Consumo de Whey Protein aumentou 25% no Brasil. Saiba os riscos


A febre do Whey Protein tomou conta no Brasil. O suplemento alimentício virou o queridinho pra quem deseja ganhar massa muscular e, claro, dos frequentadores de academia.

Segundo boletim da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), o consumo de concentrados de proteínas em 2022 teve um aumento de 25%, entre nacionais e importados, em relação a 2021.

Whey protein faz bem à saúde?

A pergunta que todos se fazem é: o consumo de Whey Protein faz bem ou mal para a saúde?

Mesmo com a facilidade de encontrar opções de whey com sabores diversos e diferentes marcas, isso não significa que devemos usá-lo em excesso ou de qualquer forma.

O problema ocorre quando o consumo é desenfreado e realizado sem orientação de um profissional na área. A indicação deve ser realizada por especialistas para evitar riscos à saúde, principalmente para os rins.

Por exemplo, a dosagem deve levar em consideração características individuais e a necessidade de suplementação.

Dosagem de Whey Protein

O whey é muito eficiente nas células musculares e sabe-se que o organismo de um adulto, em geral, precisa de até 1,3 g de proteína/kg. Ou seja, um indivíduo com 80 kg deve consumir diariamente em torno de 100 g de proteína. Uma dose média de Whey Protein possui aproximadamente 20 g de proteína.

Mas lembre-se: isto não é uma regra!

Há diversos tipos de whey no mercado, com sabores diferentes, embalagens e tamanhos, variedade de produtos e finalizações, como barras ou doces fitness. É uma imensidão de opções.

Os mais comuns e consumidos são o whey concentrado e o whey isolado. A diferença entre eles está, basicamente, na quantidade de proteínas por mL ou mg:

  • Whey concentrado: cerca de 80% do produto é concentrado em proteína. O restante são adoçantes, aromatizantes, sais minerais ou vitaminas que o formulam;
  • Whey isolado: é ainda mais concentrado em proteína, chegando à média de 90% da quantidade total.

Hiperfiltração dos rins

A quantidade diária desse nutriente pode facilmente ultrapassar o recomendado, já que um ovo, por exemplo, tem em torno de 19 g de proteína.

Quando ingerimos mais proteínas do que precisamos, o que geralmente acontece é que, os rins precisam trabalhar muito mais na medida que se reforça a alimentação com suplementação ou excesso de vitaminas e minerais. É o que chamam de “hiperfiltração dos rins”.

O prof. Dr. Carlos Machado, Clínico Geral especialista em Medicina Preventiva e Nefrologista explica:

“Sempre há de se tomar cuidado com suplementação de vitaminas, proteínas, energéticos e quaisquer produtos focados no ganho muscular ou do tipo. Esses elementos dependem dos rins para serem eliminados e isso pode sobrecarregá-los. É importante ter uma função renal 100% íntegra, principalmente se já há ingestão de grandes quantidades ou se a pessoa já tem problemas renais”.

Os riscos do Whey Protein

Cálculos renais, intoxicações e insuficiência renal são as principais causas do excesso de suplementos ou de quaisquer substâncias que prejudiquem a capacidade de filtragem dos rins.

Na verdade, nada substitui a preparação dos alimentos. Muitas vezes, tais suplementos são usados de forma indevida e em excesso que, a longo prazo, pode levar à doenças nos rins.

Prepare sua comida com boas intenções e desfrute do momento. Cozinhar é terapêutico.

Quando tiver de optar pelo suplemento alimentar, consulte um nutricionista!

Fontes:

  1. veja
  2. globo

Talvez te interesse ler também:

Whey protein realmente funciona?

Como obter creatina de fontes vegetais e suplementos veganos?

O que comer de bom e saudável quando você não tem tempo?

Pare de pular refeições por falta de tempo: conheça esse alimento completo!

Proteína vegana em pó: como escolher a melhor?




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...