorar a microcirculação sanguínea. O seu teor de D-chiro-inositol, ligado à produção da insulina, a torna interessante para o tratamento de diabetes.

A pesquisa científica está investigando a propriedade do trigo-sarraceno em baixar o colesterol, devido à presença de uma proteína capaz de se ligar firmemente a ele.

O trigo-sarraceno não contém glúten, característica que faz com que ele possa ser consumido por pessoas que sofrem de doença celíaca ou que têm intolerância ao glúten.

100 gramas de trigo-sarraceno contêm 335 calorias, 12,6 gramas de proteína, 3,1 gramas de gordura, 13,1 gramas de água e 70,5 gramas de carboidratos.

Como todos os alimentos de origem vegetal, o trigo-sarraceno não contém colesterol. 100 gramas de trigo-sarraceno também fornecem 450 mg de potássio, 110 mg de cálcio, 330 mg de fósforo e 4 mg de ferro.

Benefícios

sarraceno p crianca

O trigo-sarraceno é considerado especial para ser consumido no inverno por ser remineralizante e fortificante e porque pode fornecer uma grande quantidade de energia para o nosso corpo.

Seu uso também é recomendado durante a amamentação e durante o crescimento das crianças, uma vez que promove o desenvolvimento e a proteção do sistema circulatório nestas fases sensíveis de vida. O consumo desse trigo pode ser útil para aqueles que sofrem de pressão arterial elevada ou para aqueles que precisam ter o colesterol sob controle.

O consumo do trigo-sarraceno não é recomendado apenas àqueles que devem evitar o glúten por razões de saúde, mas a todos aqueles que desejam variar a dieta. É especialmente recomendado em caso de cansaço, fadiga, para recuperar as energias e proporcionar ao corpo as substâncias de que necessita para se regenerar, como os aminoácidos e os minerais.

Trigo-sarraceno na culinária

sarraceno salada

Os grãos de trigo-sarraceno podem ser os protagonistas de muitos pratos. Seu cozimento é semelhante ao dos cereais mais usados como o arroz, a cevada ou o centeio, enquanto a sua farinha é normalmente usada para a preparação de polenta e também em massas para fazer pães e bolos.

Com a farinha de trigo-sarraceno se obtém uma polenta de cor escura que também pode ser feita misturando este trigo com o fubá.

A farinha é também adequada para a preparação de crepes, panquecas, em combinação com a farinha de arroz ou de trigo normal.

Além disso, você pode usar o grão de trigo-sarraceno em sopas e caldos no lugar do arroz ou do macarrão e também em saladas, temperadas com tomates-cerejas cortados, cenouras, abobrinhas cruas e raladas, azeite, orégano…enfim, com temperos a gosto.

Contraindicações

sarraceno tigela

O trigo-sarraceno é um alimento que não tem contra-indicações específicas. A única coisa a se levar em consideração é realmente uma possível alergia ou intolerância a este produto. Sobre a possibilidade de consumir o trigo-sarraceno durante a gravidez, é melhor pedir informações ao seu médico.

Índice glicêmico

O trigo-sarraceno em grão ou farinha tem um índice glicêmico equivalente a 50. Para efeito de comparação, o arroz comum, não integral, tem um índice glicêmico mais elevado, igual a 70.

Talvez te interesse ler também:

TRIGO CONTÉM SUBSTÂNCIAS TÃO NOCIVAS QUANTO ALGUMAS DROGAS

TRIGO PARA QUIBE: 3 RECEITAS DELICIOSAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Amelia
    Publicado em 14/05/2022 às 12:55 am [+]

    Gostaria de saber se o trigo sarraceno é aconselhável para diabéticos.


  2. Daia Florios
    Publicado em 16/05/2022 às 8:41 am [+]

    Oi Amelia, sim, pesquisadores no Canadá encontraram evidências de que o trigo sarraceno pode ser benéfico no controle do diabetes. Em seus experimentos o extrato do grão reduziu o nível de glicose no sangue de 12 a 19%. De qualquer forma é sempre aconselhável perguntar ao médico. Esse é o link sobre o estudo -> https://www.sciencedaily.com/releases/2003/11/031118072746.htm


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...